Bebê mamando o leite do seio de sua mãe.

Agosto Dourado, Mês da Amamentação!

Conhecido como um dos meses mais longos do ano e suas brincadeiras que tendem a considerar o mês ruim, chegamos ao oitavo mês do ano e com isso, damos início ao Agosto Dourado! A campanha que tem a mesma ideia de campanhas como Outubro Rosa, Julho Amarelo e Janeiro Branco, busca conscientizar através de campanhas com seu laço dourado, a importância e necessidade da amamentação dos bebês até os seis meses de vida.

A ação surgiu graças à um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância  (Unicef) onde foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), durante o período de 1 a 7 de agosto desde 1991, sendo no Brasil iniciada a celebração em 1999.

Produzido pelo próprio corpo da mulher, o leite materno é a bebida mais valiosa do mundo aos bebês recém-nascidos, por ser capaz de proporcionar de forma segura e rápida, milhões de células vivas, proteínas, vitaminas, anticorpos, fatores de crescimento e outras substâncias essenciais no desenvolvimento da criança.

O mês de agosto, chamado de Agosto Dourado, foi instituído como o Mês do Aleitamento Materno após ser sancionada a Lei n° 13.345, referente à celebração da SMAM em muitos países, além de definir a cor dourada como representação da campanha, por ser considerado um alimento de qualidade padrão ouro para bebês e crianças.