Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação Propriedades da Cúrcuma

Propriedades da Cúrcuma

Com ação medicinal, a especiaria é facilmente encontrada em feiras livres com preços acessíveis e diversos benefícios para a saúde.

24 de janeiro de 2023
Última atualização: 24 de janeiro de 2023
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Tempo estimado de leitura: 8 Minutos

A cúrcuma ganhou notoriedade nos últimos tempos por suas propriedades medicinais. Vemos na internet receitas incluindo a especiaria, sendo indicada por seu efeito anti-inflamatório. Até então conhecida como um tempero, especialmente para carnes, ela é uma planta da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre.

Pode ser conhecida em alguns lugares como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, comercializada em pó, a curcumina é a substância que tem mais presença na especiaria e possui diversos benefícios para sua saúde. Você vai conferir no decorrer do nosso conteúdo como pode usá-la melhor.

O que é a cúrcuma?

Com fundo laranja e em desenho mostrando o formato das raízes da cúrcuma com a planta.

Conhecida pelo seu nome científico, a Curcuma Longa, como dito anteriormente, é da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre. É uma planta que chegou ao Brasil na década de 1980, sendo cultivada, principalmente, em regiões tropicais e subtropicais.

Geralmente, é encontrada em pó, extraído do seu rizoma, um tipo de caule. É utilizada como tempero para carne vermelha e branca, além de molhos, sopas, entre outros, pois é levemente picante, colorindo os alimentos e deixando-os mais saborosos.

 

Características da cúrcuma

Originária da Índia, a planta da cúrcuma é herbácea e perene, ou seja, suas folhas não caem. Pode atingir de 130 a 150 centímetros de altura, com folhas grandes e longas que, quando amassadas, liberam um odor característico.

O rizoma é um tipo de caule rico no corante curcumina e em óleos essenciais em toda sua estrutura. Apresenta-se na coloração alaranjada e suas flores são amarelas ou brancas, podem ser cultivadas dentro de casa, mas é uma planta que necessita de sol para poder crescer e se desenvolver.

Cúrcuma ou açafrão

Algumas pessoas confundem a cúrcuma com o açafrão verdadeiro, por serem usados como corantes e serem parecidos. Porém, é importante destacar que se obtém o açafrão verdadeiro a partir da flor e não do caule, como a cúrcuma. Além disso, o açafrão pode ser extremamente caro, chegando a custar R$ 70 por cada grama da especiaria.

O que pode confundir é que a cúrcuma é conhecida em algumas regiões como açafrão-da-Índia ou açafrão-da-terra. Porém, é possível destacar as diferenças, pois o açafrão verdadeiro é apresentado em cor mais avermelhada e, como já dito, utiliza-se sua flor.

Já a cúrcuma é parecida com o gengibre na parte externa, ao abrir encontra a cor alaranjada.

 

 

Para que serve a cúrcuma?

Usualmente, ela é utilizada como corante em alimentos, dando certa picância à comida. Mas, estudos recentes em diversas universidades têm avaliado as propriedades medicinais da planta, como sua ação sobre os problemas de inflamação intestinal, antioxidante e antibacteriana.

Além disso, a cúrcuma pode atuar sobre uma proteína superestimulada nas células de glioblastomas, que causam diversos tipos de câncer. Auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol, bem como outros benefícios à saúde.

Os benefícios

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou estudos com a planta, conforme matéria divulgada pela “Veja Saúde”. Constatou-se uma diminuição de 45 a 60% dos tumores de animais que receberam a cúrcuma, segundo o professor de bioquímica José Cláudio Moreira, entrevistado pela reportagem.

É utilizada na ayurveda, medicina desenvolvida na Índia, há cerca de seis mil anos, que acredita no equilíbrio entre o corpo, mente e alma. Atua nos efeitos neuroprotetores, no tratamento do mal de Parkinson e Alzheimer e retarda o processo de envelhecimento.

Pode ser usada para aliviar as dores de cabeça e nas articulações, como da artrite reumatoide  e controla o diabetes, pois melhora as funções das células do pâncreas.

Como usar?

Há várias formas de usar a cúrcuma, além dos temperos. Você pode ferver o rizoma, fazer uma infusão, utilizá-la em pó, em shot ou sucos de frutas. A cúrcuma ainda está presente como ingrediente em itens de perfumaria e dermocosméticos como cremes, ajudando no tratamento de problemas de pele.

Para chá, siga a receita abaixo:

– 1 colher de chá de cúrcuma em pó;

– 150ml de água fervente.

Modo de preparo: Coloque a quantidade da cúrcuma na água quente e deixe repousar por cerca de 10 minutos até amornar, beba em seguida, sendo recomendado, no máximo, 3 xícaras por dia.

Já no shot ou sucos, coloque no processador ou liquidificador cerca de 1 colher de cúrcuma e bata junto com a fruta de sua preferência. Em cápsulas, é preciso antes de tudo saber a sua necessidade, pois elas são compostas por outros ingredientes que podem causar alergia. Na Drogaria Nova Esperança você encontra os componentes e, caso tenha, a bula dos produtos, onde poderá identificar os ingredientes.

 

Advertências de uso

Especialistas recomendam a ingestão de 5g a 10g de cúrcuma ao dia, alguns sintomas podem aparecer por causa excesso de consumo da planta. É preciso observar que antes de utilizar qualquer produto de forma medicinal, mesmo que natural, você deve descartar quaisquer problemas de saúde que possam vir a afetar seu organismo.

Por exemplo, a cúrcuma não é indicada para pessoas que fazem uso de medicamentos que alteram o processo de coagulação. Em pacientes com úlceras gástricas ou distúrbios hemorrágicos, ela pode potencializar esses efeitos, agravando o caso. Além disso, ela também pode induzir ao aborto, por isso não é recomendada para gestantes, mulheres que estejam amamentando ou crianças.

Por possuir atividade anticoagulante, ela pode causar hemorragias quando utilizada em conjunto com outros medicamentos indicados para a mesma ação. Por isso, é importante sempre realizar consultas e exames de rotina para se certificar de que a cúrcuma pode ajudar você e não complicar ainda mais o seu problema de saúde. Esteja em contato constante com o seu médico, tire todas as dúvidas que você tenha para poder consumir essa especiaria sem neuras.

 

Onde comprar?

Você pode encontrar o rizoma da cúrcuma em feiras livres ou mercados grandes que oferecem uma maior variedade de frutas, legumes e verduras. Já em sua apresentação em pó, também é encontrada nas feiras livres e em lojas de produtos naturais, onde você consegue comprar a quantidade que quiser.

Já em formato de cápsulas, a Drogaria Nova Esperança possui suplementos alimentares em vários formatos e para todos os públicos adultos.

Produtos naturais têm caído no gosto ou paladar de boa parte da população, que busca cada vez mais levar um estilo de vida saudável. A facilidade do ingrediente aliado à correria do dia a dia proporciona fama para ele, ajudando as pessoas que consomem o tempero a manter uma vida mais alegre e com menos doenças.

O que achou do nosso conteúdo? Você já consome a cúrcuma ou vai passar a consumir? Conte-nos.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Tatiane Pina

    Posts recentes

    21 de agosto de 2024

    Fluconazol: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    19 de agosto de 2024

    Dicloridrato de Betaistina: Para que serve, posologia e apresentações

    Leia na íntegra
    15 de julho de 2024

    Ciprofibrato: Para que serve, como e quem pode usar

    Leia na íntegra
    12 de julho de 2024

    Finasterida: Como funciona, posologia e preço

    Leia na íntegra
    10 de julho de 2024

    Losartana: Para que serve, como tomar e bula

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra