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Correr: Cuidados importantes para começar hoje!

Atividade física é um hábito indispensável para dias melhores e protegidos de doenças que acometem centenas de pessoas, como o próprio sedentarismo

27 de janeiro de 2021
Última atualização: 3 de fevereiro de 2021
Correr: Cuidados importantes para começar hoje!
Tempo estimado de leitura: 5 Minutos

Você sabia que o hábito de correr pode aumentar a sua expectativa de vida em 6 anos? Os dados são de um estudo realizado por um hospital universitário dinamarquês.

Por mais que estas informações sejam de conhecimento de muitos, no Brasil, segundo informações divulgadas pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), ainda é alto o número de pessoas sedentárias.

Dessa forma, neste post, a Drogaria Nova Esperança explicará quais os cuidados necessários para começar a correr, como as questões envolvendo alimentação, roupas e até o que calçar. Por isso, se prepare, pois o assunto de hoje é esporte!

O que preciso saber antes de começar a correr?

Antes de começar a correr, é importante procurar ajuda médica, para que o profissional examine o estado de saúde do coração e do trato respiratório. A realização dos exames, como próprio check-up, visa comprovar se está tudo bem com o corpo.

Com quantos km devo começar?

O primeiro passo para começar a correr não é velocidade. Por isso, comece aos poucos, percorrendo a quantidade que a sua disposição permitir. Sendo assim, nada de querer correr 10 quilômetros de uma só vez.

Caso não tenha condicionamento físico, procure fazer pequenos intervalos, até que o corpo ganhe resistência.  Comece pela baixa intensidade e por passos leves e firmes.

Qual a forma correta de correr?

Homem se posicionando no chão para dar a largada em uma corrida

Como explicado anteriormente, para quem está começando não há motivo para pressa. Assim, inicie com pequenos passos mantendo a velocidade da tradicional caminhada, até que o corpo vá ganhando sua própria independência.

Se em determinada altura do caminho, você achar que não vai  conseguir, sem problemas. Aumente o tempo da corrida e diminua a velocidade.

Que material usar?

Independente do exercício, o conforto deve vir em primeiro lugar. No caso da corrida, é importante  escolher uma vestimenta apropriada, além de um calçado que ajude na movimentação.

Escolha roupas apropriadas

Um casal vestido de preto correndo ao lado um rio

Na hora de escolher uma roupa para correr, é importante optar por trajes leves, visando facilitar a transpiração. Por isso, fuja dos trajes apertados e que possam atrapalhar o treino.

Use tênis específico

Existem tênis com diversas finalidades, inclusive para correr. Em razão disso, utilize um modelo específico para o esporte, visando a sua segurança durante a corrida.

Tecnologia ao nosso serviço

Realmente, a tecnologia veio para ficar. E, por isso, na atualidade, uma variedade de aplicativos e relógios inteligentes monitoram em tempo real os quilômetros percorridos, a quantidade de caloria queimada e tantas outras informações.

Há também os que disponibilizam os exercícios mais praticados nas academias, como pedalar, dançar, alongar… enfim, tem atividade para todos os gostos.

Vale lembrar que a maioria pode ser baixada nas principais lojas de aplicativos, tanto nos celulares Android quanto os IOS.

Portanto, opção é o que não falta quando o assunto é praticidade.

O que comer antes e depois de correr?

Mulher vestida de vermelho sentada no chão com uma tigela de salada

Para correr, deve-se ter energia. Por isso, deve-se buscar por refeições baseadas em carboidrato.

Assim, antes de treinos curtos, consuma alimentos simples, como banana com mel, ou outra fruta que aprecie. Já nos treinos longos consuma carboidrato aliado a proteína.

Agora, para se recuperar no pós-treino, é recomendado usar proteína e carboidrato, como frango, batata-doce, iogurte e pão integral com ovo.

Ainda, tem os suplementos que buscam garantir a formação de músculos, como o próprio Whey Protein. No entanto, para saber mais, é importante conversar com um nutricionista.

Conclusão

Com todas essas informações em mente, a partir de agora você está preparado para cuidar mais da sua saúde.

Dessa maneira, não deixe para depois. Comece devagar, para que aos poucos o seu corpo ganhe resistência tanto para correr quanto para praticar outros exercícios.

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    Informações do autor

    Giovanne

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