Cacau aberto rodeado por suas sementes.

Cacau: além do chocolate, vamos falar do fruto!

O cacau chegou ao Brasil mais precisamente no século XVIII. Hoje, o Estado da Bahia é responsável por 95% da sua produção nacional e 5% da mundial.  Seu cultivo chegou a inspirar obras como o romance “Cacau”, de Jorge Amado.

Com o passar dos anos, o intenso sabor dos produtos vindo do fruto conquistou o paladar de muitas pessoas, por meio de presentes, refeições e até em cosméticos de cuidado com a saúde. Mas a grande pergunta que não quer calar é:  de onde vem o cacau? Pois bem, é aqui no Blog da Drogaria Nova Esperança que desvendaremos.

O que é o Cacau?

Vindo do cacaueiro, o cacau é um fruto muito apreciado como chocolate. O doce em si é feito da semente, enquanto que sua polpa é utilizada em vitaminas e sucos.

Mas você sabia que ele já foi considerado tão valioso quanto a prata e o ouro? Pois é. Os primeiros navios espanhóis que atracaram na América do Sul descobriram que os índios não davam importância para a fortuna, mas valorizavam o cacau, ao utilizá-lo em suas oferendas aos deuses Maias.

Como comer cacau?

Cacau em formato de pó em uma colher, suas sementes e em barras de chocolate.

Bom, para se deliciar do sabor do cacau, pode-se utilizar sua polpa para fazer sucos.

Para isso, você vai precisar esfregar as sementes em uma peneira com um pouco de água e bater no liquidificador.

Agora, se quiser fazer seu próprio chocolate, basta mergulhar as sementes em água, cobrindo com um plástico. Deixe em repouso por 3 dias para a fermentação. Após isso, coloque em uma peneira sobre água corrente e esfregue, para que a polpa se desfaça.

Sob um papel toalha, deixe-as secar. Depois, asse no forno até que comece a estalar. Por fim, retire a casca e processe para obter o cacau em pó.

Ajude o planeta: compre produtos veganos

Dicas, tipos e como cuidar dos seus cabelos

Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Quais os seus benefícios?

Sementes de cacau dentro de seu fruto, ao lado de algumas sementes despedaçadas e uma folha de árvore.

O cacau aumenta a produção de serotonina no organismo, uma substância que dá sensação de prazer, disposição e bom humor. Além disso, ele também contribui no controle dos sintomas da TPM e até da depressão.

Com este viés, ele também assegura o bom funcionamento do coração, por meio da vasodilatação, circulação e distribuição natural do sangue.

Como plantar?

Afinal, como é que se planta o cacau? O cacaueiro precisa de bastante sol e de um solo fértil. Diante disso, é necessário preparar uma cova com uma mistura de terra, esterco e calcário dolomítico – um produto que deixa o solo menos ácido.

Plante a semente com 1 cm de profundidade, para que possa brotar naturalmente. A árvore costuma se desenvolver em até 3 anos para dar os primeiros frutos. Assim, é importante adubá-la e regá-la com frequência. Na dúvida, muitas casas de jardinagem sabem como propor os melhores nutrientes à espécie.

Conclusão

Com todas essas informações, agora você pode fazer o seu próprio chocolate e tantos outros pratos do tipo. Aproveite para comentar suas receitas prediletas!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , , , ,