Saiba mais sobre a Artrite Reumatoide e suas características
Uma das doenças mais conhecidas e detectadas dentre o Reumatismo, a patologia pode ser tratada devidamente com um recurso específico e para isso, é necessário o máximo de informação.

Presente no grupo de mais de 200 doenças reumáticas e uma das mais comuns, a Artrite Reumatoide junto aos diferentes tipos de artrite são complicações que se encaixam no grupo do Reumatismo, o grupo que qualifica patologias inflamatórias que causam mal ao corpo humano.
Logo abaixo, falamos mais sobre este tipo específico de artrite e desmembramos tudo sobre a Artrite Reumatoide, seus sintomas, causas, tratamentos e muito mais.
O que é a Artrite Reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença autoimune e inflamatória crônica, que provoca inflamação nas membranas sinoviais, assim comprometendo as articulações do corpo, tais como mãos, joelhos, tornozelos, pé e coluna cervical.
Sem uma causa indicada de seu surgimento, a patologia pode afetar qualquer tipo de público, dentre crianças, jovens e adultos. Porém sabe-se que, geralmente, compromete a vida e o bem-estar de mulheres e homens entre 50 e 70 anos de idade.
Sintomas
Os sinais de sua ocorrência são semelhantes a outras enfermidades e desconfortos, por isso, podem ser facilmente confundidos. Geralmente, os mais comuns sintomas são dores, febre baixa, inchaço nas juntas comprometidas, mal-estar, fadiga, redução do apetite e perda de peso.
Tratamento
Simples e com formas que variam conforme sua gravidade, o tratamento da Artrite Reumatoide é realizado para a diminuição dos sintomas e preservar as funções corretas do corpo humano. Quando se dão início às crises das juntas, o recomendado é que realizem repouso contínuo.
Porém, como toda doença inflamatória, a patologia deve ser tratada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e diferentes tipos deste produto podem realizar este tratamento, mudando conforme o estágio da doença em suas articulações. Por isso, pode ser recomendado o uso das seguintes classes de fármacos:
– Analgésicos: usados para diminuir a dor provocada;
– Anti-inflamatórios não hormonais (AINH): diminuem a inflamação;
– Anti-inflamatórios Corticoides: Reduzem dor e inflamação;
– Modificadores de respostas biológicas (MRBS): responsáveis por atingir uma das substâncias que provocam os sintomas e inflamação relacionados;
– Modificadores do curso da doença (DMCD): evitam o desenvolvimento da doença e aliviam os sintomas decorrentes.
CID da Artrite Reumatoide
Usada durante diagnósticos médicos e, por estes profissionais para facilitar a distinção entre as inúmeras doenças existentes, o CID da doença possui variações, tais como as mencionadas abaixo:
M05 – Artrite reumatoide soro-positiva: em indivíduos que contém anticorpos e a presença de um agente infeccioso;
M05.3 – Artrite reumatoide com comprometimento de outros órgãos e sistemas;
M05.9 – Artrite reumatoide soro-positiva não especificada;
M06.9 – Artrite reumatoide não especificada;
M08.0 – Artrite reumatoide juvenil.
Vivendo com essa condição
Para viver bem e de forma que a doença não se apresente em períodos curtos, é necessário a realização de atividades específicas e a adequação de seus hábitos. Assim, sendo um dos principais meios de diminuir a gravidade e condicionamento da artrite reumatoide, a fisioterapia lhe ajudará em como viver se adaptando às dores nas articulações, promovendo-as maior flexibilidade e algumas “manhas” para evitar o esforço da área comprometida. Além da realização de tal procedimento médico, o início de atividade física auxilia na prevenção da perda de mobilidade no membro afetado pela doença reumática.
Pode ser curada?
Atualmente, ainda não há estudos que garantem o sucesso de procedimentos capazes de eliminar a doença de seu organismo. Porém, com o avançar da medicina e da tecnologia, os remédios criados proporcionam alívio aos sintomas incômodos e assim, mantendo-os controlados e ineficientes.
Artrite reumatoide causa morte?
Por atingir articulações que ligam o corpo ao coração, é possível que a artrite reumatoide provoque falência aos órgãos e assim, levar à morte. Além do coração afetado, a doença é responsável por óbitos derivados de pneumonia e câncer, segundo pesquisa da Universidade de Toronto.
Por isso, o cuidado de seu corpo, afim de evitar tais problemas, é de suma importância. Porém, o quanto antes diagnosticados, a chance de esterilizar os sintomas associados à doença é ainda maior. Assim, em caso de dúvidas e a necessidade de um atendimento específico e atencioso, nós da Drogaria Nova Esperança recomendamos que busque um profissional de saúde para um melhor diagnóstico.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
