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Página Inicial Alimentação Frugivorismo: o que é, benefícios e malefícios

Frugivorismo: o que é, benefícios e malefícios

Com alguns adeptos, é preciso estar atento para as necessidades nutricionais da dieta da fruta, para assim evitar o aparecimento de doenças.

07 de março de 2023
Última atualização: 7 de março de 2023
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Tempo estimado de leitura: 11 Minutos

Conhecida popularmente como a dieta da fruta, é considerada pelos adeptos como uma filosofia de vida, sendo a forma mais estrita do vegetarianismo. O frugivorismo é caracterizado pelo consumo de frutas in natura, ou seja, que não passam por nenhum tipo de cozimento, e não possui nenhum tipo de produtos de origem animal.

Há espécies de morcegos que são frugívoros e, com isso, ajudam a natureza ao expelir as sementes, promovendo a criação de novas árvores. Vegetarianos, veganos e frugívoros têm o mesmo objetivo, aproveitar tudo que a natureza tem a oferecer, reduzindo o sofrimento animal. Saiba mais sobre esse novo estilo de vida e como você pode introduzi-lo.

O que é frugivorismo?

Considerado como uma espécie de veganismo, a principal fonte de alimentação dos frugívoros são as frutas, sendo consideradas como presente da natureza. Os adeptos esperam as frutas caírem da árvore, entendendo que assim estão prontas para consumo.

Esse estilo de vida contribui com a natureza, visto que os adeptos dispensam produtos advindos do desmatamento, como a prática de monoculturas de cereais. Além disso, proporciona alguns benefícios como a melhora do funcionamento intestinal, pois aumenta a ingestão do consumo de fibras e controla a pressão arterial. A grande discussão é saber o que é considerado fruta ou não.

 

Quais os benefícios da dieta frugívora?

Mulher branca, com cabelo preso e uma blusa bege, segura dois brocólis nas mãos, enquanto tem disposto na mesa alguns pimentões.

Como dito antes, é conhecida como a dieta da fruta, ao qual muitas pessoas recorrem buscando perder aqueles quilinhos a mais. Porém, deve ser seguida com cuidado, visando suprir todas as necessidades nutricionais do organismo, sendo importante ressaltar que toda dieta deve ter um acompanhamento médico para que seja bem-sucedida, seja qual for o objetivo final.

Quando falamos de uma boa alimentação, citamos as frutas, verduras e legumes como parte dela, pois trazem diversos benefícios para a saúde e o organismo. Os alimentos, incluindo as frutas, hortaliças e oleaginosas, têm seus nutrientes preservados, porque não passam pelo cozimento, fazendo com que a pessoa consuma uma boa quantidade de vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

Além disso, por serem produtos naturais, não contêm compostos cancerígenos que podem ser encontrados em alimentos industrializados. A seguir, destacamos os três principais benefícios:

– Reforça o sistema imunológico;

– Combate o envelhecimento da pele;

– Reduz a incidência de gripes e resfriados.

  

Quais os malefícios da dieta das frutas?

Toda dieta restrita tem prós e contras, sendo necessário avaliar todas as possibilidades antes de iniciá-las. Como já mencionado, o acompanhamento com um profissional de saúde é essencial para aproveitar completamente os benefícios desse novo estilo de vida.

A dieta frugívora pode não fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, precisando muitas vezes de suplementos para manter a saúde em dia. Por exemplo, a vitamina B12 pode ser facilmente encontrada na carne vermelha, em ovos, peixes, leites e derivados, mas esses alimentos não são consumidos pelos frugívoros. Ela está envolvida no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso, auxiliando na formação dos neurônios.

Além disso, pode ocorrer a ingestão de pesticidas que são colocados em algumas plantações, para evitar isso é recomendado o consumo de alimentos orgânicos, que têm o preço mais elevado.

 

O que tem no cardápio da dieta de frugívoros?

Já dissemos bastante das frutas na dieta frugívora, mas ela também inclui hortaliças como alface, beterraba, brócolis e couve. Para complementar as vitaminas e nutrientes essenciais, os frugívoros consomem oleaginosas como nozes, castanhas, amendoins e sementes.

As hortaliças fornecem carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais, já as oleaginosas proporcionam proteínas e lipídios. A quantidade pode variar dependendo da rotina de cada um, por exemplo, para algumas pessoas consumir 5 bananas por refeição pode ser o suficiente, mas para outras serão necessárias até 22 unidades. É importante ainda diversificar os alimentos para incluir as hortaliças e algumas porções de oleaginosas, para que você não fique com fome e com falta dos nutrientes necessários.

 

Frutas que contêm proteína

 As proteínas são responsáveis pelos impulsos nervosos do cérebro para o resto do corpo, é assim que se formam os pensamentos e os movimentos corporais. Além disso, elas são essenciais para a formação de músculos, hormônios, pele e cabelo. 

São facilmente encontradas em alimentos de origem animal como carnes, peixes e ovos, e em outros de origem vegetal como o feijão, amendoim e a soja. Confira algumas frutas que contêm proteínas para você incluir agora na sua alimentação.

Abacate

Fonte de gorduras boas, o abacate pode conter até 2 gramas de proteínas em porção de 100 gramas, ele favorece a redução dos processos inflamatórios e possui substâncias antioxidantes. 

Você pode cortá-lo em cubos e misturar na salada de sua preferência, fazer vitaminas com outras frutas adicionando também leite integral ou vegetal, ou mesmo puro.

 

Laranja

Conhecida por ser fonte de vitamina C, a laranja pode conter 1,9 gramas de proteínas por porção de 100 gramas. Além de possuir propriedades que auxiliam na proteção do sistema imunológico, é uma ótima fonte de fibras.

É sempre recomendado que você consuma a fruta pura ao invés do suco, pois ela preserva mais os nutrientes presentes. Porém, é mais importante ainda incluir na sua rotina e alimentação, por isso, a dica da Drogaria Nova Esperança é que você consuma a laranja em sucos, sendo ela sozinha, com outras frutas ou misturada em chás.

Banana

Fonte de potássio e fibras, a banana ajuda no funcionamento do sistema digestivo, contendo 1,1 grama de proteínas por porção de 100 gramas. Pode ser consumida como vitamina, com aveia ou cereais, sendo bastante requisitada pela sua praticidade.

Damascos secos

As frutas secas podem conter mais nutrientes concentrados, sendo uma boa dica incluí-las no lanche da tarde, com a correria do dia a dia. Pode conter até 3,67 gramas de proteína por porção de 100 gramas, sendo fonte de vitamina A e potássio, que possuem ação antioxidante e ajudam a regular a pressão arterial.

Dicas de consumo: Com outras frutas para o lanche da tarde, durante o dia ou com cereais.

Uvas passas

As polêmicas uvas passas possuem 3 gramas de proteínas em uma porção de 100 gramas, além de ser fonte de cálcio, potássio, ferro e fibras. Elas podem contribuir com a saúde dos ossos, mas é melhor que se consuma sempre com outras frutas, cereais ou adicionadas em receitas devido ao alto teor de açúcar.

 

Diferença entre frugivorismo e crudivorismo

Muito parecidos em suas “regras”, o frugivorismo e crudivorismo podem ser facilmente confundidos, visto que ambos priorizam o consumo de alimentos in natura. Mas a grande diferença é que o crudivorismo não exclui o consumo de alimentos de origem animal como as carnes.

Os adeptos do crudivorismo preferem o consumo dos alimentos crus, pois acreditam na preservação dos nutrientes que acabam se perdendo no cozimento. O problema desse tipo de alimentação é a possibilidade de contaminação e intoxicação alimentar, sendo necessário higienizar bem os alimentos.

 

Características dos morcegos frugívoros

 

Os morcegos vivem, geralmente, em colônias grandes e podem ser encontrados com mais facilidade na África, Ásia, Austrália e ilhas dos oceanos Pacífico e Índico. Algumas pessoas podem até pensar que o frugivorismo é exclusivo dos morcegos, mamíferos notívagos que podem até causar medo em algumas pessoas. Na verdade, esses animais são divididos em dois grupos principais chamados Subordem Megachiroptera ou família Pteropodidae. 

Ambos são capazes de voar, sendo o Subordem Megachiroptera o mais comum, eles são pequenos, noturnos e quase cegos. 

Já a família Pteropodidae são os frugívoros, que tem mais de 190 espécies descritas, e que se alimentam de folhas, outras flores e até mesmo o néctar. É importante ressaltar que grande parte dos morcegos consomem frutas.

Confira algumas características principais da maioria dos morcegos:

  • Usam a visão e olfato para explorar o ambiente;
  • São noturnos e crepusculares;
  • Comem cerca de duas vezes o peso deles, pois possuem um metabolismo rápido.

Além disso, esses animais contribuem com o desenvolvimento da natureza, pois quando comem as frutas, eles expelem as sementes, seja pelas fezes ou na separação com a boca mesmo. Essas sementes caem no solo e germinam, crescendo novas plantas; eles auxiliam também na polinização quando se alimentam do néctar. 

 

Como se manter saudável?

Há benefícios e malefícios nesse tipo de alimentação, sendo necessário consultar um médico que poderá solicitar exames para avaliar o seu estado físico. Faça acompanhamento periódico para excluir problemas de saúde ou deficiência de vitaminas, nutrientes e proteínas e, caso seja necessário, saber a necessidade de consumir suplementos alimentares para complementar o possível déficit.

Na Drogaria Nova Esperança você encontra diversos produtos para cuidar da sua saúde, com entregas realizadas para todo o Brasil e diversas opções de pagamento. Antes de comprar, acesse nosso site e compare os preços.

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    Informações do autor

    Tatiane Pina

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