Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate
Saiba como apreciar os principais tipos de chocolate, por meio de pratos saborosos e com um alto índice de nutrição de forma rápida e totalmente saudável.

Usado como sobremesa, decoração e presente, o chocolate é uma guloseima famosa no mundo inteiro pelo seu intenso sabor que adoça qualquer ocasião.
No entanto, por trás desta doçura, ainda é possível desfrutar de benefícios que podem contribuir com a sua longevidade, já que seus componentes ajustam os níveis de colesterol e previnem doenças como o câncer.
Mas você sabe onde nasceu esta delícia tão apreciada? É o que veremos no próximo tópico aqui no Blog da Drogaria Nova Esperança. Confira!
Como é originado o chocolate?
Tem muita gente por aí achando que o chocolate nasceu “chocolate”, o que é um verdadeiro engano, uma vez que o doce é resultado do processamento de um fruto vindo da América Central: o cacau.
O primeiro passo para a sua transformação acontece quando as sementes são assadas, fermentadas e moídas. Após a etapa, são expostas ao sol para a secagem, seguido de uma espécie de torragem. Depois de alguns processos específicos, chega-se ao licor, devido a uma manteiga formada ainda no forno, seguido do cacau em pó.
Afinal, engorda ou emagrece?
Bom, esse assunto é um verdadeiro tabu, devido ao mesmo tempo que o aperitivo envolve benefícios também pode esconder malefícios quando consumido em excesso.
Desta forma, procure pegar leve na hora de apreciar a gostosura. Para saber qual a quantidade suficiente para a sua idade e estatura, é recomendado conversar com um nutricionista.
Quanto de chocolate posso ingerir diariamente?
Para comer saudavelmente, ou seja, sem culpa, é recomendado ingerir de 30 a 40g por dia de chocolate, o que equivale a uma pequena barra ou a quatro pequenos quadrados.
Dicas, tipos e como cuidar dos seus cabelos
Vai um chazinho? Saiba tudo sobre essa especiaria
Quais os tipos de pele existem? Blog da DNE
Tipos de chocolate
De fato, é possível encontrar uma farta variedade de chocolates, principalmente nos grandes supermercados. Diversas prateleiras e gondolas cedem seus espaços para embalagens de tamanhos e sabores para todos os gostos e idades, como mostrado abaixo:
Tradicional
O chocolate tradicional costuma conter um alto valor energético, que reduz a pressão arterial e colesterol ruim, também, chamado de LDL-C. Ele também pode prevenir complicações na gravidez e favorece a saúde emocional, graças ao triptofano que estimula a produção da serotonina, o hormônio do bem-estar.
Ainda, o mesmo pode ser utilizado em acompanhamento, como em bolos, canjicas e doces tradicionais, mas na dosagem certa!
Ao leite
Este tipo de doce costuma unir uma boa quantidade de cacau, leite e açúcar. Em tal formato também é possível encontrar uma boa quantidade de licor, manteiga de cacau, leite em pó ou condensado.
Uma curiosidade sobre o chocolate ao leite é que, no Brasil, a porcentagem de cacau é abaixo do padrão comercializado pela Europa, que é de 25%.
Amargo
O chocolate amargo costuma conter até 85% de açúcar a menos que o tradicional, contendo flavonoides e antioxidantes poderosíssimos. Aqui, a taxa de ácido oleico, uma espécie de gordura, é fácil de ser encontrado, além do óleo de oliva.
Meio amargo
Tão gostoso quanto os demais, o chocolate meio amargo possui de 40 a 55% de cacau, bem como manteiga de cacau e açúcar. Normalmente, são feitos de cacau torrado, quase sem adição de açúcar e leite.
Muitas pessoas, costumam utilizá-lo em sobremesas, bolos e tantas outros pratos que podem ser preparados em poucos minutos, sendo perfeito para aquelas visitas de última hora.
Branco
Embora seja um dos mais apreciados, o chocolate branco pode ser um verdadeiro inimigo das dietas, visto que quase não possui cacau e tem muito mais açúcar e gordura, a ponto de não ser considerado um chocolate real.
Na maioria dos preparos, sua receita também leva manteiga de cacau, leite e lecitina, além de diversos aromas.
No entanto, dar para usufruir do seu sabor desde que maneirado, para que o excesso não venha prejudicar o seu bem-estar futuramente.
Com esta variedade e benefícios é de dar água na boca! E você, qual é o seu favorito?
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Ideias de lanches saudáveis e práticos para levar durante o dia

Frugivorismo: o que é, benefícios e malefícios

Propriedades da Cúrcuma

O que comer antes de pedalar?

10 alimentos saudáveis para o seu café da manhã

Passiflora: Para que serve, remédios e efeitos colaterais

Conheça a Nova linha de Centrum focados em benefícios
