Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação 6 benefícios da acerola que você precisa conhecer

6 benefícios da acerola que você precisa conhecer

Fruta da aceroleira, possui propriedades antioxidantes que cuidam da pele, sistema imunológico e de partes importantes do sistema cognitivo

04 de fevereiro de 2021
Última atualização: 4 de fevereiro de 2021
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
6  benefícios da acerola que você precisa conhecer
Tempo estimado de leitura: 8 Minutos

Se engana quem acredita que uma das frutas com maior índice de vitamina C é só a laranja! Pois hoje a Drogaria Nova Esperança apresenta os principais benefícios da acerola, uma frutinha que protege o sistema imunológico de uma variedade de doenças.

Isso não é por acaso, visto que é possível desfrutar do seu suco, das folhas, sem falar que também existe o bonsai de acerola. Ou seja, trata-se de uma miniatura da espécie feita para os amantes da natureza e para todos que não dispensam uma decoração.

Por isso, a seguir, listamos 6 benefícios para você adotar esta miúda de vez!

Benefícios da acerola

Antes de mais nada, como falado no tópico anterior, a acerola possui inúmeros valores nutricionais que favorecem a qualidade de vida, protegendo o cotidiano de vários imprevistos. Então, a seguir, conheça os principais deles.

1 – Vitamina C

De fato, a tão comentada vitamina C é um dos principais nutrientes presentes na fruta. Dessa forma, sua presença salva o organismo de radicais livres e doenças bastante comuns, como gripes e até manifestações cancerígenas.

2 – Cuida da pele

Importante para a proteção do corpo humano, a frutinha vermelha protege a pele dando resistência, ao possibilitar a formação de colágeno. Em suma, a substância garante mais elasticidade aos tecidos, prevenindo o envelhecimento precoce.

3 – Vitamina A

Depois disso, a acerola também contém vitamina A, sendo esta responsável por contribuir no crescimento adequado nos tecidos de boa parte dos órgãos, como por exemplo, os olhos.

4 – Combate o cansaço

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas),  na maioria dos casos, as propriedades do alimento combatem o cansaço. Ainda também previne situações de nervoso e estresse, enquanto que estimula a defesa do sistema imunológico.

5 – Possui pouca caloria

Decerto, os benefícios da acerola também estão atrelados a baixa quantidade de caloria. Ao todo, a cada 100g consumida, só é ingerido 32 calorias. Já pensou?

6 –  Controla a taxa de açúcar

De certa forma, a fruta cuida do corpo ajustando o índice de açúcar na corrente sanguínea, já que é uma forma de evitar casos de diabetes, doença bastante comum em adultos e crianças.

Malefícios da acerola

Como os demais alimentos, a acerola também carrega os seus malefícios. Primeiramente, isso envolve a questão do consumo demasiado, que são as situações corriqueiras que comemos além do recomendado.

Faz mal aos hipertensos

Em contrapartida, o alto consumo é responsável por dar origem a vasodilatação dos vasos sanguíneos, sendo prejudicial às pessoas hipertensas. Por isso, seu consumo deve ser moderado para não gerar consequências.

Mudanças no sangue

Do mesmo modo, mais uma vez o excesso entra no assunto. Isso acontece devido a alta quantidade de vitamina C fazer com que o organismo absorva mais ferro do que o habitual.

Assim sendo, é possível que as pessoas que já manifestam tendência ao acúmulo apresentem possíveis complicações.

Como consumir acerola?

O sabor tropical da fruta permite aproveitá-la sem nenhum acompanhamento, desde que seja lavada corretamente para retirar os resíduos e impurezas.

Por outro lado, também pode ser consumida em formas de sucos, vitaminas e geleias caseiras.

Contraindicações

A princípio não há estudos suficientes quanto as contraindicações da acerola. Dessa forma, para evitar notícias inesperadas, sua ingestão deve ser sempre moderada, ou seja, de 6 a 8 unidades diárias.

Portanto, vale lembrar que os que têm sensibilidade e irritação gástrica devem ficar atentos.

Melhor época para acerola?

Nesse sentido, a frutificação desta fruta miúda é sempre entre a primavera e o verão, sendo que a colheita acontece em um período de 21 dias. Mesmo assim, a acerola possui várias safras por ano, só que elas oscilam conforme as mudanças climáticas.

Como plantar?

Antes de mais nada, existem duas formas de cultivar a acerola: a primeira e a mais fácil é comprar a muda já desenvolvida. Assim, será preciso apenas colocá-la em um canteiro e/ou vaso em local bastante ensolarado e regar.

Agora, para plantio, deve-se fazer a germinação das sementes misturadas em substrato de areia, contendo nutrientes para que elas possam se desenvolver saudavelmente.

Assim, conforme a frutífera for crescendo, é importante fazer a troca dos vasos.

Cuidados

Alguns bichinhos também amam a acerola, por isso, o controle das pragas é essencial para a resistência da planta. Por exemplo, a cigarrinha (Bolbonata tuberculata) e o Bicudo do botão floral (Anthonomus acerolae).

Dessa maneira, caso isso aconteça, a planta deve ser trocada de vaso, e se isso não resolver, recorrer a um especialista é uma segunda alternativa para salvá-la.

Adubação

Assim como as demais espécies, a acerola requer adubação frequente, com o uso de composto orgânicos, que inclusive, são fáceis de serem encontrados nas principais casas de plantas.

Em princípio, a adubação é indicada na primavera ou no final do outono. Sendo assim, é proibido colocar os nutrientes durante a floração.

Por fim, a alimentação deve ser moderada, procurando seguir as recomendações previstas na embalagem do produto, visto que o excesso é prejudicial.

Como cuidar de um bonsai de acerola?

Em primeiro lugar, o bonsai da acerola deve ser colocado em um local que bata sol diretamente nas folhas, desde que também seja ventilado.

Quanto a sua rega, ela deve acontecer durante todo o ano, mantendo o seu solo sempre úmido, mas sem exageros, como resultado o excesso pode danificá-la.

Em suma, uma sugestão para adotar nos dias quentes é molhar a copa da planta, mirando os galhos e folhas.

Informação nutricional da acerola

Nutriente Quantidade % VD*
Valor energético 33.5kcal=141 2%
Carboidratos 8,0g 3%
Proteínas 0,9g 1%
Fibra alimentar 1,5g 6%
Cálcio 12,6mg 1%
Vitamina C 941,4mg 2092%
Fósforo 9,2mg 1%
Manganês 0,1mg 4%
Magnésio 13,1mg 5%
Lipídios 0,2g
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 165,0mg
Cobre 0,1ug 0%
Zinco 0,2mg 3%
Niacina 1,4mg 8%
Riboflavina B2 0,0mg 0%

Conclusão

A verdade é que os benefícios da acerola são amplos, não é mesmo? Mas não se engane, pois o excesso sempre é maléfico. Dessa maneira, moderadamente procure se refrescar com sucos, vitaminas e tudo mais que a sua criatividade permitir!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra