Mulher, com creme no rosto, toalha na cabeça e sorrindo com muita felicidade.

Colágeno: benefícios, para que serve e qual o melhor?

O próprio corpo produz colágeno e ele representa cerca de 30% do total desta proteína. Muito utilizado em tratamentos de beleza, incluir o colágeno na rotina alimentar pode ajudar no aumento da elasticidade e resistência; e além disso, melhora a saúde das cartilagens presentes nas articulações e fornece diversos benefícios ao sistema imunológico.

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno diminui, tornando-se muito difícil reparar a ausência desta substância que pode causar danos não só em questões estéticas, mas também pelo seu papel fundamental na locomoção no funcionamento das cartilagens.

O que é o colágeno?

Pílulas laranjas de colágenos retiradas de um frasco e sendo dispostas sobre uma superfície branca.

Fundamental para manter as células firmes, o colágeno é uma substância essencial para a saúde e quanto mais o tempo passa, fica mais difícil de fabricarmos naturalmente este composto, o que aumenta a quantidade de linhas de expressão e a flacidez tende a aparecer, além disso, os tendões e os ligamentos precisam dela para manter-se flexíveis e deixar a saúde mais resistente.
A substância, que também pode ser encontrada em alimentos como frutas ácidas, leguminosas e folhas escuras, ovos e gelatina, pode ser facilmente incluído na alimentação e seu uso previne problemas como artrite, artrose e osteoporose e as dores causadas por essas doenças. Associar seu consumo com uma rotina alimentar saudável é fundamental para prevenção de sintomas.

Quais os tipos e seus benefícios?

O colágeno é considerado a principal proteína que traz benefícios para a pele, porém existe uma variedade de tipos de colágeno que atuam de formas diferentes em diversas áreas do corpo, assim logo abaixo listamos os principais encontrados e suas propriedades. É possível utilizá-los no cuidado dos diferentes tipos de pele, qualquer que seja eles. Você confere alguns dos tipos de pele facial existentes e veja qual o melhor cuidado para a sua.

Tipo 1

O colágeno do tipo I é o mais abundante entre os tipos de colágeno e sua estrutura é encontrada nos tendões, no tecido conjuntivo frouxo e denso e na cartilagem fibrosa. Sua maior responsabilidade é dar resistência aos tendões para proporcionar maior suporte na elasticidade da pele e na saúde das juntas. Muitas pessoas também o buscam por suas propriedades estimulantes para os cabelos e unhas.

Tipo 2

Comparando as estruturas não é possível diferenciar os colágenos do Tipo 1 e do Tipo 2, que pode ser encontrado em regiões que resistem a maiores pressões, como na cartilagem elástica, nos olhos e nos discos intervertebrais. Este tipo é muito indicado para tratar artrose, graças as suas propriedades.

Tipo 3

Encontrado no tecido conjuntivo frouxo, o colágeno do tipo 3 está na artéria aorta do coração, nos pulmões dos músculos dos intestinos, fígado e no útero e nas fibras reticulares. No entanto, esse tipo ajuda a diminuir sua produção natural no corpo, sendo seus benefícios notados por meio da suplementação.

Todos esses tipos de colágeno são considerados não hidrolisado, que ajuda em reações autoimunes e contribui num melhor funcionamento de diversas atividades do corpo.

Como fazer o bebê dormir à noite inteira?

Não ignore! Aprenda a usar uma bula de forma correta

As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

Colágeno Hidrolisado

Formulado com 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas, principalmente com vitamina C. Apresentado em pó, este tipo do composto é livre de qualquer tipo de água, e no momento da fabricação as indústrias o deixam em tamanho mínimo para que o corpo consiga facilmente absorver. Assim, seu processo faz com que o colágeno entre em contato com a água e facilmente faz parte das estruturas dos tecidos.

Dentre seus benefícios, podemos citar o efeito rejuvenescedor e os benefícios para ossos e cartilagens. Além disso, o colágeno hidrolisado reduz a pressão sanguínea em animais e em humanos, sugerindo um possível mecanismo de ação via sistema vascular.

Os benefícios do colágeno

Uma mulher branca com o corpo dividido entre uma pele ressecada referente às idosas e uma pele limpa.

 

Além dos benefícios que o colágeno promove aos tendões e ligamentos, ele também é ideal para as pessoas que têm problemas como artrite, artrose e osteoporose. Também reduz possíveis dores e aumenta a mobilidade. Outros benefícios como os descritos abaixo são proporcionados pelo uso correto do colágeno.

– Fortalece unhas e os cabelos, promovendo maior elasticidades aos tecidos.

– Melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação à barreira cutânea.

– Ajuda no tratamento contra a flacidez, evitando a sensação de enrugamento da pele.

– Previne o envelhecimento precoce da pele, pois aumenta sua resistência.

– Evita e protege os desgastes das articulações, compondo as fibras que o fazem se manter firmes.

– Auxilia no tratamento e sintomas da osteoporose, inibindo as dores.

Apresentações e suas vantagens

Existem três apresentações de colágeno, que podem ser em encontradas em pó, em cápsulas e estar presente em composições dermocosméticas, como cremes faciais para tratamento cutâneo. Abaixo explicamos melhor.

Colágeno em cápsulas

Podendo ser encontrados em frascos com 30, 60, 90 e até 120 cápsulas, o colágeno deve ser consumido diariamente, principalmente antes das principais refeições feitas em um dia, mas antes um médico ou nutricionista deverão indicar a quantidade exata de consumo para necessidade de cada paciente.

Abaixo apresentamos os principais produtos em cápsulas da DNE.

Colágeno Hidrolisado Katiguá

Colágeno Hidrolisado Catarinense

Lavitan Colágeno Tipo II

Colágeno em pó

Colher de madeira coberta por colágeno branco em pó ao lado de uma folha de alface e uma vasilha branca recheada pela substância, todas sobre uma mesa de madeira.Exibido em suplementos alimentares que cuidam da saúde dos tecidos e das articulações, este tipo de apresentação pode ser adicionado a diversos alimentos como leites, sucos e vitaminas, adaptando-se facilmente na dieta diária. A quantidade exata também dependerá da necessidade de cada pessoa e o médico e o nutricionista darão as melhores instruções. É importante lembrar que após os 30 anos, a necessidade da substância aumenta.

Confira as exibições em pó da Drogaria Nova Esperança

Colágeno Hidrolisado Sabor Abacaxi

Colágeno Colgen Sabor Frutas Vermelhas

Biolab Colágeno Hidrolisado

Colágeno em cremes

Diversos dermocosméticos contém colágeno em sua composição, por conta de sua propriedade de elasticidade e firmeza para pele. Além disso, na composição do colágeno, há vitamina C e sais minerais que ajudam na renovação da pele, assim quanto mais cedo produtos à base desta proteína são aplicados, melhor se mantém a saúde cutânea.

Óleo de Amêndoas 

Goicoechea Creme 

Qual o melhor?

O colágeno pode ser utilizado para pele, cabelos, unhas, para as articulações e para os músculos e o uso é específico para cada um dos casos, sendo assim, o melhor colágeno sempre será aquele que atinge o principal objetivo de consumo do paciente e por isso deve ser determinado pelo médico para melhor utilização. Além disso, também é importante levar em consideração a forma de melhor adaptação da proteína pelo paciente, que deve consumir diariamente nos mesmos horários.

Onde Comprar?

Na Drogaria Nova Esperança você encontra os melhores preços e grande variedade das apresentações do colágeno, podendo ele ser pó ou em cápsulas. Caso seu objetivo seja administrar produtos dermocosméticos com colágeno, consulte seu dermatologista e tenha certeza de que comprará o produto certo.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o colágeno e pode, juntamente com o seu médico de confiança, traçar a melhor forma de incluir esta importante proteína em sua dieta e alimentação diária.