Afinal, você sabe limpar corretamente os seus ouvidos?

Mulher limpando os ouvidos com um cotonete
Você sabe o jeito ideal para limpar seus ouvidos? Para ter o melhor resultado e higiene possíveis, confira algumas dicas abaixo.

No dia 25 de junho é comemorado o Dia do Cotonete. Tão utilizado no dia a dia das pessoas para auxílio na higiene dos ouvidos, o produto foi desenvolvido por Leo Gerternzang, polonês naturalizado americano. Dono de uma empresa de artigos para bebê. Já a ideia de criar as hastes surgiu quando viu a esposa limpar o ouvido da filha com um chumaço de algodão preso a um palito de dentes.

Inicialmente desenvolvidas em madeira, as hastes que conhecemos só foram comercializadas a partir de 1963. Já nesta época os médicos alertavam sobre a forma correta de limpar os ouvidos sem que lesões e machucados surgissem, levando em consideração que a cera presente na cavidade do ouvido é uma forma de proteção.

Qual a importância da higiene dos ouvidos?

Apesar de acharmos que a cera do ouvido esta associada à sujeira, ela possui um papel essencial na saúde dos ouvidos, pois impede que bactérias infiltrem o canal de audição e que irritações sejam causadas ao contato com água, por exemplo. A única parte que deve ser removida fica exposta, através do mecanismo do próprio ouvido que elimina o excesso de cera.

Assim como é importante higienizar os ouvidos, é muito importante que essa limpeza seja feita da maneira correta, pois em casos de dor dentro ou ao redor da orelha, bloqueios de cera de ouvido ou até mesmo dificuldades para ouvir podem indicar falta de higienização correta e causar coceira e infecções.

Como limpar corretamente?

Muitos médicos recomendam que o canal auditivo não seja limpo com objetos pontiagudos como as hastes flexíveis. O ouvido é sensível e o contato com sua parte interna pode causar lesões, empurrar a cera para o tímpano e até perfurá-lo, causando sangramento e infecções mais graves.

Por isso, a maioria dos otorrinolaringologistas recomendam que as hastes sejam utilizadas somente para limpeza da parte externa da orelha e o excesso de cera ao redor do ouvido interno sejam higienizas com papel higiênico suave ou uma toalha. Isso porque, a superfície é mais firme que o algodão, que pode deixar inclusive pedaços acumulados durante a tentativa de higienização.

Nas crianças

Para limpar os ouvidos sensíveis das crianças, deve ser realizado o ato com cuidado. Assim como nos adultos, nenhum objeto deve ser inserido dentro do ouvido, portanto, as hastes só devem ser utilizadas para limpar a parte externa da orelha e o uso de um lenço umedecido pode facilitar a limpeza de possível acúmulo de cera próximo ao canal auditivo.

Também é de suma importância que as hastes sejam mantidas longe do alcance de crianças e só sejam manuseadas por elas sob a supervisão de um adulto. A falta de habilidade para limpar pode causar perfuração, sangramento ou até outros danos na audição.

Conheça os diferentes tipos de Açúcar

Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios

Vai um chazinho? Saiba tudo sobre essa especiaria

O que evitar?

Os ouvidos são extremamente sensíveis. Como citamos acima, o próprio organismo é capaz, através de um mecanismo de ação, eliminar a cera em excesso presente no canal auditivo, fazendo assim uma autolimpeza da região. Dessa forma a única ação que devemos fazer é remover, de forma delicada, este vestígio de cera que foi expulsa.

Além disso, é importante que tenhamos cera de ouvido. Ela protege o tímpano do alto barulho, da poluição, da água e até mesmo da invasão de insetos, da proliferação de bactérias, entre outros. Caso você apresente excesso de produção da cera, converse com um médico e investigue as reais causas.

Mulher com as duas mãos nos ouvidos apresentando dor aguda.

Portanto, não limpe os ouvidos todos os dias. O organismo estará em alerta para algum problema maior, principalmente  em situações onde apresente sintomas como: dificuldade para escutar, dores ou excesso de cera e derramamento de cera líquida.

Na DNE tem!

Aqui na DNE temos os melhores preços para hastes flexíveis, tanto para adultos como para crianças. Abaixo listamos alguns produtos de suma importância para limpar seus ouvidos.

Cotonetes Johnson’s com 75 unidades

Cotonetes Johnson’s Pote com 150 unidades

Hastes Flexíveis Minions com 150 unidades

Cotonetes Johnson’s Caixa com 150 unidades

Cotonetes Johnson’s Caixa com 300 unidades

Hastes Flexíveis com 150 unidades

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , , ,