Máscaras de Proteção: Como, quando e quem deve usar?
Após o surto do novo coronavírus e perante infecções epidêmicas, o uso deste instrumento é uma das principais formas de evitar a disseminação de vírus e doenças.

Após a disseminação do COVID-19 e a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificando como estado de pandemia do novo coronavírus, as alternativas tomadas por governos e órgãos responsáveis foram de conter o avanço da doença, através de quarentenas, ‘lockdowns’ e o aconselhamento do uso obrigatório de máscaras de proteção. Este importante instrumento, de uso individual e único, é capaz de proteger as vias respiratórias de entrar com contato com o vírus, assim diminuindo a probabilidade de um possível contágio.
Logo abaixo, aqui no Blog da Drogaria Nova Esperança, destrinchamos sobre este importante item que foi acrescentado em nosso dia a dia.
Como usar corretamente uma máscara?
Sabemos que o dispositivo é um imprescindível aliado para evitar a contaminação, porém ao ser utilizado de forma errada, pode se tornar um vilão. Por conter e impedir a passagem de agentes externos à boca e ao nariz, é possível que a máscara possa impregnar o vírus em seu tecido e, com seu uso incorreto, passar para quem está utilizando-a.
Por isso, separamos algumas formas de como NÃO utilizar as máscaras de proteção e, em seguida, a forma CORRETA de uso. Confira na imagem abaixo:
Quem deve usar?
Ainda que não tenha sido imposto por todos os países e estados através de decretos ou anúncios oficiais, recomenda-se o uso da máscara por todas as pessoas que precisam sair de casa quando necessário. Porém, nem sempre foi assim.
No início do surto, as recomendações passadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde eram de que apenas pessoas com sintomas e profissionais da saúde deviam utilizar o equipamento por conta dos riscos provocados ao utilizá-la de forma incorreta. Além do uso errado, a falta do produto em mercados era um dos fatores no qual aconselhavam-se a não utilização do item.
Com o avanço da doença, os métodos de proteção gerais foram repensados pelos órgãos responsáveis. Assim, foi recomendado o uso da população geral a utilização de máscaras de proteção de qualquer tipo.
Tipos de Máscaras de Proteção
Ao ser divulgado o uso geral de máscaras de proteção pelo Ministério da Saúde, a procura pelo material, obviamente, aumentou em grande escala e com isso, provocando a sua escassez em mercados, drogarias e lojas em geral.
Por conta disso, o mundo teve que recorrer a outros tipos de máscaras, além das cirúrgicas, para evitar a disseminação do vírus. Abaixo, você confere as principais informações sobre cada tipo:
Máscaras cirúrgicas
As máscaras cirúrgicas são as mais conhecidas por serem utilizadas em hospitais, por dentistas e todos os serviços de saúde que envolvem o uso do produto. Feita à base de TNT (tecido não tecido) e descartável, ela é usada quando há o contato próximo com outra pessoa. Assim evitando o toque de gotículas e salivas.
Máscaras de tecido
Com várias camadas feitas à mão, o item, quando produzido de maneira correta, é capaz de evitar o contato de gotículas e o toque de mãos na região das vias respiratórias. Além de exercer a mesma função da cirúrgica, a máscara de tecido é reutilizável após lavagem e desintoxicação, caso o pano não esteja danificado.
A eficácia deste tipo ainda não foi comprovada pela OMS, mas como uma opção, sua utilização ainda é válida.
Máscaras N95 e PFF2
Usado normalmente por trabalhadores de áreas industriais e cirúrgicas, a máscara N95 é um EPI (Equipamento de Proteção Individual) usado para evitar o contato das nariz e boca com o ar contaminado por agentes biológicos. O produto visa absorver as partículas e microrganismos em forma de aerossol.
Com sua escassez de demanda, o uso do respirador deve ser prolongado a fim de conservar o equipamento e mantida até permanecer funcional.
Máscaras de proteção facial
Feita como um escudo para o rosto, as máscaras de proteção facial, também chamadas de Face Shield, são produzidas à base de plástico, esponja e elástico, assim capazes de proteger a parte do rosto contra gotículas e respingos de líquidos, além de evitar o contato entre as pessoas.
Resistente, reutilizável e lavável, o item deve ser descartado apenas quando há algum dano que comprometa seu funcionamento.
Máscaras de proteção com filtro de carvão ativado
Um pouco mais complexa que as demais, este tipo se baseia no uso de um filtro de carvão responsável por limitar a passagem do ar. Com isso, ela evita que microrganismos preenchidos em forma de aerossol possam se infiltrar.
Usada quando há muita poluição, o item é feito, geralmente, de nylon e pode ser reutilizável por cerca de 2 anos. Entretanto, seu filtro com camada de carbono deve ser substituído de 30 em 30 dias, no máximo.
Como lavar?
A limpeza da máscara de tecido, propriamente dito, deve ser realizada separadamente de outros tipos de tecidos e roupas, com o uso de água sanitária e detergente, deixando-a de molho com água e sabão, segundo recomendações de profissionais da saúde e do Ministério da Saúde.
Lembrando que, o instrumento é de uso individual, portanto mesmo após ser lavada, ela deve ser reutilizada pela mesma pessoa que a utilizou antes.
Como armazenar?
Ainda em seu rosto, a recomendação geral é de que lave e enxugue as mãos antes e depois de retirá-la. Pegue-a pelos elásticos sem tocar no tecido que, possivelmente, pode estar contaminado, e coloque para lavar de imediato.
Separada de outras roupas, pegue e passe com ferro quente sobre ela, guardando-a em uma área seca e limpa, é claro. Depois disso tudo, lave as mãos para prevenir a permanência de possíveis agentes externos.
E não se esqueça, utilize sempre quando for necessário sair de casa. Repita este mesmo processo toda vez que retornar, até o momento que não seja possível utilizar o produto. Aliás, quando voltar, tome os devidos cuidados e saiba o que fazer ao chegar.
Dica para quem usa óculos
Sabemos que, ao utilizar uma máscara de proteção em conjunto com óculos de grau, o ar que expelimos pelo nariz embaça a lente e provoca incômodo, certo? Por isso, nós, da Drogaria Nova Esperança, daremos dicas para te ajudar nessa questão:
1 – Respire devagar e calmamente pelas narinas e utilize a boca para expelir o ar.
2 – Amarre firmemente o elástico ou os laços de sua máscara até que ela esteja apertada em seu rosto, evitando que o vapor despejado suba.
3 – Cole a parte de cima da máscara no nariz, com micropore ou esparadrapo.
4 – Puxe boa parte de sua máscara para cima do nariz e aperte os óculos sobre ela, assim evitando subir a umidade e o vapor
Como se proteger
Pensando na sua segurança, na Drogaria Nova Esperança, você encontra a Doctor Three Máscara Tripla com 25 e 10 unidades. De modo geral, o produto de uso individual tende a proteger as vias aéreas de bactérias e vírus, para que a pessoa não venha ser contaminada.
Também existe uma segunda opção de proteção: Máscara Tripla Liv Mask com 25 e 50 unidades feitas para impedir a entrada de impurezas e agentes nocivos sobre o canal respiratório, graças à resistência proposta pelo clipe nasal presente em sua estrutura.
A importância das máscaras de proteção em uma pandemia
É notável que, a máscara de proteção é um dos itens mais importantes, se não o mais importante, a serem usado para diminuir o contágio de vírus em uma pandemia.
Por estarem em contato direto com as vias aéreas de nosso corpo, o item impede a conexão entre nosso organismo e os agentes presentes no ar.
Além de evitar esse contato em forma de aerossol, as máscaras barram o toque de mãos, salivas e líquidos, capazes de propagar a contaminação.
Por essa e outras questões, elas são eficazes em estados de emergência, tanto que, quando usada corretamente, é um dos principais responsáveis por salvar inúmeras vidas.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
