Saiba como descartar medicamentos corretamente
Mesmo sendo uma questão sem resposta ‘oficial’, abaixo detalhamos as formas mais recomendadas de seus medicamentos, em prol da saúde do paciente e do meio ambiente.
Segundo a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os medicamentos são produtos farmacêuticos elaborados com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Ou seja, são usados para prevenir, tratar, curar e identificar doenças que podem acometer qualquer pessoa. Assim, por ser responsável pela realização de diferentes tipos de tratamento em distintos públicos, os fármacos possuem variados meios, formatos e apresentações que atendem especificamente cada consumidor da substância. Como por exemplo, existem os remédios em forma de comprimidos, cápsulas e drágeas, que se assemelham, mas são usados de distintas formas. Para identificá-los e descobrir de fato como usar o medicamento que adquiriu, é essencial que busque as informações necessárias contidas em sua bula, sendo o principal meio informativo sobre um único produto farmacêutico.
Porém, em casos como o vencimento de sua data de validade, principalmente, é requerido que estes remédios sejam descartados sem terem sido utilizados. Mas e você, sabe aonde, quando e como descartar medicamentos?
Como descartar?
O descarte do medicamento desejado deve ser realizado de forma segura e que seja feito de maneira correta. Para isso, ainda não existem regulamentações oficiais que indiquem a forma ideal de realizar tal procedimento, por isso há esta dúvida em relação ao se desfazer do produto.
Em geral, a forma mais recomendada de despojar-se do medicamento vencido é feita através do depósito em pontos de coleta específicos, localizados em unidades básicas de saúde e/ou farmácias. Porém, estes postos não estão presentes em todos os lugares, por isso, há certa dificuldade em realizar desta forma. Nesse site, você encontra o ponto de descarte mais próximo de sua localização.
Assim, mesmo não sendo o recomendado, tornou-se comum o despejamento de medicamentos em comprimidos ou líquidos nos vasos sanitários. Por se desfazerem em contato com a água, ao serem ali dispostos, os produtos farmacêuticos não colocam vidas em risco. Porém mesmo capaz de afetar de forma ruim o meio ambiente, esta forma é melhor vista comparada ao descarte com o uso de lixeiras. Além de parar em aterros e estações de tratamento que afetam ainda mais ao planeta devido à sua percolação do solo e lençol freático, o descarte através de lixeiras pode comprometer a saúde de pessoas que possam ter acesso ao fármaco, principalmente quando descartado junto à sua caixa original.
Conclusão
Por conta disso, evite o uso de fármaco vencidos e, caso seja necessário, despeje-os de forma correta, segura e apropriada à saúde em geral. Adquira apenas o necessário, seguindo a indicação específica de seu médico, pois o profissional irá saber a quantidade ideal para seu tratamento, assim evitando acúmulo de substâncias farmacológicas em sua casa. Agora você sabe como descartar os medicamentos corretamente.