Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e filhos Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma

Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma

Por mais doloroso que seja o término de um relacionamento, é possível superar a dor com algumas atitudes positivas para elevar a autoestima

10 de agosto de 2023
Última atualização: 17 de agosto de 2023
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Tempo estimado de leitura: 9 Minutos

Superar o fim de um relacionamento nunca é fácil. O término e o distanciamento da pessoa com quem se teve um vínculo pode ser muito doloroso e desconfortável. Toda pessoa está suscetível a sofrer com a separação ou o divórcio.

As sensações de perda, frustração e solidão podem surgir nesse período, mas há algumas maneiras de passar por esse momento tão difícil de uma forma mais tranquila e sem tanto sofrimento, visando o bem-estar nesse processo.

Neste artigo, preparamos algumas sugestões que você poderá aplicar na sua vida para se afastar daqueles sentimentos negativos que possam surgir e se preparar para um futuro maravilhoso e feliz.

 Maneiras para ajudar você a superar a separação ou o divórcio

Há um processo natural que acontece quando um romance termina. É preciso passar pelo período de luto para que os sentimentos comecem a se reorganizar.

No entanto, é necessário vislumbrar o futuro e seguir em frente. Como não é um processo simples, listamos algumas sugestões para ajudar a se sentir melhor e mais fortalecida para enfrentar esse período.

 

Mantenha-se ocupado

Ficar com a mente ocupada é uma saída muito eficaz. Quanto mais tempo manter os pensamentos em “como poderia ter sido diferente” mais difícil será se desligar do passado.

Portanto, dedique-se ao trabalho, estudo, hobbies e atividades que possam deixar a mente entretida, afastando-se de qualquer pensamento depressivo, que faça sucumbir à tristeza.

Compartilhe seus sentimentos

Converse com os amigos mais próximos e com familiares sobre os seus sentimentos após a separação ou o divórcio. Se preferir, fale com um profissional, mas não deixe que o rancor e a raiva influenciem a sua vida, contaminando seus pensamentos.

Falar sobre o que está sentindo é uma chave fundamental para entender suas emoções e começar a colocar a vida em ordem outra vez. Além de evitar uma recaída causada pela carência e a tentação de ligar ou enviar mensagens.

Afaste-se das redes sociais

Os piores lugares para esquecer um antigo amor são as redes sociais. O afastamento ajuda não só a dar um tempo da imagem do “ex”, mas a manter a saúde mental.

Além de ficar distante das lembranças, evita a troca de mensagens que só trarão aqueles sentimentos negativos à tona.

Dê um tempo para entender seus sentimentos

Permita-se um momento de reflexão para entender o que está sentindo. Procure reconhecer as falhas e perceber em que acertou para que sirva de experiência para os próximos relacionamentos.

Lembre-se de que esse período e essas sensações não vão durar para sempre. Isso vai passar!

 

Programe atividades de que gosta

Umas das melhores dicas é esta, afinal, quem não gosta de fazer coisas divertidas, alegres e que trazem harmonia e bem-estar, não é mesmo?

Pois então já comece a fazer uma lista das coisas de que mais gosta: dançar, ir a um bom restaurante, andar de bicicleta, visitar um museu, assistir a um bom filme comendo aquela pipoca quentinha, ir à praia, levar o cachorro para passear na praça, fazer comprinhas… Há tantas coisas boas para fazer! Então, nada de ficar em casa deprimida(o).

Levante-se e vá ser feliz. Você merece!

Faça um acompanhamento psicológico

Outra dica fundamental é o acompanhamento com um profissional. Não há problema algum em reconhecer que precisa de ajuda. Ninguém é feliz o tempo todo e, se você está passando por uma separação ou divórcio, vai precisar de apoio e ajuda de alguém habilitado. É perfeitamente compreensível e você não tem que passar por tudo isso sozinha.

A função do psicólogo será trabalhar a sua mente para que ela se fortaleça, criando uma barreira para que gatilhos emocionais não afetem o seu amor-próprio, facilitando a superação.

Cuide-se mais

 

Um ponto bem importante é o fato de que você, em momento algum, pode se descuidar. Pelo contrário, deve se valorizar e se respeitar muito mais. O autocuidado vai além da aparência exterior, precisa acontecer de dentro para fora.

Com a autoestima elevada, você vai passar por esse período com muito mais confiança e de maneira mais leve.

Mude o visual quando quiser

Dando continuidade ao tópico de autocuidado, aproveite o momento para mudar o visual. Seja com uma visita ao salão de beleza – faça um corte de cabelo diferente, mude a cor -, ou uma mudança no guarda-roupa. Essas simples atitudes vão fortalecer o seu amor-próprio nesse período complicado e doloroso.

Faça atividade física

Não negligencie a sua saúde. O exercício físico não é importante só no que se refere à aparência externa. Uma atividade física, além de ajudar a cuidar da sua saúde, vai melhorar o humor.

Quando nos exercitamos, o corpo estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Sendo assim, os exercícios vão ajudar você a se sentir bem e muito mais confiante.

Visite lugares novos, conheça pessoas novas

Passear é muito bom! Alguém aí discorda?

Conhecer lugares novos, pessoas diferentes, tudo isso vai ajudar a se lembrar de que há muita coisa boa a ser vivida.

Quem sabe você até não encontra um novo amor? Mas se isso não acontecer, pelo menos você terá vivido grandes aventuras e conhecido lugares incríveis.

Convide alguns amigos para estar com você nessa jornada ou simplesmente seja você mesma(o) sua melhor companhia.

Prepare-se para recomeçar

Não adie o recomeço por mais dúvida ou medo que você possa ter do que está por vir. Nesse processo, toda ajuda é bem-vinda, inclusive de um profissional, que pode encorajar e indicar o caminho a seguir.

Foque na sua rotina e em tudo que tem para fazer. Não fique presa(o) aos hábitos passados e busque novos interesses.

Seja paciente consigo e não se cobre tanto, pois cada indivíduo tem seu tempo para passar pelos desafios do divórcio, então, siga em frente com coragem.

As qualidades do seu ou da sua “ex” podem ser encontradas em outras pessoas. Permita-se tentar novamente.

Leve o tempo que precisar para superar a separação ou o divórcio

Você não precisa estabelecer uma meta, um tempo ou criar um plano e segui-lo cegamente, afinal, não há um tempo determinado para que os sentimentos se regulem. O importante é lembrar-se de que nenhuma dor é para sempre.

Nesse processo, desapegue do passado, foque no presente e vislumbre o futuro. Não se esqueça de respeitar seu próprio tempo.

Relembrando os pontos relevantes

Não precisa esconder a sua dor, mas é fundamental lembrar-se de que um divórcio não é o fim de tudo. Os sentimentos de raiva, dor e decepção vão passar e surgirão outros sentimentos no lugar para você prosseguir com a sua vida. Faça dessa dor um combustível para o recomeço.

Reserve um tempo para se cuidar e refletir sobre os seus sentimentos, mais importante, para aproveitar a sua própria companhia e estabelecer novas perspectivas.

Mude o ambiente em que viveu com o antigo amor, pinte as paredes da casa ou mude os móveis de lugar. Tudo isso para evitar as lembranças amargas.

Siga em frente, você merece ser feliz!

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Adriana Lima

    Posts recentes

    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra