Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Desenvolvimento Infantil Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

O início de um cronograma eficiente capaz de melhorar o tempo de qualidade de todos os membros da família para que possam aproveitar mais!

27 de setembro de 2023
Última atualização: 27 de setembro de 2023
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Tempo estimado de leitura: 11 Minutos

A implementação de uma rotina saudável para crianças pode ser uma técnica de otimização extremamente benéfica para o desenvolvimento infantil.

Essa prática, além de ajudar crianças a conciliarem a realização de tarefas com atividades divertidas de lazer, também ensina a importância de manter uma organização

Aliada a um relacionamento sólido e afetivo com os pais, a rotina estimula o amadurecimento, tornando os pequenos mais confiantes, independentes e conscientes de suas ações, favorecendo a adoção de hábitos saudáveis.

Leia o artigo a seguir e descubra como uma rotina pode melhorar o seu dia a dia, além de dicas de como criar um planejamento eficiente para as crianças!

 

A importância de uma rotina familiar bem definida

Foto de uma família reunida na cozinha, desenhando numa folha de caderno. Na imagem, os pais aparecem desenhando num caderno junto de sua filha. Todos seguram lápis de cor e olham para o caderno em cima da mesa. A mulher sorri enquanto a criança olha curiosamente para o desenho do pai. Sobre a mesa existe um notebook, duas canecas, um prato cheio de frutas e outro com biscoitos. Ao fundo, é possível observar uma geladeira, micro-ondas, uma estante com uma pequena planta e uma televisão. Rotina para crianças.

Sabemos que aproveitar o tempo com aqueles que amamos é um grande privilégio. Pensando nisso, aderir a uma rotina familiar pode ser algo muito importante.

Entretanto, manter hábitos consistentes e flexíveis, equilibrando com as demais tarefas da vida profissional, pode parecer uma missão impossível. 

Por isso, o principal objetivo de ter uma rotina familiar é administrar o tempo de maneira que todos possam participar dessa dinâmica a fim de fortalecerem seus laços. 

A rotina em si não precisa ser nada muito complexa, basta ser algo que você compartilha com os membros de sua família, seja desejando um bom dia, conversas diárias, ao dividirem as tarefas domésticas, participarem das refeições juntos ou qualquer outra atividade que possa ser feita em conjunto. Com isso, já será possível estabelecer um padrão.

Além disso, a adoção de um cotidiano consistente e bem definido também está diretamente associada à sua saúde mental e emocional, pois com mais tempo de qualidade, há menos estresse.

 

A importância da rotina para as crianças

Para a criança, ter uma rotina acaba sendo ainda mais importante! Como os pequenos estão em constante fase de aprendizagem, essa pode ser a melhor forma de ensiná-los sobre noções básicas de horários, regras e responsabilidades. Desse modo, quando crescerem, a chance de se tornarem jovens mais conscientes é maior.

Fora os benefícios no cronograma infantil, a organização também pode ajudar muitos adultos a administrarem melhor o seu tempo, possibilitando momentos livres para participar ativamente da vida de seus filhos.

Além de que, uma rotina para a criança pode expressar a ideia de segurança e tranquilidade para o pequeno, pois ao vivenciar uma situação repetidas vezes ela cria uma relação de familiaridade com o ocorrido. Isso favorece a construção de uma zona de conforto que de certo modo motiva e tranquiliza a criança, fazendo com que ela cresça mais confiante e independente.

 

Momentos de recompensa

Para a criação de um cronograma infantil, entenda que você não deve fazer um manual de como passar os dias, apenas introduzir alguns “compromissos” que os pequenos têm para realizar.

Estabeleça métricas ao longo do dia para marcar a passagem do tempo. Isso servirá como um incentivo para a criança cuidar de seus afazeres até a chegada de seus momentos preferidos do dia. Por exemplo: “Agora tenho que fazer a lição, arrumar meu quarto e tomar banho para então dormir limpinho, enquanto minha mãe me conta uma história”.

Pode parecer pouco, mas tornar os acontecimentos do cotidiano um pouco mais previsíveis ou definidos é extremamente importante. Essa percepção dos principais eventos do dia pode diminuir a agitação e a ansiedade.

Contudo, é válido dizer que você precisa ter em mente que imprevistos acontecem e nem tudo tem que seguir um roteiro.

 

Dicas para criar uma rotina para crianças

Aqui vão algumas dicas e considerações para a criação de uma rotina saudável:

 

Ter horários definidos é fundamental

A definição de um cronograma com horários bem definidos para a realização das principais tarefas e compromissos do dia é imprescindível. Além de listar quais são os deveres, isso facilita a assimilação dos pequenos. 

Marque as necessidades básicas, como as horas de: acordar, comer, tomar banho, dormir, etc., e a partir daí, estabeleça as tarefas: arrumar-se, ir para a escola, estudar e brincar. É importante mostrar os momentos de iniciar e encerrar o dia.

 

Espaço organizado

Esclareça a importância de manter a casa e os ambientes bem organizados! Além de ajudar nas tarefas domésticas, torna mais fácil manter o ambiente limpo, agradável e ordenado, dando mais espaço para realizar outras atividades, como brincar ou se exercitar.

Lembre-se e peça para:

  • Guardar os brinquedos depois de brincar;
  • Separar a roupa limpa da suja e guardá-las em seus devidos lugares;
  • Higienizar o ambiente para mantê-lo limpo e cheiroso.

 

Reserve momentos para as brincadeiras e o lazer

A participação ativa dos responsáveis na vida das crianças é extremamente importante. São nos momentos em que estão juntos que memórias especiais são criadas.

Com a ocupação das tarefas, reservar um tempo para isso se torna difícil, mas lembre-se de que o convívio com um responsável influencia muito na criação e no comportamento dos pequenos. Por isso, dedique um tempo para atividades de lazer em conjunto.

Inclua-os na sua rotina pessoal. Reserve algumas horas do dia para fazer um carinho, pergunte como foi o dia, participe das brincadeiras, leia um livro. Estabeleça alguns finais de semana para passear, ir ao parque, fazer exercícios, andar de bicicleta, comer fora, entre outras coisas.

Muitas dessas atividades são oportunidades de fortalecer o vínculo com as crianças, podendo ser extremamente divertido tanto para elas quanto para os responsáveis.

 

Controle o uso dos eletrônicos

Hoje em dia, o uso de aparelhos eletrônicos é indispensável. Mas ao mesmo tempo em que essas ferramentas nos ajudam, elas também podem prejudicar o desenvolvimento infantil quando não são usadas corretamente.

O uso do celular, por exemplo, pode transportar uma criança para o ambiente virtual, onde ela será apresentada a uma série de conteúdos. Utilize essas ferramentas para ensinar coisas novas e aproveitar momentos agradáveis juntos. 

Além disso, estabeleça horários conscientes de uso dos aparelhos eletrônicos e supervisione todo o conteúdo apresentado a fim de proteger os pequenos. 

Um estudo realizado pelo Instituto da Visão Assad Rayes alega que a luz azul artificial emitida pelos aparelhos eletrônicos pode ser nociva à saúde ocular, podendo causar danos à retina, catarata e foto queratite (queimaduras solares na córnea).

 

Planeje as refeições

O primeiro passo para manter uma rotina saudável é ter uma alimentação saudável! Opte por alimentos mais próximos dos naturais ao invés dos processados vendidos no supermercado. 

Uma dieta rica em alimentos saudáveis promove a suplementação e reposição de vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde. 

Entenda também que não há problema em consumir alimentos menos nutritivos de vez em quando, ainda mais na infância, fase de experimentar todo tipo de comida.

 

Ensine a fazer a higiene corretamente

Quando o assunto é higiene, logo pensamos em higiene pessoal, que nada mais é do que os cuidados que promovem a saúde de um indivíduo. Coisas simples como: tomar banho, escovar os dentes, lavar bem as mãos, dormir adequadamente e realizar atividades físicas frequentes.

Essas ações são importantes, pois acabam se tornando uma medida eficiente no combate aos germes, bactérias e outros elementos microscópicos que podem causar doenças, infecções e problemas de saúde. Por isso, transmita esses conceitos desde cedo e aplique-os na rotina da criança explicando o “por quê?” deles existirem.

 

Conclusão

Como vimos, criar uma rotina é essencial para o desenvolvimento infantil e organização de tempo dos responsáveis.

Em termos técnicos, quando se estabelece uma rotina a ideia que se segue é a de criar um cronograma eficiente em que um indivíduo consiga dedicar tempo para participar das coisas importantes de sua vida. Passar mais tempo fazendo o que gosta e com quem ama.

Para as crianças, a organização dos seus deveres diários pode ser ainda mais importante, pois será por meio dela que elas aprenderão quais são suas tarefas e como fazê-las, como funcionam as coisas e poderão criar um senso de responsabilidade, amadurecimento e independência.

Experimente definir uma rotina para o seu dia e uma para a criança. Seja com atividades simples e recorrentes que se tornem uma “programação diária”, ou metas mais definidas que determinem uma conquista. 

 

Fontes:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Ian Souza

    Posts recentes

    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra