Vai um chazinho? Saiba tudo sobre essa especiaria

Chá amarelado quente sendo despejado de uma jarra para uma xícara.
Você gosta de chá? Conhece todos os tipos ou os mais famosos? Desça a página e confira mais sobre essa bebida!

Quente ou frio, não importa. A verdade é que os chás são verdadeiras delícias que nos possibilitam apreciá-los a qualquer hora do dia. Seja de manhã, à tarde e até antes de dormir, uma vez que suas propriedades acalmam o corpo e a alma, induzindo a um profundo relaxamento. Para isso, pensando em destrinchar estes benefícios, a Drogaria Nova Esperança desenvolveu um post completo, assim como fez com o café, sobre os sabores e a verdadeira história de uma das bebidas mais famosas no mundo inteiro, o chá.

Os benefícios do chá

De acordo com os especialistas, a China é considerada o país de origem do chá. Isso porque, segundo a lenda, tudo começou quando o Imperador chinês Shen Nung fervia água para beber, e algumas folhas de árvores caíram próximo à sua panela.

Hoje, o líquido é bastante consumido por conta de várias propriedades que nutrem o organismo, a ponto de impedir a manifestação de desconfortos comuns e de grande impacto no cotidiano. Além do mais, através do seu uso, também é possível ter mais disposição para fazer as obrigações diárias, como explicado abaixo:

Tipos de chá

Cinco diferentes tipos de chá e seus diferentes aspectos físicos.

Decerto, há uma vasta variedade de chás preparados tanto através da água quente quanto gelada. Claro que esse detalhe varia conforme o gosto de cada pessoa, já que alguns gostam de algo mais leve, e outros, aromáticos, como os chás a seguir.

Chá de erva-doce

Com um leve sabor, o chá de erva-doce diminui os problemas estomacais, ao melhorar o papel do sistema digestivo, por meio da reposição de nutrientes, como cálcio, zinco, magnésio e cobre.

Além do mais, a especiaria também produz efeito diurético, que ameniza o inchaço e os desconfortos do tipo, atuando também no controle dos sintomas causados pelas gripes e resfriados.

Contraindicações

Como adverte os demais chás, este não pode ser consumido por gestantes, pacientes epiléticos, bebês, assim como crianças pequenas.

Chá verde

O sabor amargo deste chá esconde benefícios inimagináveis, já que o mesmo contribui com o aceleramento do metabolismo, desintoxica e desincha o corpo. Isso porque a espécie é rica em aminoácidos e cafeína, além de reduzir o colesterol ruim da corrente sanguínea, também chamado de LDL-C.

Para consumi-lo, é interessante prepará-lo até o final da tarde, para não atrapalhar a qualidade do sono. Com isso, é importante consumir no máximo seis xícaras.

Para prepará-lo, é preciso acrescentar de duas a quatro colheres de sopa para 1 litro de água fervida.

Contraindicações

Em meio a tantas vantagens, há algumas contraindicações, dado que o consumo excessivo do chá verde pode desregular algumas funções importantes do organismo. Além do mais, vale ressaltar que os pacientes com problemas hepáticos, renais, estomacais e cardiovascular não devem utilizar deste.

Caso tenha mais dúvida, é recomendado procurar ajuda de um profissional da saúde.

Chá preto

Coincidentemente, o chá preto também extraído da planta Camellia sinensis, planta de onde vem o chá verde e branco, uma vez que ele passa por um processo de fermentação, deixando a bebida mais escura que as demais.

Quanto aos seus benefícios, eles englobam efeitos antioxidantes, ao englobar nutrientes, como cafeína, vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e fósforo. Com isso, é possível prevenir o envelhecimento precoce, na redução das taxas de colesterol ruim, bem como diabetes.

Contraindicações

Bom, quanto aos malefícios, estes podem causar a desidratação do intestino, consequentemente, da prisão de ventre, além da absorção do ferro, chegando ao ponto de causar anemia.

Ainda, seu efeito excitante pode causar dor de cabeça, enjoos, irritabilidade e nervosismo.

Dicas, tipos e como cuidar dos seus cabelos

Tudo sobre a Vitamina C

Coronavírus: saiba como se prevenir desse mal invisível

Chá de hortelã

Uma curiosidade sobre a hortelã, é que suas propriedades já eram apreciadas ainda na Idade Média, mas de uma outra forma: para limpar e perfumar a casa. Com o passar dos anos, foram descobertas propriedades terapêuticas, que inclusive são verdadeiras parceiras do sistema digestivo e ótimo para a memória.

Contraindicações

Lactantes e gestantes, até mesmo pessoas com anemias, não podem usufruir do modelo de chá, dado que podem comprometer a saúde destas.

Chá mate

Extraído das folhas de uma planta medicinal chamada erva-mate, o chá é apreciado na região sul brasileira, muitas em vezes em forma de chimarrão ou tereré. Suas propriedades contêm um alto teor de cafeína, que amenizam o desconforto causado pela depressão, a ponto de deixar a pessoa com muito mais disposição.

Além do mais, este também combate o colesterol, dá uma forcinha para quem deseja emagrecer, ao expulsar as temidas gordurinhas. Além disso, protege o coração, por meio da prevenção do acúmulo de gordura e controla a diabetes.

Contraindicações

Pessoas que estejam grávidas, com insônia, ansiedade e muito nervosismo, até mesmo crianças, não podem tomar este tipo de chá, devido a concentração excessiva de cafeína.

Chá de camomila

Famoso por ajudar a acalmar, o chá de camomila praticamente controla a ansiedade e a agitação, colaborando para uma boa noite de sono, dado que a planta possui uma substância chamada glicenia – ação que ameniza o trabalho dos nervos.

A mesma também alivia o mal-estar causado pelas cólicas intestinais, além de inibir o inchaço, muitas vezes causados pelo excesso de gordura no organismo, além de fazer muito bem a pele.

Contraindicações

O chá de camomila não é indicado para gestantes, pois a mesma aumenta a probabilidade de aborto, enquanto a sua ingestão excessiva gera diarreia, insônia e vômitos.

Chá de canela

Extremamente aromático, o chá de canela também é chamado de alimento termogênico, por conta do seu efeito acelerar o trabalho do organismo, principalmente na digestão dos alimentos.

Vale destacar que a canela é considerada uma especiaria que também tem atividade anti-inflamatória. Por conta disso, o fator evita a manifestação de inflamações crônicas que possam interferir na qualidade de vida da pessoa.

Contraindicações

Não é recomendado o consumo de chá de canela para mulheres grávidas, já que há risco de aborto espontâneo.

Chá branco

Consumido há séculos, o chá branco é conhecido por proteger os danos causados pelos radicais livres que possam prejudicar o DNA. Por conta disso, ocasionando no envelhecimento precoce, além do desenvolvimento de células cancerígenas.

Suas propriedades ajudam no trabalho do organismo, ao reforçar a presença de nutrientes e proteger a mente de desconfortos que possam comprometer a concentração e bem-estar.

Contraindicações

Grávidas e mulheres que estejam em fase de amamentação, assim pessoas com desconfortos gástricos e diabéticos, só podem tomar deste tipo de chá mediante acompanhamento de um nutricionista e/ou médico especialista. O uso inadequado e excessivo pode comprometer a qualidade de vida.

Chá emagrece?

5 xícaras de chás de cores avermelhada, vermelho, laranja, amarela escura e amarela claro e, além disso, estão dispostos à frente cada xícara, suas respectivas ervas.

Sim, os chás emagrecem, desde que você tome o líquido certo. Quer dizer, só nos casos em que a planta ou semente em questão tem passado por uma análise, onde foi comprovado o seu efeito emagrecedor. Caso contrário, não é recomendado preparar chás sem este tipo de comprovação.

Desinchá

Falando em chá, você já conhece o Desinchá? Presente aqui na Drogaria Nova Esperança, ele é ideal para as pessoas que desejam emagrecer de forma saudável, e claro, sem danos e irregularidades que possam comprometer a saúde do organismo.

Suas propriedades atuam na queima de calorias e na qualidade da digestão, eliminando o inchaço e os fluidos que dão a sensação de peso. Quanto seu preparo, este é a parte mais fácil, por isso basta misturá-lo em 200ml de água quente ou gelada, vai da preferência da pessoa.

Seu uso só deve ser acontecer com o acompanhamento de um profissional da saúde, como forma de assegurar uma ação ágil e saudável.

Agora ficou fácil de escolher o chá com mais benefícios e nutrientes, não é mesmo? Aproveite para preparar o seu!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , ,