Pessoa segurando o braço onde aparenta dor nos ossos.

Como tratar, os sintomas e tipos de Reumatismo

Você já sentiu algum tipo de desconforto ao tentar movimentar determinada parte do corpo e, por algum momento, pensou que fosse algo mais sério? Dependendo do caso, esta dor pode ser um indício de Reumatismo.

Com sintomas semelhantes às dores comuns que sentimos ao realizar algo em excesso ou manter-nos em uma única posição por muito tempo, para que haja um diagnóstico completo da doença, o recomendado é que procure um especialista.

O que é Reumatismo?

Reumatismo se dá a um grupo de doenças ósseas e musculares, composto por centenas de patologias que, mesmo pertencendo ao mesmo grupo, afetam diferentes áreas do corpo e com sinais incômodos distintos. Por conter uma alta variedade de problemas reumáticos, o reumatismo pode afetar qualquer tipo de pessoa, dentre homens, mulheres, crianças, adultos e idosos.

Quais são os tipos de Reumatismo?

O grupo possui mais de 200 doenças reumáticas existentes e cada uma delas possui suas características específicas. Por isso, logo abaixo destacamos abaixo algumas das mais comuns:

– Artrite Idiopática Juvenil

Doença inflamatória que acomete crianças com até 16 anos, provocando inflamação nas articulações e o comprometimento de órgãos como a pele, olhos e coração.

– Artrite Reumatoide

Artrite é uma doença inflamatória autoimune crônica que “ataca” o próprio corpo afetando as membranas sinoviais, causando inchaço nas mãos, punhos, joelhos e outras partes do corpo.

– Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome que afeta variadas partes do corpo, provocando dores na musculatura e assim surgindo sintomas de fadiga e alterações de humor.

– Gota

Esta é uma doença responsável por provocar dor, inchaço e surtos de artrite aguda secundária principalmente na regiões dos pés, devido ao excesso de ácido úrico no sangue.

– Lombalgia

Assim como seu nome se refere, a lombalgia é a dor provocada na região lombar do corpo humano, que se manifesta nas costas, nádegas e nas pernas, podendo ser aguda, subaguda ou crônica.

– Osteoartrite

Também conhecida como artrose, a osteoartrite é caracterizada pelo desgaste do tecido da cartilagem presente nos ossos, provocando dores nas mãos, pescoço, joelhos e outras articulações do corpo.

– Osteoporose

Normalmente associada aos idosos, essa doença é identificada após a falha do corpo em substituir a criação óssea natural do processo de desenvolvimento das articulações do ser humano.

Além das patologias mencionadas, aqui em nosso blog, realizamos um post sobre o Cotovelo de Tenista, uma das doenças presentes nesta categoria.

Principais sintomas de Reumatismo

Pessoa com camisa branca e forte luz vermelha em suas costas demonstrando dor excessiva.

Por seu desconforto proporcionado ao corpo, os sinais de Reumatismo são fáceis de serem notados, sendo capaz dos próprios pacientes notarem o surgimento de tal problema. Geralmente, ocorrem sintomas de dor nas articulações por longos períodos surgidos ao esticar os braços ou elevar os ombros até o pescoço. Além dos incômodos articulatórios, temos o inchaço, vermelhidão na área comprometida e dificuldade em realizar movimentos simples do dia-a-dia.

O que causa?

Como dito anteriormente, por ser um grupo grande de doenças, elas têm suas causas diferentes umas das outras. Como por exemplo, em casos de gota, o problema surge devido ao aumento de ácido úrico no sangue. Já a artrose é provocada pelo desgaste natural da cartilagem articular e por isso, normalmente afeta os idosos.

Entretanto, mesmo sendo em locais e sintomas diferentes, o grupo de doenças possui dores com causas similares, sendo provocadas através de inflamações nos ossos, nervos, tendões e ligamentos do corpo.

Como saber se tenho Reumatismo?

Além de sofrer com dores nas articulações que possam corresponder a uma das centenas presentes no grupo, você deve procurar um médico para que ele possa verificar e, caso realmente seja algum problema reumático, o profissional da saúde irá diagnosticar a doença, assim lhe prescrevendo o tratamento ideal relacionado a patologia.

Como tratar?

Médico apontando um osso em uma anatomia.

Antes de tudo, para iniciar um recurso terapêutico recomendado e correto para o cuidado de qualquer doença remanescente de Reumatismo, é necessário que procure ajuda de um especialista da área, sendo neste caso, o reumatologista. Assim, torna-se possível a execução de diferentes tipos e formas de tratar a doença que lhe aflige.

Normalmente, são usados remédios anti-inflamatórios capazes de inibir a produção de citocinas e em alguns casos, a utilização de medicamentos imunossupressores. Além do uso de medicação, a prática leve de exercícios de fortalecimento e a fisioterapia também auxiliam no tratamento de doenças reumáticas.

Quando diagnosticado rapidamente e iniciado um tratamento adequado em seus estágios iniciais, as doenças podem ser curadas e assim, evitando uma vida de desconfortos e sem dores.

Dúvidas Gerais sobre Reumatismo

Logo abaixo, você confere a resposta de algumas dúvidas pertinentes que ainda são mencionadas pelas pessoas acerca do grupo.

O que é Reumatismo no Sangue ou Febre Reumática?

Conhecida por estes dois nomes, a doença pertencente ao grupo é responsável pela inflamação das articulações (assim capacitado a estar no Reumatismo), sistema nervoso, cérebro e coração. Sendo geralmente detectada em crianças de 5 a 15 anos, a patologia é provocada por conta de uma infecção de garganta absorvida através de um microrganismo.

CID do Reumatismo

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde é o meio utilizado para classificar os tipos de doenças por sua variedade de sintomas, causas, danos provocados e muitos outros aspectos. Usado por médicos na classificação de pacientes, o CID de Reumatismo foi definido e estipulado como M79.

Conclusão

Destacando novamente, por ser um amplo grupo de problemas relacionados à cartilagem e articulações, são inúmeras as doenças que se associam a este tema. Por isso, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, disponibilizamos o e-mail de nossa redação “redacao@drogarianovaesperanca.com.br” para que você se mantenha sempre informado sobre Reumatismo e outras diversas causas. Entre em contato com a Drogaria Nova Esperança e, até a próxima!