Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Oxímetro: O que é, para que serve e onde comprar?

Oxímetro: O que é, para que serve e onde comprar?

Sendo uma técnica complexa, mas de fácil realização, o uso do oxímetro é fundamental para manter a sua saúde e bem estar, podendo realizar o controle do oxigênio presente em seu corpo.

04 de dezembro de 2020
Última atualização: 4 de dezembro de 2020
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Oxímetro: O que é, para que serve e onde comprar?
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Neste post, iremos falar sobre o instrumento associado à técnica da oximetria, um teste realizado por profissionais de saúde para realizar a medição do nível de oxigênio presente no sangue do corpo do paciente. Por não ser um exame considerado “comum”, abaixo detalhamos sobre a técnica e especificamente sobre o equipamento ideal para o teste, conhecido como Oxímetro de Pulso.

O que é um Oxímetro?

Criado na década de 70 por Takuo Aoyagi e Michio Kishio, o oxímetro é um aparelho de uso simples, mas com uma complexidade considerável. O equipamento é utilizado durante a realização da oximetria que, através do uso deste aparelho, é capaz de medir a quantidade de oxigênio que está sendo transportado pelo sangue para partes do corpo mais afastadas, como braços e pernas, através de sua saturação (SPO2).

Para que serve?

Através dessa medição, o produto é usado para detectar o oxigênio presente nas veias através da transparência do fluxo sanguíneo, baseando-se na cor da hemoglobina presente em diferentes regiões do corpo humano. Por isso, é usado em clínicas, hospitais e em casa para avaliar os sinais vitais e seus possíveis incômodos decorrentes.

Tipos de Oxímetro

Atualmente, existem dois tipos de oxímetro para uso, sendo aplicados no dedo e no pulso de cada paciente. Um conhecido por sua praticidade e o outro pelas suas vastas funções. Abaixo falamos sobre ambos:

Oxímetro de Dedo

Usado, como se pressupõe, nos dedos, este tipo se destaca por ser portátil e de fácil utilização, realizando o cálculo de seus níveis com rapidez e segurança, sem provocar dor e podendo ser administrado no conforto de sua casa. Além disso, o oxímetro de dedo apresenta o resultado atual e logo após, apagado.

Oxímetro de Pulso

Este tipo se destaca por seu uso amplo, sendo considerado como “uma versão mais completa” do outro tipo mencionado. Tal fato é mencionado por conta de o Oxímetro de Pulso ser capaz de atender diversos públicos, agindo em recém-nascidos até adultos, sendo capaz de realizar o monitoramento e compartilhar para outros meios. Além de tais funções, a principal questão acerca deste formato é a possibilidade de alertar quando a saturação está abaixo ou a posição do produto está incorreta.

Como funciona um Oxímetro?

Um médico prestes a inserir o oxímetro de dedo no dedo indicador de sua paciente.

O aparelho possui sensores ópticos que convertem espectro de luz em espectro e isso é apresentado através do brilho de sua luz de LED, iluminando através do dedo/pulso e assim, conseguem visualizar os batimentos cardíacos e a saturação do oxigênio ali presente, pois a cor da hemoglobina é usada como base para saber qual será o nível apresentado.

Ambos os tipos de oxímetro atuam com esse formato, distinguindo-se em outras características específicas. Assim, os dois são capazes de exibir em sua tela qual foi o nível apresentado.

Como fazer a leitura correta?

Em caso de dúvidas ou dificuldade para utilizá-lo, recomendamos que leia o manual de usuário acompanhado à embalagem do produto ou busque ajuda com um profissional de saúde especializado. Contudo, o oxímetro é de extrema facilidade de uso, seguindo o passo a passo:

– Limpe o dedo com álcool 70%, de preferência;

– Aperte o prendedor do aparelho e coloque um de seus dedos no espaço apropriado;

– Ligue-o e espere a coleta dos resultados.

O que significa o “PI” no Oxímetro?

Detalhes do monitor de um oxímetro.

Na grande maioria das apresentações deste produto, na tela iluminada serão apresentados os seguintes itens: saturação do oxigênio (SPO2), batimentos por minuto (BPM) e o índice de perfusão (PI%). Esta última característica tem a ver com a capacidade do aparelho em medir corretamente em seu dedo. Caso apresente um número menor que 4%, significa que o oxímetro não está conseguindo realizar a leitura de forma exata. Para isso, ajuste a posição do dedo ou veja se não há o uso de esmaltes, feridas nos dedos ou alta iluminação no ambiente, pois são fatores que podem comprometer o processo.

A importância do oxigênio no sangue

O oxigênio por si só, é de extrema importância para que possamos viver através de sua absorção feita pela respiração. Por isso, o componente deve ser coletado e encaminhado pelas vias sanguíneas para os principais órgãos do corpo, como o coração e o cérebro. Quando não está presente de forma ideal, pode enfraquecer o sistema imunológico e provocar graves complicações, além de poder levar a óbito.

Qual é o resultado ideal?

Como dito anteriormente, o Índice de Perfusão deve apresentar números maiores que 4%, dando como certa a realização de sua medição. Para os batimentos cardíacos, o número varia conforme a idade e as características de cada paciente, datados logo abaixo:

Crianças até 2 anos: 120 a 140 bpm

Jovens de 8 a 17 anos: 80 a 100 bpm

Adultos sedentários: 70 a 80 bpm

Idosos: 50 a 60 bpm

Por fim, o principal item medido pelo aparelho também pode variar entre crianças e adultos, geralmente atingindo níveis de 90% a 95% para os pequenos e 95% a 100% para os seus responsáveis.

Qual é a melhor marca de Oxímetro?

Existem distintas marcas que produzem este tipo de aparelho, cada uma apresentando características próprias. Mas, como estamos falando da melhor, não podemos deixar de mencionar a empresa brasileira Multilaser. Sendo uma das maiores no segmento de eletrônicos, a marca possui oxímetros de alta qualidade, dispostos a entregar para todo o Brasil com rapidez e segurança que só eles possuem.

Onde comprar?

Já sabemos como usá-los, para que servem, quem os vende e agora, basta comprá-los, certo? Aqui na Drogaria Nova Esperança você garante o seu com um preço baixo e a certeza de entrega segura de seu aparelho, levando a manutenção de sua saúde até você. Acesse e compre o seu!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra
    Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
    10 de agosto de 2023

    Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra