Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos Entenda tudo sobre as Rugas
Entenda tudo sobre as Rugas
05 de janeiro de 2021

Entenda tudo sobre as Rugas

É normal que ao passar da idade a pele já não seja mais a mesma, e haja diversas marcas sobre ela. Tanto no corpo, como as temidas celulites, a pele do rosto, por ser mais fina, é a que mais sofre os danos do tempo. Assim, Para entender mais sobre os cuidados necessários, descrevemos tudo sobre as rugas, assim você pode criar desde já, uma rotina capaz de prevenir, tratar e evitar os danos causados por elas.

A fim de criar um conteúdo completo e com informações esclarecedoras, consultamos o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, órgão responsável por fornecer informações sobre tratamentos e patologias que atacam a pele.

O que são rugas?

As rugas são caracterizadas por linhas e depressões que se formam na pele, causadas pelo envelhecimento cutâneo, e são dobras decorrentes da força da musculatura e do movimento de todos os músculos da expressão facial. Além disso, as rugas podem ser decorrentes da perda de nutrientes pela pele, e dos danos solares ao longo do tempo.

Normalmente, você pode localizar as rugas na testa, no colo, no pescoço, nas mãos e até mesmo nos braços. Esse processo de envelhecimento da pele, as vezes pode acontecer antes do tempo e as marcas podem inclusive apresentar alterações na cor facial, perdendo a uniformização.

Tipos de rugas

Nem toda ruga, é igual. Casa uma delas apresenta uma característica e também uma causa de aparecimento na barreira cutânea. Segundo a SBD, segue abaixo os 4 tipos de rugas que podem ser encontrados na pele.

  1. Linha Fina

Ligado à perda de colágeno, este tipo de ruga é mais comum em pessoas que apresentam a pele mais branquinha, e por consequência da exposição solar podem aparecer de forma precoce. Neste caso, recomenda-se a hidratação diária para repor o colágeno perdido.

  1. Linha de expressão

Decorrentes da repetição constante do movimento da face, este tipo de ruga é comum ao redor dos olhos, formando os temidos e conhecido “pés-de-galinha” e ao redor da boca, desenhando na face o “bigode chinês”. Normalmente incomoda as mulheres por marcarem a pele durante a aplicação de maquiagem. O tratamento recomendado, pede o uso de produtos antioxidantes a base de vitamina E.

  1. Rugas Elásticas Permanentes

Causadas pelo envelhecimento genético, este ripo de ruga aparece pelo afinamento da pele, e principalmente pela falta de proteção solar ao longo da vida. Geralmente aparecem nas bochechas, lábio superior e pescoço. Os dermatologistas apostam no Retinol para o tratamento eficaz, além do uso diário de proteção solar.

  1. Rugas Gravitacionais

Este tipo de ruga é causado unicamente pelo impacto que a gravidade causa na pele, formando aquele aspecto decaído e dobras persistentes na lateral do rosto. Este aspecto é causado pela perda da elasticidade, e os danos são difíceis de reverter. Para tratar, são indicados liftings cirúrgicos e massagens faciais.

O que pode causar rugas?

As rugas são naturalmente causadas pelo processo natural de envelhecimento da pele. Não existe uma forma de evitar o movimento muscular facial, as marcas de riso e a perda de elasticidade decorrente do tempo. Porém, algumas coisas agravam sua incidência, como a falta de cuidado ao longo do tempo.

Como prevenir?

Como comentamos acima, as rugas são decorrentes de um processo natural, e mesmo sabendo tudo sobre rugas, é impossível de evitar seu surgimento ao logo dos anos. O que podemos, é prevenir que a pele envelheça de forma precoce, e que sua incidência não seja incomoda. Abaixo, citamos as principais dicas dos dermatologistas para evitá-las:

– Utilizar diariamente protetor solar com fator (FPS) igual ou maior do que 30.

– Evitar fumar.

– Aplicar diariamente hidratantes faciais específicos para o seu tipo de pele.

– Ter uma alimentação balanceada, com alimentos coloridos e de origem vegetal.

– Evitar gorduras saturadas e açúcares.

– Beber água.

Estes passos são essenciais para cuidar da pele de forma mais eficaz. Isso porque, cada cigarro, por exemplo, diminui a oxigenação cutânea por cerca de 90 minutos, e a alimentação gordurosa pode prejudicar a qualidade do sebo natural da pele, diminuindo a absorção de nutrientes bons. Além disso, por ter uma pele exposta a poluição e ao sol, devemos beber muita água e hidratar e proteger a barreira cutânea diariamente.

Tratamento para rugas

Rosto com marcas de expressão e agulha de botox

Existem diversos tratamentos para evitar as rugas. Neste conteúdo, citaremos os três mais utilizados e indicados pelos dermatologistas, que se trata da toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, o preenchimento facial com ácido hialurônico e a utilização diária de cremes antirrugas.

  1. Botox

O Botox, ou toxina botulínica, é uma toxina produzida através de uma bactéria, que promove um efeito tensor sobre a pele. Seu uso, visa suavizar as rugas e linhas de expressão, principalmente em áreas como testa, pés de galinha e região dos olhos. A aplicação deve ser feita por profissionais para evitar danos negativos.

  1. Ácido Hialurônico

Para realizar o preenchimento facial, o ácido do ácido hialurônico é muito buscado, pois a substância tem ação preenchedora que fornece firmeza e hidratação na pele. O efeito, promovido por atrair água e preencher o espaço entre as células, melhora o contorno facial.

  1. Cremes antirrugas

Para tratar a pele, existem de medicamentos, a cosméticos e dermocosméticos. São diversas linhas capazes de devolver a firmeza e a elasticidade perdida pela pele, seja por conta do envelhecimento da pele, seja por fatores genéticos. O dermatologista deve ser consultado para recomendar o produto correto e eficaz para suas necessidades.

 

Os melhores dermos para rugas

Na Drogaria Nova Esperança você pode encontrar os melhores preços dos produtos anti-idade que promovem ação contra as rugas. Afim de ajudar nesta escolha, separamos as linhas mais recomendadas por profissionais, mas não deixe de conversar com seu médico para ter certeza de que o tratamento buscado serve para o seu tipo de ruga.

 

Active C 10

Actine C10 - La Roche-Posay

Concentrado formulado com vitamina C, este produto tem ação rejuvenescedora para minimizar a incidência das rugas e recuperar a iluminação da pele. Para utilizar, basta aplicar diariamente combinando o uso com proteção solar e uma rotina de cuidados com a pele de manhã e à noite.

 

Dermage A.G.E Inverse

Dermage Age Inverse

A ação deste produto, promove efeito antioxidante e hidratante, aumentando a densidade da pele e prevenindo a flacidez causada pela perda de nutrientes. Seu uso contínuo atenua a incidência de rugas e linhas finas.

 

Euryale C

Euryale C Sérum Antirrugas

Formulado com vitamina C, o uso deste produto diariamente busca uniformizar a pele, proporcionando um efeito aveludado e maior firmeza. Com isso, o aparecimento de rugas é evitado pela melhora da elasticidade.

Reviline

Reviline Antirrugas

O objetivo deste produto quando utilizado diariamente, é melhorar a elasticidade da pele, e promover ação rejuvenescedora. Sua fórmula é rica em ácido hialurônico, o que ajuda na firmeza cutânea a longo prazo, tratando e prevenindo o surgimento de rugas.

Conclusão

Já vimos que as rugas são naturais do envelhecimento da pele, entretanto, aprendemos que cuidar da pele diariamente pode evitar os sintomas causados por elas. Portanto, converse com seu dermatologista e peça a ele uma orientação de como cuidar da pele a longo prazo, com o objetivo de prevenir danos futuros.

 

Tags:

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!



    Artigos relacionados