Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Ossos: como saber se está tudo bem com eles?

Ossos: como saber se está tudo bem com eles?

Fundamentais para manutenção e força do corpo de um ser vertebrado, tais membros devem ser cuidados e protegidos a todo momento e assim como qualquer órgão, deve ser tratado com cuidado.

09 de novembro de 2020
Última atualização: 23 de novembro de 2020
Ossos: como saber se está tudo bem com eles?
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Uma das principais estruturas existentes em animais racionais e não-racionais vertebrados. presente desde a época da Idade da Pedra. E, responsável por manter indivíduos de variadas espécies se movendo corretamente. Neste post, iremos falar mais sobre os ossos e a importância destes compostos em um esqueleto.

O que é o osso?

O osso é uma estrutura revestida por um tecido conjuntivo rígido e calcificado, composto por substâncias como colágeno, cristais de hidroxiapatita e sais minerais, dispostos em duas partes: orgânica e inorgânica.

Presentes em abundância em um esqueleto normal, os ossos junto à cartilagem, formam o esqueleto que conhecemos. Assim, em um indivíduo adulto, são apresentados cerca de 206 ossos espalhados pelo corpo, conectados um ao outro, formando uma articulação.

Qual a função dos ossos?

Os ossos são de suma importância para os seres humanos e todos os animais vertebrados, ou seja, possuem vértebras. Elas são os tipos capazes de revestir a coluna vertebral e o esqueleto.

Porém, além de manter a espinha com seu funcionamento correto, as estruturas também são responsáveis por:

– Proteger importantes partes e órgãos do corpo, como o coração, os pulmões e o cérebro;

– Armazenam sais minerais após serem absorvidos, como fósforo e cálcio, além de fornecer este componente ao organismo quando é necessário o equilíbrio.

– Junto às cartilagens, dão suporte aos músculos, auxiliando em uma correta movimentação;

Além de tais importantes funções, alguns ossos são preenchidos pela medula amarela e a medula óssea vermelha que atuam como uma despensa de gordura e a produção de leucócitos, plaquetas e hemácias, respectivamente.

Quais os tipos de ossos que existem?

Complexos, os ossos podem ser classificados de duas formas:

A primeira forma de classificá-los em um esqueleto é seguindo a composição de cada parte do esqueleto, sendo a apendicular e a axial.

Esqueleto Apendicular

O esqueleto apendicular é preenchido apenas pelos membros que compõem o corpo e que se conectam ao tronco. Tais como membros superiores (do braço, antebraço e dedos), cintura, membros inferiores (perna, joelho e dedos) e cintura pélvica.

Esqueleto Axial

Constituído por cerca de 80 ossos, o esqueleto axial é preenchido pelas estruturas que formam o crânio, vértebras, costelas e o osso do peito.

Como remover a maquiagem corretamente?

É o dia deles: Conheça a História do Dia dos Pais

Afinal, você sabe limpar corretamente os seus ouvidos?

Além desta forma de classificá-los, é possível distinguir os ossos conforme seu tamanho apresentado no corpo, tendo três classificações principais: ossos curtos, planos e longos.

Ossos curtos

Presentes no carpo (ossos entre o pulso e as mãos) e o tarso (porção localizada no pé), os curtos são compostos por um osso esponjoso, sendo caracterizados por possuírem largura, comprimento e espessura equivalentes.

Ossos planos

Com sua função protetora, os ossos planos são apresentados com o comprimento maior que a sua largura e espessura, sendo coberto por fibrocartilagem, assim protegendo membros como crânio, quadril e escápula.

Ossos longos

Estes são representados por seu grande comprimento, ultrapassando a largura e espessura, os longos como o fêmur e a tíbia, possuem pontas dilatadas e são representados por revestirem ossos dos membros do corpo.

Outros tipos de ossos

Estes são denominados quando não se encaixam nos grupos que classificam conforme sua estrutura, ou seja, possuem formatos que não se enquadram acima. Irregulares (diferentes formas), pneumáticos (cavidades preenchidas de ar) e sesamoides (envolvidos por fibras e tendões) são eles.

Os problemas com o avanço da idade

Um homem idoso com camisa branca e calça bege apresentando dor em seu joelho.

Com o avançar da idade e a presença de 206 ossos no corpo humano, é possível que ocorram problemas e desconfortos nas inúmeras estruturas, assim afetando seu desempenho. Geralmente em idosos, são apresentadas doenças como a osteoporose, artrite, gota e outras doenças do Reumatismo.

Este grupo é conhecido por afetar as articulações e ossos, possuindo mais de 200 doenças que podem atingir crianças até idosos, provocando inflamações e dores, além de comprometer importantes órgãos que tais membros protegem.

Além das doenças reumáticas, existe a possibilidade de os ossos serem afetados por doenças sérias. Por exemplo, câncer, doenças renais, celíacas, inflamatórias e o ácido úrico, assim desencadeando a gota em pacientes com níveis elevados da substância.

O que fazer para manter uma qualidade de vida?

Mais um entre muitos componentes e importantes substâncias presentes no corpo humano, os ossos também devem ser cuidados com atenção. Para isso, são recomendadas ações que os mantém saudáveis.

A absorção adequada de vitamina D é uma das principais formas de manter o bom funcionamento das estruturas devido ao absorvimento de cálcio pelo organismo, podendo ser adquirido através da exposição solar e/ou gema de ovos. Porém, ao alimentar-se, é necessário que mantenha um controle de sua dieta, preservando um peso que não afete a sua saúde de forma maléfica.

Além da alimentação, os ossos são bem cuidados através de hábitos como exercícios físicos e o não-consumo de cigarros e bebidas alcoólicas em excesso, assim podendo realizar um equilíbrio correto entre o bem-estar do organismo e de seus ossos.

Conclusão

Por tudo mencionado, é de suma importância que saiba sobre os ossos que preenchem o seu corpo e qual é a necessidade de tê-los em boa forma. Para isso, antes de realizar ou consumir algo por conta própria, é ideal que mantenha seu bem-estar com a devida atenção, consultando um médico ou nutricionista para te ajudar neste cuidado.

E, para te ajudar, na Drogaria Nova Esperança você consulta alguns dos melhores preços de medicamentos, suplementos e cosméticos que podem ajudar você e seus ossos!

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra
    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra
    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho
    22 de abril de 2021

    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra