Suplementos alimentares em formato de cápsulas, líquidos e em pó, armazenados em frascos amarelos diferentes e enrolados por uma fita métrica

Tipos de Suplementos Alimentares e quem deve usar

Quando se vê a necessidade de melhorar a dieta, as pessoas buscam imediatamente duas coisas: academias e suplementos. Isso porque, o acesso aos dois é muito facilitado, e não há uma contraindicação específica. São serviços práticos para os consumidores.

Porém, é muito importante que um profissional seja consultado quando a ideia é comprar suplementos alimentares, afinal, existe um tipo específico de produto para a necessidade de cada paciente.

Abaixo, descreveremos os tipos e objetivos de suplementos e o que ele pode fazer por você e quando… claro, sempre com a orientação correta.

Os tipos de suplementos alimentares

Logo quando surgiram aos montes no mercado, chegou-se a imaginar a população se alimentando apenas de suplementos alimentares em cápsulas. Isso porque, a grande variedade prometia entrar 100% da necessidade diária que precisamos de determinados compostos no organismo.

Claro que isso não seria executado né? Afinal, apesar de os suplementos ajudarem muito em nossa rotina, não há quem não tenha prazer em comer. Mas, vamos lá, quais são os tipos de suplemento?

Suplementos Hipercalóricos

O objetivo principal dos suplementos hipercalóricos é engordar. Sua composição é feita com alto teor de calorias, retiradas dos carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Normalmente o uso é recomendado para substituir uma refeição completa.

Suplementos Proteicos

Diversidade de alimentos dispostos em uma mesa preta.

As proteínas são responsáveis pelo nosso ganho de massa muscular, e é para isso que servem os suplementos proteicos. Ricos em proteínas, esse tipo pode ser exibido e apresentado de diversas formas e ajudam na recuperação do músculo. Concentradas, hidrolisadas ou isoladas, o objetivo é devolver ao corpo a força gasta.

Suplementos Termogênicos

Este é o suplemento mais buscado, pois seus objetivos são indicados para pessoas que desejam emagrecer. As composições são ricas em substâncias que aceleram o metabolismo e que agem na perda de gordura corporal. Os mais famosos incluem a cafeína e o guaraná na fórmula.

Suplementos Antioxidantes

A ação deste suplemento tem por objetivo retardar o envelhecimento. Normalmente eles são formulados por vitaminas e minerais que apresentam propriedades antioxidantes e funcionam combatendo os radicais livres produzidos naturalmente pelo corpo.

Suplementos Polivitamínicos e Minerais

Polivitamínicos agem com o objetivo de devolver ao corpo vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento e desenvolvimento do organismo, proporcionando um melhor sistema imunológico. Normalmente, são indicados quando há o indício de alguma carência vitamínica.

Suplementos Hormonais

O uso desses suplementos é bem específicos e age com a intenção de regularizar o sistema hormonal. Compostos por hormônios, cada paciente apresenta uma necessidade especifica deste tipo de suplemento que deve ser recomendado a partir de orientação médica.

Inverno, a estação mais fria do ano

Obesidade Mórbida Infantil: o que é, causas e tratamento

Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios

Qual melhor suplemento?

Carrinho de mercado com detalhes rosa carregando grandes cápsulas.

Conforme citado acima, há uma grande diversidade de suplementos alimentares, e o seu uso dependerá sempre da necessidade de cada paciente obtida a partir de exames e resultados observados pelo médico.

Portanto, não há um suplemento correto e um errado, existe o funcional para a sua saúde e aquele que pode te prejudicar.

Tomado da maneira correta, com uma dieta pré-estabelecida e uma rotina recheada de hábitos saudáveis como a prática de exercícios, o suplemento tende a ser benéfico e eficaz para potencializar os seus resultados.

Na DNE tem!

Aqui na Drogaria Nova Esperança tem uma grande variedade de suplementos alimentares, que podem ser adquiridos tanto em nossa loja física como pelo nosso site. Consulte seu médico ou nutricionista e apresente a eles seus objetivos e necessidades. Eles indicarão os tipos de suplementos alimentares certos para que você administre benefícios para sua saúde.