Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação 10 importantes Alimentos Adstringentes que você não sabia

10 importantes Alimentos Adstringentes que você não sabia

Desconhecida por muitas pessoas, a substância age limpando o organismo, ao passo que também protege de doenças bastante comuns

17 de fevereiro de 2021
Última atualização: 17 de fevereiro de 2021
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
10 importantes Alimentos Adstringentes que você não sabia
Tempo estimado de leitura: 5 Minutos

Decerto, os alimentos são importantes para que o nosso corpo continue em movimento. E, para isso, uma gama deles atuam na reposição diária de energia, como é o caso dos alimentos adstringentes.

Seu intenso sabor ajuda a prevenir desconfortos que vão da saúde da pele às manifestações cancerígenas. Por isso, hoje a Drogaria Nova Esperança separou uma lista inédita contendo 10 deles. Mas, antes disso, precisamos entender o que são e para que servem. Vamos lá?

Afinal, o que são alimentos adstringentes?

Já sentiu a sua boca ficar contraída e parar de salivar? Provavelmente, você deve ter levado alimentos adstringentes à boca. Geralmente,  são substâncias que atuam limpando o organismo, que ao agir, causa o bloqueio muscular que paralisa os músculos bucais por algum tempo.

Quais os seus benefícios?

Nesse sentido, também conhecido como efeito detox, os benefícios desses alimentos promovem o bom funcionamento do organismo. Isso se dá com a desobstrução de vários canais como as cordas vocais e o intestino, por exemplo.

Lista dos principais alimentos adstringentes

No geral, existem opções para todos os gostos, assim, é possível manter o corpo protegido com frutas, hortaliças e grãos de vários tipos e sabores.

1 –  Maçã

Você já ouviu falar que a maça é boa para voz? Então, isso significa que a fruta possui propriedades que expulsam as impurezas do organismo. Em outras palavras, ela beneficia a voz ao atuar diretamente na boca e faringe, promovendo uma limpeza completa na região.

2 – Alho

O alho também entra para essa lista. Além de ser indicado no controle da hipertensão e dos níveis de colesterol, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo e a limpar o trato digestivo.

3 – Coentro

De aroma inconfundível, o coentro protege o corpo de reações alérgicas na pele, vermelhidão e até ardência urinária, de modo que chega a ser considerado um alimento adstringente.

4 – Louro

A presença da substância nas folhas do louro protege as gengivas da temida sensibilidade, já que a atividade fortalece as suas ligações com os dentes. Ainda mais, a ação cuida da pele, evitando cravos e espinhas.

5 – Laranja

Mais uma vez, os alimentos adstringentes se destacam pela limpeza das cordas vocais. A laranja, por exemplo, expulsam o incômodo que se hospeda na boca,  também chamado de pigarro.

No entanto, vale ressaltar que esse tipo de alimento requer uma ingestão cuidadosa, em razão da sua intensa acidez.

6 – Batata-doce

Sucesso entre os que treinam, a batata-doce possui uma boa quantidade de carboidrato, o que a permite ser absorvida com muita rapidez, favorecendo o ganho rápido de massa muscular.  Ainda, a mesma também tem função de limpar o sistema digestivo contra os radicais livres.

7 – Banana verde

Quando está verde, a banana detém sabor adstringente. Isso porque, a princípio a fruta é composta de amido e água,  o que ajuda na reparação do metabolismo.

8 – Feijão

Igualmente, o feijão possui propriedade detox, que é encarregada de proteger o organismo de impurezas e de manifestações que se instalam, impedindo o trabalho natural do sistema digestório.

9 – Limão

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o limão é considerado uma fruta adstringente.

A afirmação não é por caso, visto que ele evita o acúmulo de gorduras, ácido úrico, cálculos renais e até a formação de tumores. Em suma, seu uso pode ser apreciado com receitas bem apetitosas!

10- Caju

Não menos importante que os demais, o caju encerra a lista de alimentos adstringentes por conta da sua característica que contrae os tecidos e os vasos sanguíneos quando levado à boca.

Em resumo, ele possui fibras solúveis que garantem uma digestão mais lenta de carboidratos, o que também controla a taxa de glicemia.

Conclusão

Enfim, a partir de agora você poderá aproveitar os benefícios de alguns alimentos com um olhar bem diferente de antes de ler o post, não é mesmo? Aproveite para compartilhar uma receita ou até dica!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    21 de agosto de 2024

    Fluconazol: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    19 de agosto de 2024

    Dicloridrato de Betaistina: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    15 de julho de 2024

    Ciprofibrato: Para que serve, como e quem pode usar

    Leia na íntegra
    12 de julho de 2024

    Finasterida: Como funciona, posologia e preço

    Leia na íntegra
    10 de julho de 2024

    Losartana: Para que serve, como tomar e bula

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra