Mulher com as duas mãos sob o seu queixo à frente de um fundo rosa.

Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios

Produzido naturalmente pelo nosso corpo, o ácido hialurônico é uma substância presente em diversas partes, como nos ossos e músculos. Porém, estima-se que um pouco mais de 50% de sua quantidade total está em nossa pele, preenchendo os espaços entre as células, mantendo a barreira cutânea lisa, elástica, livre de ressecamento e do aparecimento de rugas; e mais hidratada.

Mas, para que serve o Ácido Hialurônico?

Os benefícios do ácido hialurônico são diversos. Isso porque, essa substância é fundamental para regeneração e reparação da estrutura dos tecidos, e por isso, é tão buscado pelas mulheres, principalmente para:

– Hidratar intensamente a pele;

– Prevenir o envelhecimento precoce;

– Inibir a incidência de linhas de expressão e rugas;

– Evitar o surgimento de olheiras;

– Controlar o aspecto de flacidez da pele;

O problema é que, com o passar dos anos, a fabricação natural de ácido hialurônico pela nossa pele diminui, fazendo com que se perca o viço e a firmeza natural que é dado justamente pela presença da substância. Para controlar esta perda, o fundamental é inseri-lo nos cuidados diários, como veremos no próximo tópico.

Apresentações do ácido hialurônico

Existem diversas formas de incluir os benefícios do ácido hialurônico no dia a dia. E suas apresentações podem ser adequadas de acordo com o que for mais confortável para as pessoas. Lembramos que, é sempre importante que um dermatologista e um médico sejam consultados, pois eles serão capazes de dizer a necessidade real que cada paciente tem da substância e o quanto administrá-la trará bons resultados.

Nem todas as pessoas sabem, mas existem sim alimentos ricos no ácido em questão. E é por eles que vamos começar as apresentações.

Ácido hialurônico nos alimentos

Alguns nutrientes contidos nos alimentos são capazes de estimular ativos naturais a serem produzidos pelo corpo, assim como o ácido hialurônico, que como vimos, pode deixar a pele mais jovem, firme e uniforme, livre dos temidos sinais de envelhecimento.

Para obter a substância através dos alimentos, na sua dieta não pode faltar:

Carnes: as bovinas, de cordeiro e de pato, possuem fibras que são grandes aliadas do ácido hialurônico, assim como contribuem para o estímulo do colágeno. É importante lembrar que o consumo deve ser moderado.

Frutas cítricas: conhecidas por sua ação natural antioxidante, este tipo de fruta é muito rico em ácido hialurônico e permite uma desaceleração no envelhecimento precoce da pele. Conheça outros tipos de frutas em nosso Blog.

Batatas: rico na substância, os diversos tipos de batata são muito recomendados para manter a pele com aspecto saudável. Isso porque, além da presença ilustre do ácido elas ainda possuem elastina, fibras e colágeno, tudo o que a cútis precisa para firmeza.

Além desses citados acima, há registros do ácido no feijão, no óleo de fígado de bacalhau, em temperos como pimenta e coentro e em verduras escuras como acelga. Para definir uma rotina alimentar que cuide da sua pele como nunca, não deixe de falar com o seu nutricionista!

Produtos com ácido hialurônico

Mulher com uma toalha em seus cabelos e com um produto à base de ácido hialurônico em seu rosto olhando-se em um espelho.

Existem diversos tipos de cremes, antioxidantes, gel facial, anti-idade e até mesmo protetores solares categorizados como dermocosméticos que apresentam o ácido hialurônico como ingrediente principal. Estes produtos normalmente são dermatologicamente testados para exercer as funções que falamos acima, como o controle do envelhecimento precoce cutâneo e o surgimento de linhas de expressão. Independentemente do tipo de pele, a substância é capaz de melhorar pequenos aspectos do seu rosto com cuidado e facilidade.

O objetivo desses itens, combinados com outras substâncias é preencher o espaço entre as células que causam a flacidez e as rugas, deixando a barreira cutânea com aspecto envelhecido. Por isso, diversos dermatologistas indicam produtos compostos com o ácido para prevenir e tratar essas, estimulando a produção natural e preenchendo por si só os incômodos apresentados na pele.

Ácido hialurônico em cápsulas

Outra forma muito comum de encontrar o ácido hialurônico é em cápsulas, como suplemento alimentar. Essa apresentação pode ser encontrada em farmácias e apesar de não precisar de receita médica para ser adquirida, é importante que o médico indique a quantidade necessária a ser suplementada junto com outros cuidados como uma rotina de skincare, o uso de protetores solares, uma alimentação rica em nutrientes e a ingestão correta de água durante o dia.

O uso contínuo das cápsulas traz diversos benefícios, controlando sim o envelhecimento precoce que causa os danos expressivos e visíveis que incomodam na pele. É importante que o consumo seja orientado profissionalmente para verificar os avanços e resultados.

O uso injetável de ácido hialurônico

O ácido hialurônico é muito utilizado em sua forma injetável para o preenchimento facial, utilizado normalmente nas rugas e linhas de expressão aparentes ao redor dos olhos, cantos da boca, testa, no volume dos lábios e bochechas e na correção de cicatrizes e olheiras.

O procedimento deve ser feito exclusivamente por profissionais como dermatologistas e cirurgiões plásticos em clínicas especializadas, tomando todos os cuidados necessários. Estima-se que o processo leva cerca de trinta minutos e duram de seis meses a dois anos, levando sempre em consideração a reação de cada organismo, a quantidade de produto injetado e os danos causados pelo envelhecimento.

Tratamentos com ácido hialurônico

Uma criança recebendo de uma médica, uma injeção em sua bochecha.

Como citamos acima, muitos são os procedimentos realizados com ácido hialurônico, principalmente os relacionados a preenchimentos faciais. O objetivo da ingestão da substância é reestruturar a pele envelhecida e melhorar o contorno facial. A aplicação pode ser feita desde a derme, de forma superficial, como de maneira subcutânea, chegando aos tecidos com agulhas e cânulas. Para realizar o tratamento, é aplicada uma anestesia local semelhante a realizada em procedimentos odontológicos.

Olheiras

Considerado um dos preenchimentos faciais mais difíceis, o realizado nas olheiras exige que a substância aplicada seja extremamente fluída, pois o objetivo é preencher a depressão e hidratar o tecido para melhorar a profundidade e a pigmentação da área localizada abaixo dos olhos.

Modelagem do nariz

Poucas pessoas conhecem a rinomodelação feita com ácido hialurônico. Com esse procedimento, é possível arrebitar a ponta do nariz, corrigir ligeiras depressões e assimetrias e até mesmo dar a aparência de um narizinho mais fino. Esse procedimento é muito procurado por quem já fez rinoplastia e ainda deseja fazer correções, visto que a modelação não mexe com a estrutura vascular das cartilagens.

Infiltração nos joelhos

O procedimento de termo médico chamado como viscossuplementação consiste em injetar ácido hialurônico nos joelhos, para tratar de doenças cartilaginosas que causam dor crônica e desgaste em pacientes diagnosticados com artrose. Por exemplo, quando a superfície óssea fica áspera. Com isso, o objetivo do ácido é justamente amortecer e lubrificar a articulação do joelho.

Indicado principalmente para pacientes que não podem tomar anti-inflamatórios, para quem já passou por procedimentos como fisioterapia e tratamentos orais e mesmo assim as dores crônicas permanecem, e para quem deseja adiar processos cirúrgicos.

O procedimento dura apelas alguns minutos, e pode exigir seções de três a cinco semanas ou aplicação única, sempre dependendo da necessidade de cada paciente. Os efeitos esperados incluem a redução da dor, o estímulo da produção própria do ácido pelo corpo, estabilização do desgaste cartilaginoso e produção de colágeno do tipo II. Além desse cuidado, o colágeno pode proporcionar muito mais benefícios em diferentes formatos.

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

Como usar corretamente os aparelhos de pressão?

Como fazer o bebê dormir à noite inteira?

Contraindicação do ácido hialurônico

O tratamento com ácido hialurônico em suas diversas apresentações não deve ser realizado por pessoas que apresentem alergia a sua fórmula. Pessoas que sejam portadoras de distúrbios de coagulação, em procedimentos injetáveis e em caso de apresentar lesões ou inflamações na região da pele. Por isso é tão importante que qualquer procedimento realizado, seja ele oral, facial ou injetável, seja consultado anteriormente pelo médico.

O ácido hialurônico na gravidez

Os diversos procedimentos realizados com ácido hialurônico só devem ser realizados com acompanhamento do médico juntamente com o dermatologista, para que seja levado em consideração os cuidados específicos com a gravidez.

Onde comprar ácido hialurônico

Além da apresentação em cápsulas, na Drogaria Nova Esperança é possível encontrar diversos dermocosméticos ricos em ácido hialurônico, recomendado por diversos dermatologistas para um tratamento cutâneo com eficácia comprovada. Consulte o seu dermatologista e confira os produtos em nossa loja!

Conclusão

São muitos os benefícios do ácido hialurônico, não é mesmo? Agora é só analisar qual a melhor maneira de tratar da sua pele e das necessidades apresentadas por ela. É importante sempre tomar os maiores cuidados. Como consultar o médico, ter uma alimentação balanceada, beber bastante água, utilizar produtos de qualidade e praticar hábitos de vida saudável. A pele deve ser tratada de dentro para fora e de fora para dentro para se manter linda, firme, jovem e saudável.