Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Sem categoria Losartana: Para que serve, como tomar e bula

Losartana: Para que serve, como tomar e bula

Um medicamento aliado nos tratamentos de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo capaz de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.   Losartana para que serve? Losartana, também conhecida como losartana […]

10 de julho de 2024
Última atualização: 9 de julho de 2024
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Losartana: Para que serve, como tomar e bula
Tempo estimado de leitura: 14 Minutos

Um medicamento aliado nos tratamentos de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo capaz de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

 

Losartana para que serve?

Losartana, também conhecida como losartana potássica, é um medicamento genérico indicado no tratamento de hipertensão arterial (pressão alta) e insuficiência cardíaca (enfraquecimento do coração).  

Em pacientes com hipertrofia ventricular esquerda, a losartana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ataque cardíaco. Além disso, ela também pode ser utilizada por pacientes com diabete tipo 2 e proteinúria para proteger os rins e retardar o avanço da doença renal.

Losartana qual a classe?

Como um fármaco anti-hipertensivo, a losartana atende a classe de medicamentos chamados de: “antagonistas do receptor da angiotensina (ARAs)”; uma proteína fundamental para manter o equilíbrio orgânico, uma vez que ela ajuda no controle da pressão arterial e no equilíbrio dos fluidos corporais. 

Tratando-se de uma substância endógena, a angiotensina é produzida pelo organismo ao longo da vida. Porém, quando a produção dessa substância aumenta para além de taxas regulares, o que pode acontecer pelo processo de envelhecimento, também é potencializado o risco de desenvolvimento de pressão alta.

 

Losartana é diurético?

Diferentemente do que muitos pacientes costumam pensar, a losartana por si só não possui nenhum efeito diurético. Entretanto, ela é frequentemente receitada com algum outro medicamento com esse tipo de ação, como a hidroclorotiazida.

Isso ocorre para que ambos os ativos diminuam a pressão arterial. À medida que a losartana age dilatando os vasos sanguíneos, o agente diurético promove a eliminação de sal e água pelos rins, prolongando a vida de pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo (hipertrofia do ventrículo esquerdo).

 

Qual é a losartana original?

O medicamento de referência da losartana é o Cozaar, que foi o primeiro remédio da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina II (ARAs) a ser comercializado no mercado farmacêutico.

 

Como funciona?

Por se tratar de um bloqueador da angiotensina, a losartana diminui a pressão arterial ao impedir a constrição ou estreitamento dos vasos sanguíneos, causando a sua dilatação, permitindo que o coração bombeie o sangue com mais facilidade.

Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta, além de promover a melhora na circulação do sangue e diminuir o risco de doenças dos vasos sanguíneos, como derrame e hipertrofia ventricular esquerda (espessamento das paredes do ventrículo esquerdo do coração).

Além desses efeitos sobre a pressão, ela também ajuda a proteger os rins em caso de diabete tipo 2 e proteinúria (perda de proteína na urina por comprometimento dos rins).

 

Losartana abaixa a pressão em quanto tempo?

Em média, a losartana começa a agir nos primeiros instantes após seu consumo, com seu efeito podendo ser percebido entre 1 e 4 horas após a administração das doses e prolongando-se pelas próximas 24 horas, ou conforme a dosagem estabelecida pelo seu médico.

 

Posologia

A dose usual de losartana potássica geralmente prescrita é de 1 comprimido de 50 mg uma vez ao dia, podendo ser aumentada para 100 mg diários conforme o tipo de tratamento e a tolerância do paciente.

A grande maioria dos pacientes têm sua pressão arterial controlada na dosagem de 50 mg. Dito isso, estão descritas a seguir mais algumas recomendações de consumo aprovadas pela Anvisa:

– Para hipertensão (pressão alta): Dose de 1 comprimido de 50 mg uma vez ao dia para controle da pressão arterial, podendo ser aumentada para 100 mg conforme critério médico;

– Insuficiência cardíaca: Indica-se a dose inicial de 12,5 mg uma vez ao dia, que pode ser ampliada para 50 mg ao longo das semanas quando orientado por algum profissional da saúde;

– Para redução do risco de doença cardiovascular em casos de hipertensão e hipertrofia ventricular esquerda: inicialmente, instrui-se uma dose de 50 mg diariamente, que pode ser ampliada para 100 mg ou associada à hidroclorotiazida.

– Diabete tipo 2 e proteinúria: A dose padrão para a maioria dos pacientes é de 50 mg uma vez ao dia, podendo ser aumentada para 100 mgg diários.

Vale reforçar que cada dosagem deve ser sempre orientada pelo seu médico responsável ou cardiologista especializado com base no seu quadro clínico. Sempre siga as orientações fornecidas pelo seu médico para alcançar o objetivo do tratamento.

 

Como tomar?

De maneira geral, tome cada comprimido de losartana por via oral com o auxílio de um copo de água. Para tal, engula cada uma das doses com os comprimidos inteiros, podendo ser consumidos antes ou depois das refeições. 

Instrui-se ainda que a administração dos comprimidos aconteça todo dia sempre nos mesmos horários para auxiliar na criação de uma cadência de administração durante o tratamento. 

Tome o remédio conforme a posologia estabelecida pelo seu médico, seguindo as instruções por ele fornecidas, respeitando doses e horários, não interrompendo o tratamento. Caso tenha alguma dificuldade a respeito da ingestão dos comprimidos, consulte seu médico.

 

Posso tomar losartana 2 vezes ao dia?

Sim, as doses podem ser divididas caso haja necessidade conforme a avaliação de seu médico. Uma vez que a pressão tenha sido controlada, isto é, ocorreu a hipotensão (queda acentuada da pressão arterial), a próxima dose pode ser suspensa.

Em suma, a recomendação é de que as doses de losartana potássica sejam tomadas todas uma vez ao dia para garantir um longo período de ação do medicamento. Apesar disso, a quantidade de vezes que se pode ingeri-la pode variar para melhor adequação do paciente à medicação. 

 

Pode tomar 3 losartana de 50 por dia?

O consumo de 3 comprimidos de 50 mg por dia não é recomendado. Tomar uma dose maior do que a recomendada pelo seu médico pode causar complicações de saúde, pois isso potencializa os efeitos colaterais da medicação. 

No caso de losartana, uma medicação para a pressão, pode levar a: hipotensão, tonturas e até desmaio. Além de coceiras, anemia, alteração da função hepática, dores musculares, dores de cabeça, entre outras reações.

 

Qual a dose máxima de losartana?

De acordo com a bula de medicamentos de referência, a dose máxima diária segura liberada pela Anvisa para o consumo de losartana potássica é de 100 mg para adultos, visando o tratamento de hipertensão (pressão alta).

 

Losartana efeitos colaterais

Em suma, a losartana é bem tolerada na maioria dos pacientes, porém, assim como acontece com outros fármacos, seu uso pode ocasionar a manifestação de efeitos colaterais, não sendo de manifestação comum em todos os pacientes.

Alguns dos efeitos podem incluir:

– Tontura;

– Cansaço;

– Dores de cabeça;

– Diarreia;

– Desmaios;

– Enxaqueca;

– Quedas na pressão;

– Debilidade;

– Fadiga;

– Alteração dos batimentos cardíacos;

– Dificuldade para respirar.

Para a lista completa de efeitos colaterais, consulte a bula do medicamento prescrito pelo seu médico. Caso note o aparecimento de algum dos sintomas lá listados, informe-o imediatamente.

Losartana dá sono?

Sonolência está prevista uma das possíveis reações adversas causadas pelo consumo de losartana. É dito que esta é uma reação bastante incomum, que pode ocorrer em 1 a cada 100 pacientes.

Além disso, a substância pode causar distúrbios do sono, como pesadelos ou insônia em um número restrito de pacientes. Se você apresentar tontura ou sonolência, informe ao seu médico imediatamente. Ele saberá qual atitude tomar em seguida.

 

Losartana faz urinar?

Não é esperado qualquer efeito diurético ou aumento no volume de urina pelo uso exclusivo de losartana. Porém, é comum que ela seja associada a outros diuréticos, o que justifica essa percepção.

Caso não esteja tomando nenhum diurético e ainda, sim, note um aumento considerável na frequência urinária, é importante informar ao seu médico para que ele possa avaliar a situação. 

Todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais. Por isso, é imprescindível questionar seu profissional clínico em caso de dúvidas e preocupações.

Losartana causa impotência masculina?

Assim como vários outros medicamentos destinados ao tratamento da pressão arterial, a losartana também pode causar impotência em homens, sendo um caso bastante individual e de frequência desconhecida.

Se estiver tomando losartana e perceber sintomas de impotência sexual, consulte um médico para fazer uma avaliação dos efeitos do medicamento no seu organismo. Em caso de estar tomando outros medicamentos concomitantemente, verifique se algum deles pode causar impotência.

Losartana faz mal para o fígado?

Segundo consta no documento de registro da losartana, a manifestação de efeitos colaterais que envolvam a saúde do fígado está prevista como sendo uma reação de natureza rara (que pode ocorrer em 1 a cada 1000 pessoas), tendo como sintoma a inflamação do fígado (hepatite).

Alguns sintomas perceptíveis dessa inflamação no fígado incluem: fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, presença de urina escura e pele e os olhos amarelados (icterícia). Em quantidades normais, o risco de problemas hepáticos é baixo.

Quem toma losartana pode tomar cerveja?

Consumir bebidas alcoólicas em conjunto com medicamentos pode causar malefícios ao organismo de um paciente. Isso porque parte do medicamento tem seus efeitos potencializados pelo álcool.

Sedativos, tranquilizantes, narcóticos, álcool e analgésicos podem aumentar o efeito redutor da pressão arterial de losartana potássica + hidroclorotiazida, portanto informe ao seu médico se estiver tomando qualquer um desses medicamentos. 

 

Tomar losartana em excesso pode matar?

A superdosagem de losartana pode causar manifestações como hipotensão, caracterizada pela queda abrupta da pressão arterial (podendo causar tonturas ou desmaios pela falta de sangue suficiente no cérebro) e taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos, podendo ser regular ou não, em desacordo com o desempenho físico). 

 

Losartana causa tosse?

Sintomas de tosse referentes ao uso de losartana estão previstos como um efeito colateral de frequência incomum, que podem ocorrer em 1 a cada 100 pacientes tratados.

Se você estiver apresentando tosse após o início do tratamento com losartana, é importante considerar outras possíveis causas, tais como: refluxo gastroesofágico, gotejamento pós-nasal (secreção do nariz que escorre para a garganta), bronquite, alergias ou interações medicamentosas.

 

Tomando losartana e a pressão continua alta

É dito que a losartana começa a fazer efeito nas primeiras horas após sua ingestão, entretanto, para ela alcançar seu efeito máximo pode haver uma demora de alguns dias. 

Isso porque ela age em uma via do organismo chamada de: sistema renina-angiotensina-aldosterona. Por causa disso, sua ação se torna mais perceptível com o passar do tempo.

Caso sua pressão continue elevada depois do período de 1 mês, retorne ao seu médico cardiologista que prescreveu a dose de losartana para que ele possa reavaliar seu estado de saúde e ajustar o tratamento.

 

Onde comprar losartana?

Atualmente, há uma ampla variedade de medicamentos disponíveis para o tratamento de pressão alta. Na Drogaria Nova Esperança, você encontrará o fármaco adequado às suas necessidades. 

Pensando nisso, decidimos eleger alguns dos medicamentos mais vendidos. Veja:

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG COM 30 COMPRIMIDOS – EMS 

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG COM 30 COMPRIMIDOS – GERMED 

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG COM 30 COMPRIMIDOS – EUROFARMA

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG COM 30 COMPRIMIDOS – NEO QUÍMICA

LOSARTANA POTÁSSICA + HIDROCLOROTIAZIDA 100/25MG COM 30 COMPRIMIDOS – BIOLAB

LOSARTANA POTÁSSICA + HIDROCLOROTIAZIDA 50/12,5MG COM 30 COMPRIMIDOS – BIOLAB

LOSARTANA POTÁSSICA + HIDROCLOROTIAZIDA 100/25MG COM 30 COMPRIMIDOS – EUROFARMA

 

Fonte:

Para estruturar grande parte desta pesquisa, foram utilizadas bulas de diferentes medicamentos. Acesse o bulário da Anvisa e procure pela bula da Losartana do fabricante de sua preferência.

 

Referências:

Bula

Redação Viva Bem

Tua Saúde

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Bruno Aires

    Posts recentes

    21 de agosto de 2024

    Fluconazol: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    19 de agosto de 2024

    Dicloridrato de Betaistina: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    15 de julho de 2024

    Ciprofibrato: Para que serve, como e quem pode usar

    Leia na íntegra
    12 de julho de 2024

    Finasterida: Como funciona, posologia e preço

    Leia na íntegra
    10 de julho de 2024

    Losartana: Para que serve, como tomar e bula

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra