Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Cigarro: 5 vantagens e benefícios em parar de fumar

Cigarro: 5 vantagens e benefícios em parar de fumar

Utilizado na melhora de doenças e na “moda” em séculos passados, atualmente o ato de fumo é condenado por conta de seus inúmeros malefícios ao corpo.

27 de agosto de 2020
Última atualização: 23 de setembro de 2021
Cigarro: 5 vantagens e benefícios em parar de fumar
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Com uma história de fundação vasta e seu consumo derivado de séculos atrás, o cigarro, mesmo em formatos diferentes, ainda está presente até os dias de hoje. Sua primeira aparição registrada historicamente foi encontrada em um vaso maia do século X, onde foram apresentados desenhos de grupos indígenas fumando um chumaço de folhas de tabaco enroladas a um tipo de barbante. Porém, o seu uso se “espalhou” após a chegada de Cristóvão Colombo às Américas. Ao ver a cultura do povo indígena, o historiador tomou gosto e junto ao navegador Rodrigo de Xerxes, levou algumas folhas de volta. Cerca de 40 anos depois, o fumo chegou à família portuguesa que utilizava do hábito para fins medicinais e após isso, sendo comercializado aos outros países do continente. O Brasil nesta história foi um dos países no qual o produto foi um dos principais em exportação realizadas pelo Império Português.

Porém, mesmo sendo utilizado na melhora de doenças nos séculos passados, o cigarro está diretamente ligado ao tabagismo. Esta que é uma doença responsável por causar dependência física aos consumidores de nicotina, presente no produto. Com o passar dos anos, o uso de cigarros foi sendo menos recomendado, tendo a proibição a divulgação, comercialização e importação do produto por meios digitais, assim a tendência mais segura foi parar de fumar.

Atualmente, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, com cerca de 1,1 bilhão de fumantes no mundo, o produto ainda é consumido e com isso, provocando mortes e vícios por todo o mundo.

O mal que o cigarro pode fazer

Como dito, atualmente proibido de ser divulgado e consumido em lugares fechados, o cigarro é responsável por dezenas de problemas ao seu consumidor. Após ser tragado, são inúmeros os sintomas e os aspectos negativos que o produto pode provocar. Após a realização do ato, a sua fumaça chega ao cérebro em 9 segundos, chegando ao sistema nervoso central e futuramente, uma dependência. Inalado pela boca, o fumo vai direto ao coração e aos pulmões. Dessa forma, podendo provocar mais de 50 tipos de doenças de diferentes tipos, tais como cardiovasculares, respiratórias e câncer.

Por isso, logo abaixo, nós da Drogaria Nova Esperança descrevemos 5 vantagens em parar de fumar.

1 – Reduz as chances de aparecimento de incômodos

Homem de camisa laranja tossindo.

Relacionados ao consumo de cigarro, existem patologias e sinais maléficos que podem atrapalhar o restante da vida de seu consumidor, tais como tosse, ritmo cardíaco fraco, falta de ar e impotência sexual. Ao parar de consumi-lo, as chances de tais sintomas surgirem diminuem significativamente, reduzindo a possibilidade de ocorrerem após períodos de horas, meses e anos.

2 – Surgimento de doenças mais graves

Além dos sinais incômodos mencionados, o hábito é o principal fator de risco para o surgimento do câncer de pulmão, sendo o que mais mata no mundo todo. Assim, sabe-se que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Por isso, o quanto antes parar de realizá-lo, maiores são as chances de uma expectativa de vida melhor.

3 – Evita o incentivo às crianças e uma possível “transmissão” através da fumaça

Em casos de parentes paternais que possuem crianças em casa, sabe-se que a utilização do cigarro perto dos pequenos é responsável por cerca de 40% das vítimas do produto, segundo a Organização Mundial da Saúde. A inalação da fumaça é capaz de provocar o surgimento de doenças como infecções, bronquite, asma e pneumonia. Em bebês, o risco de morte é cinco vezes maior.

Tipos de Suplementos Alimentares e quem deve usar

8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

4 – Mulheres grávidas e seus bebês podem sofrer com o cigarro

Mulher gravida partindo um cigarro no meio.

Durante o período gestacional, o uso do cigarro é ainda menos recomendado, pois a substância é altamente nociva à mulher e ao seu bebê. Os riscos de aborto espontâneo, parto prematuro, deslocamento da placenta e hemorragia no útero são complicações expostas ao consumo contínuo do produto. Aos bebês, é possível que afete o seu peso e sua função pulmonar. Em mulheres que desejam engravidar um dia, o vício do tabagismo afeta e diminui a chance de uma possível gestação. Por isso, recomenda-se a parar de fumar caso queira ter filhos.

5 – Autoestima e estética do corpo

Não menos importante, o cigarro pode ser um dos responsáveis pelo surgimento precoce de rugas e ressecamento da pele, além de afetar na queda de cabelo e menos brilho aos fios. Além de tais sinais, o fumo é conhecido por prejudicar a aparência dos dentes. Devido à presença de alcatrão em sua fórmula, o produto compromete a placa bacteriana através de sua fumaça, atrapalhando a formação ideal de saliva e assim, provocando incômodos à sua placa dentária.

Conclusão

Mesmo com todos os aspectos mencionados e os muitos riscos de consumir o cigarro, o item ainda é responsável por cerca de 5 milhões de mortes no mundo. Por isso, saiba que nunca é tarde demais para parar de fumar. A interrupção de seu consumo em qualquer fase da vida, só tende a lhe promover benefícios e uma maior expectativa de vida junto à sua família.

Sabemos que é difícil de interromper o seu uso, mas são inúmeros os benefícios e as chances de uma melhora significativa. Através de ajuda psicológica, o uso adequado de medicamentos e a adequação de seus hábitos, a sua vida tende a melhorar de forma considerável. Por isso, pense a respeito.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra