Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação 7 problemas relacionados a queda capilar

7 problemas relacionados a queda capilar

Saiba as causas que podem levar o cabelo a uma queda sem explicação, e como cuidar melhor da saúde dos fios.

28 de janeiro de 2021
Última atualização: 3 de fevereiro de 2021
7 problemas relacionados a queda capilar
Tempo estimado de leitura: 6 Minutos

A queda capilar normalmente é considerada natural, pois é uma reação do próprio cabelo ao clima, aos produtos utilizados para lavar, condicionar, hidratar e principalmente alisar os fios, além das altas temperaturas de secadores e chapinhas.  Mas, quando está queda é constante, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

Isso porque, a queda capilar também pode ser um alerta para outras patologias que requerem tratamentos mais específicos. Mas, antes de entender como analisar os motivos da queda, vamos entender um pouco mais sobre este tema que preocupa homens e mulheres do mundo inteiro.

O que é a queda capilar?

A queda capilar começa a preocupar quando é recorrente, e quando se considera uma alta perca de fios em um mesmo dia. Mas, alguns especialistas afirmam que independente do cuidado com o cabelo, ele é uma parte viva do corpo, que apresenta o normal ciclo de nascer, desenvolver e morrer, o que o faz cair.

Portanto, a queda capilar é normal, pois faz parte do ciclo do cabelo acontecendo diariamente. Quando a queda é excessiva e a perda de fios é considerável, é importante observar possíveis causas, assim como outros problemas causados nas madeixas, como o excesso de caspa.

Motivos para queda capilar  

Motivos que levam o cabelo a cair

Como citamos no início, a queda capilar pode ter diversos motivos, inclusive ser decorrente de tratamentos de saúde. Abaixo, listamos as razões mais recorrentes da perca repetitiva e constante de fios. Alertamos ainda que caso esteja preocupada com os seus sintomas, o médico deve ser consultado.

Estresse

O estresse físico e mental, é uma das principais causas da perda de cabelo. Isso porque, o choque de estresse causado pelas preocupações diárias pode alterar o ciclo capilar provocando a queda excessiva dos fios. A melhor forma de controlar este sintoma, é reduzir a carga diária de estresse, pois ele pode causar outros sintomas graves como problemas estomacais e até mesmo depressão.

Hipervitaminose A ou B

Tudo em excesso faz mal, até mesmo a quantidade de vitamina que consumimos. Hipervitaminose é exatamente o excesso ou envenenamento por vitamina, que pode causar prejuízos para saúde. Embora seja raro, quando detectados esses excessos, as vitaminas antes benéficas podem ser a causa da queda capilar.

Gestação

Normalmente, a queda capilar é comum durante os três primeiros meses da gravidez, e cerca de 2 meses após, no início do período de amamentação. Isso porque, durante este tempo, acontece um aumento considerável  do hormônio progesterona, que resseca o fio deixando-o fraco e quebradiço, o que pode levá-lo a queda.

Uso de medicamentos

Medicamentos com fins antidepressivos e anticoagulantes podem levar a queda capilar, assim como alguns ativos para tratar pressão alta. Normalmente, o efeito colateral de perda de fio é observado no início do tratamento e quando o remédio está sendo consumido por muito tempo. Caso desconfie desta causa, consulte o médico que recomendou o medicamento.

Anemia

A queda capilar, pode ser um dos sintomas de anemia, pois esta patologia inibe o recebimento de sangue, nutrientes e oxigênio para os fios do cabelo. Além do que, a anemia é geralmente causada pela falta de nutrientes essenciais como o ferro e vitamina B12 no organismo.

Hipotireoidismo

O mal funcionamento da tireoide, pode causar a queda do cabelo, pois é decorrente da desestabilidade hormonal. O crescimento dos fios, sua força e saúde, dependem de alguns hormônios, e por isso, o diagnostico de hipotireoidismo pode prejudicar a integridade capilar.

Alterações Hormonais

Assim como no hipotireoidismo, a simples alteração hormonal da adolescência pode ser causar perda capilar. Isso porque, a novidade de alguns hormônios, a mudança do corpo e a adição de métodos anticoncepcionais, por exemplo, pode alterar a quantidade de alguns hormônios essenciais para saúde do cabelo.

Tratamentos   Diferentes formas de tratamento capilar

Independentemente do tipo de cabelo que você tem, é preciso cuidados simples que ajudam a evitar a queda dos fios. O controle da alimentação, balanceando-a com a quantidade diária de nutrientes, por exemplo, pode ajudar o organismo a enviar elementos essenciais para o cabelo, deixando-os mais saudáveis e bonitos.

Além disso, administrar de forma correta medicamentos que podem causar queda capilar, lavar o cabelo com produtos corretos e aplicar inclusive linhas antifúngicas que previnem a presença de fungos que prejudicam a saúde dos fios, pode ajudar na prevenção da quebra, enfraquecimento e queda do cabelo. Converse com especialista e analise a melhor forma de tratamento para você.

Para casos específicos de queda ou perda capilar após procedimentos específicos como quimioterapia, o tratamento mais buscado é o transplante. Para realizar este processo, o médico retira cabelo de uma outra parte do corpo e implanta. Se está for sua necessidade, busque um profissional da saúde.

Conclusão

O cuidado capilar não é só externo. É preciso cuidar da alimentação, da saúde física e mental, e utilizar os produtos, sejam eles tópicos ou utópicos corretos que atendam a sua necessidade capilar. Na Drogaria Nova Esperança temos diversos produtos que podem ajudar a diminuir a queda e aumentar a saúde dos seus fios, não deixe de conferir!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra