Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

Coco natural, em formato de creme e em frascos de óleo de coco.
Você sabe tudo sobre o Óleo de Coco? Seus benefícios, diferentes formatos e jeitos de utilizá-lo? Confira abaixo tudo sobre o produto!

O coco é o fruto produzido pelo coqueiro, que tem como origem o Sudeste Asiático. Para ser obtido com maior qualidade, o fruto precisa de um clima tropical prospero com chuvas regulares que apontem pancadas entre 75 – 100 cm anualmente. As árvores podem chegar até 30 metros de altura, com folhas de 4 a 6 metros. O termo coco foi dado pelos portugueses quando estiveram no território asiático na viagem de Vasco da Gama à Índia. E assim, começamos a falar sobre o óleo de coco.

Para que serve?

Também conhecido como azeite e manteiga de coco, este óleo vegetal é extremamente versátil. Isso porque, seu uso pode ser buscado para alimentação, hidratação de cabelos e pele, e como agente de limpeza com ação detergente mais sustentável.

Além disso, muitos especialistas têm indicado o consumo diário do óleo para tratar e prevenir doenças, embora existam muitos nutricionistas que não concordam com a medida visto o alto número de calorias e gorduras saturadas contidas na fórmula.

Como é feito o óleo de coco?

O óleo de coco é obtido a partir da extração da fruta, e pode ser refinado do coco seco e extravirgem, quando esses estiverem frescos. Neste último caso (extravirgem), o óleo deve ser extraído até 48 horas após a colheita.

Encontrado em estado líquido, em temperatura ambiente, o produto só fica sólido após ser submetido à baixas temperaturas. Rico em benefícios e nutrientes, ele não estraga e nem mesmo fica rançoso, com aspecto e cheiro desagradável, quando armazenado por algum tempo.

Faça óleo de coco em casa!

Para fazer óleo de coco em casa você só precisa de dois ingredientes:

– 3 copos de água de coco

– 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedaços.

Para preparar, bata os ingredientes no liquidificador e em seguida, com auxílio de um pano limpo, coloque o líquido em uma garrafa. Depois, deixe a garrafa descansar em um ambiente escuro por 48 horas e deixe-a em um lugar fresco, ao abrigo da luz por mais 6 horas.

Passado período, deixe a garrafa na geladeira por 3 horas para que o ele se solidifique. Pronto, será possível observar a separação entre o óleo e a água, que deve ser descartada.

Armazene o seu óleo de coco em recipiente com tampa, sem necessidade de ficar na geladeira.

É bom para o cabelo?

O óleo de coco ficou muito famoso quando usado nos cabelos. Isso porque, é empregado diretamente nos fios ajudando na inibição da enzima 5-alfa-redutase, que causa queda capilar. Além disso, o uso regular antes de dormir, pode deixar os cabelos mais macios e brilhosos, com aspecto mais saudável.

Para obter tais resultados, muitas mulheres combinam os poderes do óleo de coco com seus cremes de tratamento, ou com outros ingredientes como mel, maisena, bepantol, babosa e até mesmo ovo. Isso porque, ele age de maneira hidratante, devolvendo a água perdida pelos fios.

Fazendo hidratação com óleo de coco

Mulher tomando banho e com as mãos em seu cabelo, esfregando o produto de óleo de coco em seus fios.

Esse post está rico em dicas e por isso vamos ensinar uma receitinha básica de como potencializar sua hidratação capilar com o benéfico óleo de coco. Não se esqueça que além de tudo você precisa escolher os produtos corretos para o seu tipo de cabelo.

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Aplique o produto mexa por mexa em todo o cumprimento do seu cabelo, da raiz as pontas, com mais intensidade;
  2. Deixe agir por pelo menos 30 minutos e caso queira aplicar antes de dormir, também é uma boa opção;
  3. Ao acordar, lave o seu cabelo normalmente, de preferência com shampoo neutro para remoção total do óleo. Caso ache necessário, lave duas vezes.
  4. Enxague o shampoo totalmente e condicione os fios com um produto de sua preferência.

Pronto! O resultado é imediato e os cabelos ficam mais hidratados, macios e sedosos. Caso prefira, você pode misturar o óleo de coco em sua máscara de tratamento capilar.

Outros benefícios

Mas não para por aí. Além dos cabelos, o óleo traz diversos outros benefícios para a rotina de quem o utiliza. Abaixo listaremos outros vantagens conhecidas, lembrando sempre que os resultados dependem de pessoa para pessoa.

– Fortalece o sistema imunológico;

– Hidrata intensamente a barreira cutânea;

– Contribui para a perda de peso;

– Aumenta a saciedade;

– Melhora os níveis de gordura;

– Previne doenças;

– Melhora os sintomas do diabetes;

– Substitui óleos tradicionais no preparo de alimentos.

NA DNE TEM!

O óleo de coco pode ser apresentado em sua forma mais convencional líquida, em polpa de coco, em cápsula e pode ser o principal ingrediente de diversas exibições de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. Abaixo citamos alguns produtinhos que você encontra na Drogaria Nova Esperança com o melhor preço!

Óleo de coco em cápsulas Catarinense

Óleo de Coco Copra Extravirgem

Óleo de Coco Orgânico

Óleo de Coco Sem Sabor

Conclusão

O óleo de coco não é um vilão para saúde, mas seu uso exagerado pode obter o efeito reverso. Por isso, muitos nutricionistas, inclusive, não recomendam seu uso para o processo de emagrecimento, outros já o indicam.

Isso quer dizer que os benefícios do uso do óleo de coco dependerão de pessoa para pessoa e da observação dos resultados deste uso. Nos alimentos, nos diferentes tipos de pele, cabelos e na saúde no geral, provavelmente de alguma forma, ele te conquiste!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, ,