Ajude o planeta: compre produtos veganos

Produtos naturais como folha de alface e tomate distribuídos em pedaços.
Você sabia que, além de te proporcionar benefícios, eles ajudam o planeta e os animais? Vem conferir um pouco mais sobre os produtos veganos!

Os produtos veganos tem se modificado ao longo dos últimos anos. Isso porque, com o aumento do número de pessoas adeptas a prática, o mercado tem descoberto cada vez mais formas de adequar a rotina para os chamados veganos. Para entender um pouco mais toda trajetória, vamos começar a explicação do conceito desde o início.

O que é um produto vegano?

Prato recheado de comidas veganas ao lado de talheres.

O princípio do veganismo defende principalmente a libertação animal, modificando não só a alimentação, mas a vestimenta, o comportamento e o uso de produtos no geral, como materiais de limpeza e de higiene pessoal.

Com isso, concluímos que produtos veganos são aqueles que não apresentam origem animal. Na alimentação, eles são livres de carnes, ovos, leite, mel; na vestimenta eles são tecidos a base de lã; e em cosméticos eles são itens que apresentam algum ingrediente procedente dos animais ou que são testados neles.

Produtos de beleza veganos

Frascos em vidro contendo produtos naturais apresentados junto à uma flor laranja e uma folha de planta.

Os cosméticos veganos são cada vez mais encontrados nas prateleiras de estabelecimentos. Com o aumento dos adeptos, as indústrias se preocuparam em colocar em seus catálogos linhas que atendam às necessidades desse público, que exige diferenciais como não apresentar ingredientes de origem animal e nem ser testado neles. O uso de fórmulas sintéticas não é evitado pelos veganos, mas o que é mais buscado contém itens como coco, abacate e outros componentes orgânicos e naturais que são livres de parabenos, nocivos à saúde e não apresentam agentes cancerígenos.

Para o cabelo

Para comprar produtos para os cabelos, os veganos buscam duas coisas essenciais: que eles sejam livres de componentes de origem animal e de testes realizados nos próprios animais; além de serem produtos o mais naturais possíveis, livres de itens como sal, sulfato, parafina, parabenos, petrolato, silicone, óleo mineral e conservante, incluindo ao invés disso, itens que são menos agressivos para os fios.

Para a pele

Uma das maiores preocupações em cosméticos e dermocosméticos é justamente os testes em animais. Diversas marcas famosas e reconhecidas mundialmente ainda continuam com a prática. Para facilitar este controle, as empresas normalmente colocam selos como os descritos abaixo.

Selo vegano de um coelho branco com orelhas rosas escrito abaixo "CrueltyFree".O Cruelty Free é o selo mais popular do veganismo, e foi criado pelo programa Beauty Without Bunnies do Peta (People for the Ethical Treatment of Animals). Ao ver este selo em produtos, tenha certeza de que ali se encontra um produto livre de ingredientes de origem animal e um item final 100% livre de crueldade animal.

 

Selo vegano de um coelho escrito "Não Testado em Animais"O “Not Tested on Animals” traduzido para o português “Não testado em animais” é um selo concedido por uma empresa australiana chamada Choose Cruelty Free. Ele certifica produtos e ingredientes livres 100% dos testes em animais.

 

Selo de um coelho da Cruelty Free InternacionalEste selo é concedido pela Leaping Bunny Program, que possui relações com a Cruelty Free International que luta contra o fim dos testes em animais em todos os cantos do mundo.

 

Encontrados em produtos de beleza e higiene pessoal, os selos possuem o coelho com símbolo, já que é um animal utilizados em testes.

Atenção: Importante saber que nem sempre um produto não testado em animal é vegano. As vezes as linhas podem incluir componentes de origem animal, como o mel, por exemplo.

Para saúde bucal

Produtos de higiene no geral possuem diversos tipos de conservantes, que ao chegarem no estágio de decomposição podem agredir o meio ambiente. Escovas de dente e cremes dentais são extremamente necessários e produzem um lixo plástico volumoso.

Por isso, diversas marcas estão buscando alternativas para reformular embalagens e estruturas dos produtos, o que pode ser observado nas escovas de dente de bambu, por exemplo.

Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Dicas, tipos e como cuidar dos seus cabelos

Hora do Café: Benefícios, melhor forma de fazer e curiosidades

As embalagens

Como citado acima, uma grande preocupação do vegano é referente as embalagens dos produtos. Isso porque, o plástico é muito descartado em regiões habitadas por animais, como o mar. Um caso noticiado no mundo inteiro relacionado a canudos plásticos, levantou a discussão sobre o assunto, já que foram encontrados esses itens dentro do globo ocular de animais marinhos, prejudicando assim a vida deles.

Outro cuidado, são os selos. No Brasil, é comum os apresentados abaixo.

Certicado de produto vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira.Este selo da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) é concedido a produtos que não passaram por testes em animais em nenhuma das etapas de sua fabricação, incluindo os ingredientes que não apresentam origem animal.

 

Certificado de vegano da 'veganismo.org.br'A Veganismo Brasil é uma empresa responsável pela permissão do uso de Certificado Vegano da Organização Veganismo Brasil e se aplica somente em produtos não testados em animais e livre de ingredientes que tenha a procedência animal.

 

Selo Produto Orgânico Brasil.Selo de certificado orgânico do IBD.

Já os selos acima são utilizados no Brasil em produtos que apresentam 95% de seus ingredientes orgânicos. Para obtê-lo é importante respeitar ao Código Florestal Brasileiro, o não uso de agrotóxicos e outras regras, segundo informações do IBD (Instituto Biodinâmico).

A Alimentação Vegana

Produtos naturais como banana. maçã, morango, pimentão e outros distribuídos um ao lado do outros

A alimentação vegana traz muitas dúvidas, por isso, retiramos do site oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira, a tabela abaixo, que define de forma mais abrangente, o que um vegano não come, comparando com outras práticas de vida.

Tabela retirada do site oficial da Sociedade Vegetariana Brasileiro, no qual são apresentadas as diferenças entre quatro tipos de diferentes de vegetarianos e o que eles comem.

Para continuar seguindo a recomendação de ingestão de nutrientes diária, é interessante que ao se adaptar ao estilo de vida vegano um nutricionista seja consultado. Ele orientará a melhor forma de substituir principalmente as fontes proteicas.

DNE VEGANA!

Abaixo, listamos os principais produtos veganos que você poderá encontrar em nosso site. Confira:

CLORETO DE MAGNESIO P.A. KATIGUÁ

TÔNICO FORTALECEDOR

PRODUTOS DA SURYA BRASIL

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , ,