Frutas: sua importância e seus benefícios

6 tipos de frutas em ordem de tamanho em ordem decrescente. começando pelo abacaxi e terminando com as uvas.
Você conhece todas as frutas? Ou pelo menos os benefícios das mais conhecidas? Desça a página e conheça no Blog DNE.

Mais que essenciais para o funcionamento natural e saudável do organismo, as frutas são alimentos que devem fazer parte do cardápio de todos, independente do horário ou dia, uma vez que seus benefícios exercem funções extremamente importantes. Sendo esta uma informação desconhecida e não levada muito a sério por boa parte das pessoas, em razão disso, nós da Drogaria Nova Esperança preparamos um post completo sobre as propriedades das principais frutas e frutos que você come e deixa de comer no cotidiano.

Importância das frutas na alimentação

Descascada, em salada, aperitivo, lanche da manhã ou da tarde ou geleia! O fato é que existem inúmeras formas de preparar as frutas em prol da nossa saúde. No entanto, é mais que válido destacar que, na alimentação, estas exercem papéis fundamentais, já que seus componentes repõem vitaminas e nutrientes que nos dão energia, disposição e saúde para fazermos o que mais gostamos.

Além disso, esses pequenos e saborosos alimentos também são responsáveis pela qualidade de vida, dado que evitam a manifestação de doenças, como colesterol alto, diabetes e até câncer. Assim, para deixá-lo por dentro de outras dezenas de vantagens, destacamos as principais propriedades de cada uma delas. Confira!

Abacate

Por conter fitonutrientes, o abacate reduz os níveis de colesterol, além de proteger o organismo de radicais livres, que podem causar doenças cardiovasculares e câncer. Sua potente ação também é famosa por conter vitaminas A e do completo B, bem como sais minerais e fósforo.

Isso porque ele também assegura a saúde dos dentes e gengivas de forma rápida e eficaz. O fruto também possui gordura bem parecido com o óleo de oliva, que controla o aumento de gorduras no sangue, evitando males como problemas no coração.

Abacaxi

Para quem não sabe, o abacaxi é uma das frutas tropicais e cítricas mais conhecidas, já que engloba ação anti-inflamatória, previne doenças cardíacas e reduz dores nas articulações, e claro, ajuda na perda de peso.

Para aproveitar dos seus benefícios, é importante consumir uma fatia grossa (80g) por dia, tanto em forma de suco com uma folha de hortelã ou como aperitivo.

Açaí

Vindo do extremo Norte do Brasil, o açaí é muito consumido em polpa e bem gelado, como um tipo de sorvete. Mas as suas qualidades vão além do sabor, dado que tais propriedades evitam o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

Por ser rico em fibras, a fruta dá mais saciedade, prevenindo que a pessoa fique beliscando comidas desnecessárias ao seu bem-estar e ao organismo, o que também contribui com a regulação do intestino preguiçoso.

Acerola

Tão saborosa quanto as demais frutas, a acerola beneficia à saúde literalmente em diversos sentidos, como a visão. Isso porque ela contém vitamina C, um nutriente importantíssimo para a manutenção dos tecidos e ligamentos oculares.

Ela também ajuda a perder peso, aumenta a imunidade, melhora o trabalho do metabolismo. Até mesmo o câncer de pulmão, através de vitaminas essenciais para uma boa qualidade de vida.

Além da acerola, outras frutas são compostas por vitamina C, sendo capazes de fornecê-la ao organismo.

Banana

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil, podendo ser encontrada na maioria das feiras, mercadões e hortifrutis. Suas propriedades oferecem fibras, vitamina C e vitaminas B1, B2 E B3, acompanhados de magnésio, cobre, cálcio, ácido fólico e manganês.

Em meio a tudo isso, a banana verde também pode ser aproveitada através da biomassa, um carboidrato indigerível, que estimula o funcionamento natural do sistema digestivo, principalmente na expulsão de gorduras e açúcares maléficos à saúde. A fruta também é fonte de probióticos, que nutrem a flora intestinal na tentativa de protegê-la de agressividades.

Cacau

Produzido pelo cacauzeiro, a semente do cacau é muito apreciada em forma de chocolate, que possui seus benefícios. Porém, também consumida, sua polpa é usada em sucos e vitaminas que propõem diversas vantagens ao corpo, ao melhorar o humor, relaxar e promover uma gostosa sensação de bem-estar, distante dos níveis de stress.

Uma boa notícia dele, é que também controla a pressão arterial, melhora a saúde da pele e evita envelhecimento precoce.

Cajá

Repleto em vitamina C, o cajá protege o corpo contra doenças cardiovasculares, como AVC, derrame e infarto. Isso porque sua ação também previne a osteoporose, já que contém cálcio, magnésio e minerais que ajudam na circulação sanguínea.

Além disso, a fruta também é conhecida por evitar anemias e ajudar a emagrecer, visto que sua polpa é de baixa caloria.

Caju

Fruta para lá de tropical, o caju é um poderoso antídoto contra agentes nocivos à saúde, principalmente daqueles que se atrevem a lutar contra o sistema imunológico.

Com este viés, ainda vale destacar que sua massa é rica em zinco e vitamina C que, em conjunto, controlam a pressão arterial e o colesterol.

Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Afinal, por que não pode Glúten?

Colágeno: benefícios, para que serve e qual o melhor?

Caqui

Originário do Japão, o Caqui é um fruto levemente adocicado e muito parecido com o tomate, que inclusive é fruto também. Sua textura firme e macia esconde nutrientes essenciais para a saúde do coração, ao barrar o acúmulo de gorduras sobre as artérias.

Suas vantagens também fazem bem à visão, bem como aumenta a imunidade, promove uma gestação segura e um desenvolvimento saudável do feto.

Coco

Ótima fonte de energia, o coco possui alto índice de carboidratos, fator que resulta em mais disposição no dia a dia, já que seus principais nutrientes são enviados ao fígado transformando-os em corpos cetônicos, que combatem doenças como o Alzheimer.

Diante disso, o fruto também pode ser utilizado na dieta, dado que de sua polpa é extraído leite, óleos e cremes.

Carambola

Suculenta e tão nutritiva quanto as demais, a carambola é uma das grandes frutas cítricas e ricas em benefícios, dado que contém minerais, potássio, fibras e ácido oxálico. No mais, ela também controla a manifestação de cravos e espinhas, uma vez que seus antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento das células, evitando rugas e marcas de expressões.

Ceriguela

Cultivada na América do Sul e Central, a ceriguela oferece diversos benefícios, visto que é rica em fibras, o que combate a ansiedade e ajuda no emagrecimento de forma simples e totalmente natural.

Este tipo de fruta possui efeito cicatrizante, sendo mais que útil no tratamento de feridas e queimaduras.

Cupuaçu

O cupuaçu é cultivado na Amazônia à medida que seus benefícios à saúde também auxiliam no emagrecimento e melhora a digestão, por meio da sua função metabólica que praticamente aumenta a energia produzida pelo corpo.

Uma vez que suas propriedades também são anti-inflamatórias, estas inibem a inflamação e a dor, além de oferecer energia e muita saciedade.

Frutas dispostas em duas bandejas.

Figo

Com um alto teor de vitaminas A, B1 E B2, o figo se destaca por conter uma enzima que limpa os restos de células mortas da pele, deixando o tecido mais brilhante, e claro, protegido de agressões.

Isso porque a fruta também carrega uma farta quantidade de cálcio que reforçam o papel dos ossos, fator que repõe os nutrientes essenciais para a sua formação e resistência.

Graviola

De formato oval e com casca esverdeada de pequenos espinhos, a graviola é um verdadeiro aliado contra a insônia, já que seus componentes, além de promover relaxamento, também hidratam o organismo, na tentativa de evitar doenças estomacais, diabetes e pressão arterial.

Sua atividade retarda o envelhecimento e alivia as dores do reumatismo, já que engloba antioxidantes e substâncias antirreumáticas.

Goiaba

Pelo fato de estimular os movimentos intestinais, a goiaba é famosa por tratar diarreias e favorecer a perda de peso, uma vez que contém pectina – uma fibra que sacia e diminui a fome.

Além do mais, sua ação também cuida da pele e previne anemia, dado que pode ser aproveitada em sucos e geleias.

Jabuticaba

A jabuticaba é uma deliciosa frutinha rica em nutrientes como vitaminas C e E, bem como magnésio, fósforo e zinco. Sua propriedade é reconhecida por prevenir doenças no coração, prisão de ventre e controle da diabetes.

Ainda, ela também melhora a saúde da pele, previne anemias e ajuda a emagrecer, podendo ser aproveitada em sucos, geleias e vinhos.

Jaca

Vinda da jaqueira, a jaca é um fruto de inúmeros benefícios, visto que regula o fluxo do sangue, melhora o sistema digestivo, visão e a aparência da pele em diversos aspectos.

A jaca também oferece resistência aos ossos, dado que evita a osteoporose, artrite e outras doenças comuns nesta região.

Lichia

Considerada uma fruta exótica e de origem chinesa, a lichia é famosa por prevenir doenças no fígado, câncer e males cardiovasculares, bem como no auxílio de uma pele resistente e saudável.

Na sua polpa, é fácil encontrar proteínas, carboidratos, seguido de vitaminas B1, B1 e B3, cálcio e ferro, que promovem muito mais qualidade de vida e disposição.

Limão

Considerado um fruto versátil, o limão melhora a imunidade, principalmente no combate de gripes e resfriados. Isso porque a sua ação também ajuda a tratar a prisão de ventre, desintoxica o organismo, melhorando a aparência da pele.

Suas propriedades podem ser aproveitadas, além da refrescante limonada, em chás, aperitivos e diversos pratos tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Kiwi

Rico em pectina, o kiwi carrega uma fibra importante para o controle do colesterol que, consequentemente, também melhora a imunidade e regula o trabalho do intestino.

Nesta mesma linha, seu frescor oferece cálcio, zinco, potássio e aminoácidos extremamente importantes para a metabolização dos alimentos.

Maçã

Mundialmente conhecida no filme “Branca de Neve e os setes anões”, a maçã possui uma fibra solúvel em sua casca, que ajuda a combater o colesterol ruim, também chamado de LDL-C, e outras gorduras de mesma classificação.

Ainda, seus benefícios mesclam atividades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, protegendo também a voz e a garganta através dos taninos e flavonoides, contribuindo com o sistema digestivo e com a função cerebral.

Seus benefícios não param por aí, já que esta doce fruta também combate gastrites e úlceras, sempre de forma delicada, e claro, saudável.

Manga

Fibras, antioxidantes e enzimas: tudo isso e muitos outros nutrientes você pode encontrar em uma manga. Em média, essas frutas chegam a conter 52 calorias por cada 100 gramas, uma vez que parte de seus benefícios evitam a prisão de ventre, controla e pressão e a saúde das células.

Mamão

Saboroso e extremamente saudável, o mamão também é rico em nutrientes que estimulam o trabalho do intestino, da visão e da pele, além de reforçar o papel do organismo com a reposição de vitaminas e fibras.

O seu consumo também beneficia o funcionamento do sistema nervoso, prevenindo doenças como câncer, problemas cardíacos e Alzheimer, através de uma potente tabela nutricional.

Maracujá

De fato, o maracujá é uma das frutas que são “a cara do verão”, o que possibilita aproveitar do seu frescor o ano todo. Isso porque a sua polpa é rica em vitaminas do complexo B e C, substâncias estas que contribuem para saúde emocional e mental.

Do mesmo modo, sua casca controla os picos de insulina, principalmente nos casos de pessoas diabéticas, o que também combate o colesterol e ajuda a emagrecer. Vale destacar que suas propriedades são bastante aproveitadas em cosméticos, mas isso já é assunto para outro post. Além de todos esses benefícios, a fruta é uma das cultivações que ocorrem durante o outono.

Vai um chazinho? Saiba tudo sobre essa especiaria

Linha do Tempo do Coronavírus – A evolução dessa pandemia ao longo dos dias

Blog da DNE – Um blog pensado na sua saúde!

Marmelo

O marmelo é um fruto não muito conhecido pelos brasileiros como os citados até aqui. No entanto, suas funções são mais vantajosas do que se imagina à medida que protegem o corpo contra infecções, alivia as náuseas da gravidez e previne a infertilidade.

Cada 100g de sua polpa corresponde a 170 calorias, carregadas de 17mg de vitamina C e 2g de pura fibra alimentar.

Melancia

Fruta predileta da Magali, personagem da Turma da Mônica, a melancia é formada por 92% de água, fator que mantém o corpo bem hidratado e nutrido de açúcares naturais da fruta, também chamado de frutose.

Isso porque o consumo oferece vitaminas C e A, além de potássio e magnésio que, em conjunto, reforça o papel do sistema imunológico contra a invasão de agentes nocivos à saúde, como na prevenção de doenças do coração e câncer.

Melão

Os nutrientes presentes no melão protegem as células, resultando em um bom desenvolvimento, além de fortalecer a capacidade do sistema imunológico e na preservação da saúde dos ossos.

Uma característica desta fruta é a presença de bioflavonoides e carotenoides, que atuam na proteção do organismo, como na prevenção do câncer.

Morango

Por ser rico em antioxidantes e antocianinas, o morango combate o envelhecimento da pele, previne doenças cardiovasculares, além de melhorar a capacidade mental em diversos aspectos.

Vale destacar que o seu valor nutritivo pode ser aproveitado de diversas maneiras, como no preparo de saladas, sobremesas, sucos e vitaminas, principalmente em conjunto de outros frutos tão benéficos quanto tal.

Pera

Considerado uma das frutas mais versáteis, a pera oferece praticidade aos seus apreciadores, visto que pode ser levada para qualquer lugar, tanto crua, assada ou até cozida. No que se refere ao valor nutricional, este dispõe de vitaminas A, B e C.

No campo das doenças, o alimenta controla a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico e ossos, além de dar uma forcinha para quem deseja ficar com um corpo esbelto, já que ela é rica em fibras, o que oferece mais saciedade ao estômago.

Pêssego

Famoso por fazer bem aos olhos, o pêssego evita a degeneração da retina, principalmente com o desgaste causado com o passar dos anos. A fruta também é uma verdadeira aliada no tratamento de diabetes, fortalecimento dos dentes, além de saciar o estomago e promover ação diurética.

Pinha

Também chamada de fruta-do-conde, a pinha é rica em antioxidantes, fibras e vitamina C, que, em conjunto proporcionam o bom funcionamento do sistema digestivo e do trânsito intestinal.

A fruta também beneficia os cabelos, deixando os fios mais bonitos e saudáveis, possuindo também propriedades medicinais.

Pitanga

Extremamente saborosa, a pitanga possui uma quantidade de sais, além de vitaminas A, C, do complexo B, minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio, onde juntos contribuem para o bom funcionamento do corpo em diversos aspectos.

Pitaya

Rosada e polpa vermelha, a pitaya é responsável por melhorar o sistema imunológico, favorecer no emagrecimento, ser excelente fonte de antioxidantes e combater a diabetes, à medida que pode ser consumida em polpa natural, sucos, geleias e doces.

Pitomba

A pitomba é um fruto vindo da pitombeira, árvore muito encontrada na Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. No quesito benefício, este oferece resistência ao sistema imunológico e ao sistema vascular, além de atuar no desenvolvimento dos ossos e na formação de hemoglobinas.

Romã

Benéfica ao coração, estômago, cérebro e dentes, a romã é uma fruta exótica e super nutritiva, podendo ser encontrada em feiras e mercados. Dado que sua ação conserva a saúde das células, evitando doenças e males que possam comprometer a qualidade de vida do paciente.

Tangerina

Uma das frutas mais procuradas da feira, a tangerina é riquíssima em vitaminas A, C, fibras e potássio, uma vez que tais nutrientes melhoram a digestão e o trânsito intestinal de maneira simples e saudável.

Vale lembrar ser importante o ato de consumir o seu bagaço, já que essa é a parte mais rica em fibra.

Umbu

Natural da Caatinga, o umbu é uma fruta rica em minerais como cálcio, ferro e fósforo, onde contribui com o fortalecimento e aceleramento do metabolismo, que auxiliam em um emagrecimento rápido e saudável.

Uva

Morangos, uvas e strawberrys dispostos sobre um espaço branco, formando um círculo.

Com passagem marcante pela Bíblia, a uva é uma importante fonte de energia. Ela contém vitaminas C, do complexo B, bem como sais minerais, ferro e cálcio.

As frutas mais escuras são famosas por carregarem uma potente ação antioxidante à medida que as mais de cascas mais rosadas possuem uma espécie de atividade cardioprotetora, que controla o colesterol e formação de coágulos na corrente sanguínea.

Ainda, seu sabor também pode ser aproveitado em forma de um refrescante suco e em acompanhamentos.

Viu só quantos benefícios? Aproveite estas dicas ao seu favor, montando um cardápio variado e supernutritivo, independente da estação!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, ,