Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação 7 motivos para incluir o açaí de vez na sua rotina

7 motivos para incluir o açaí de vez na sua rotina

Um alimento que entrou na rotina de muitos nos últimos anos devido ao seu sabor agradável em conjunto de outros elementos, neste post destacamos os benefícios de consumi-lo.

04 de dezembro de 2020
Última atualização: 15 de dezembro de 2020
7 motivos para incluir o açaí de vez na sua rotina
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Goste ou não, o fato é que não há como negar que o açaí é apreciado por uma legião de pessoas, e denominado como uma fruta com “sabor de terra” por outros.  De fato, a palmeira é conhecida no país inteiro, ao passo que o seu maior cultivo parte do Norte do Brasil, onde tem a sua polpa bastante apreciada.

Vindo açaizeiro, esse alimento também é confundindo com uma espécie chamada juçara, sendo muito encontrado em outros países da América do Sul, como Colômbia, Equador e Venezuela. Geralmente, sua árvore costuma alcançar uma altura de 30 metros, ao passo que o Brasil é o produtor mundial, assumindo praticamente 85% da safra.

Quanto a fruta em si, poucos sabem, mas o açaí possui mais que aroma e sabor, dado que sua propriedade oferece energia e disposição, sem falar dos nutrientes que contribuem ainda mais com a qualidade de vida. Para deixá-lo por dentro destas vantagens, listamos alguns pontos essenciais destas frutas!

1- Energético

Sim, ao mesmo tempo que o açaí é conhecido por seu alto índice de energia, vale ressaltar que essa delícia é extremamente calórica, ou seja, é necessário pegar leve ao prepará-la. Geralmente, sua fórmula é uma verdadeira aliada para quem adora esportes, e vilã dos que desejam emagrecer.

2 – Evita o câncer

Ao combater a presença de radicais livres no organismo, o açaí também atua evitando o desenvolvimento de células cancerosas. Isso se dá em razão dos agentes antioxidantes reforçarem a barreira imposta pelo sistema imunológico, sendo este um dos maiores escudos do corpo humano.

3 – Contém fibras

Por ser rico em fibras, o mesmo também promove sensação de saciedade, o que protege que a pessoa fique comendo desnecessariamente. Em suma, tais substâncias exercem o papel de calibrar a atividade do intestino, fator que previne a desconfortável sensação decorrente dos quadros de prisão de ventre e diarreia.

4 – Ajuda no ciclo menstrual

A propriedade da fruta contém uma determinada quantidade de cálcio que alivia o desconforto passado por boa parte das mulheres durante o período menstrual. Em outras palavras, o nutriente previne manifestações dolorosas, como é o caso do aparecimento de inchaços e câimbras.

5 – Protege o coração

Um estetoscópio ao redor de um elemento com formato de coração na cor vermelha.

O açaí também possui uma substância chamada antocianina, que tem o papel de evitar a degeneração celular, atividade esta que impede o surgimento de doenças cardiovasculares.

Os benefícios também estendem pelo fato deste frutinho conter uma segunda substância: polifenóis. Neste caso, tal assume a responsabilidade de estimular o fluxo sanguíneo, o que permite que o coração bombeie naturalmente, ou melhor, com muito mais saúde.

6 – Cuida da saúde da pele

Como ressaltado anteriormente, os antioxidantes presentes no açaí o tornam uma excelente fonte contra o envelhecimento precoce, dado que o uso do seu óleo, por exemplo, contribui com a saúde e aparência das células que compõem o tecido epitelial, propondo uma aparência mais jovem e protegida.

7 – Previne a osteoporose

Por fim, ao conter uma alta taxa de cálcio, a espécie também é matéria prima para a formação e fortalecimento dos ossos, na tentativa de evitar o seu desgaste, sendo um mal-estar muito comum com o passar dos anos.

Conheça os principais tipos de tosse e como tratar

Saiba como descartar medicamentos corretamente

Como tratar, os sintomas e tipos de Reumatismo

Mas afinal, como e quando tomar açaí?

Normalmente, os especialistas recomendam um consumo moderado, ou melhor, variando entre a casa das 100 e 200 gramas, até três vezes por semana.

Além disso, não é aconselhável consumi-lo em conjunto de outras fontes de calorias, como leite condensado, granola e xarope de guaraná.

Como preparar açaí caseiro?

Uma tigela maior de açaí junto a outras tigelas de morango e outros frutos.

Caso prefira fazer a sua própria polpa de açaí, listamos a receita para que você possa preparar um aperitivo mais que refrescante. Vamos lá!

1 – O primeiro passo é abrir a polpa da fruta congelada e quebrá-la em forma de pedras médias.

2 – Na sequência, aos poucos bata as pedras de açaí no liquidificador até formarem uma textura cremosa;

3 – Ao término da batida, acrescente 2 bananas fatiadas em rodelas, batendo novamente.

4 – Por fim, quando não restar mais pedaços de ambas as frutas, finalize colocando os ingredientes que você gosta para acompanhamento.

Suco de açaí

Muitas pessoas costumam consumir o açaí em forma de sorvete, ou melhor, da polpa congelada. Mas sabia que dá para prepará-lo em forma de suco? Para isso, você vai precisar de:

  • 1 Polpa (100g) de açaí
  • 1 copo de água

Por fim, bata todos os ingredientes no liquidificador.

Açaí engorda?

O pé direito de uma pessoa sobre uma balança preta resultando em cerca de 78 kilogramas.

Este tipo de resposta varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, quando a fruta é consumida em conjunto de uma alimentação equilibrada e da prática constante de exercícios, não há muitos motivos para se preocupar.

Agora, se a tigela com a polpa não for montada com moderação, daí nasce a dor de cabeça, pelo fato deste ser classificado como uma fruta para lá de calórica. 

Malefícios ao consumir

Como os médicos alertam, tudo em excesso faz mal e com o açaí, por mais apreciado que seja, não é diferente. Isso porque sua composição contém uma alta taxa de carboidratos, o que gera um quadro chamado de hiperglicemia, onde acontece o aumento de açúcar no sangue. Isso sem falar que, dependendo da quantidade consumida, tende a ser equivalente a uma refeição diária.

Conclusão

De fato, nota-se que açaí é uma verdadeira fonte de sabor e benefícios, à medida que envolve uma gama de vantagens, desde que seja consumido dentro dos padrões aceitados.

Caso ainda tenha dúvidas quanto a frequência e/ou quantidade de consumo da fruta, procure conversar com um Nutricionista, pois o profissional saberá avaliar a necessidade e deficiência de cada pessoa.

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    lalves

    Posts recentes

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
    01 de março de 2021

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais

    Leia na íntegra
    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento
    25 de fevereiro de 2021

    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento

    Leia na íntegra
    Sementes de hortaliças e dicas de como plantar
    25 de fevereiro de 2021

    Sementes de hortaliça e dicas de como plantar

    Leia na íntegra
    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde
    24 de fevereiro de 2021

    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde

    Leia na íntegra
    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças
    24 de fevereiro de 2021

    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra