Como fazer o bebê dormir à noite inteira?

Berço, branco, com coberta branca, onde o bebê repousa e sono profundo segurando um ursinho, também branco. O bebê possui uma tiara branca e veste um roupinha rosa.
Diante desta dificuldade enfrentada por muitos pais, inclusive os de primeira viagem, destacamos algumas medidas que podem ajudar os baixinhos a terem uma boa noite de sono.

Quem é mãe sabe que nem sempre é tarefa fácil fazer os bebês dormirem à noite. Fatores como horário da última amamentação, a posição do berço e até leves assaduras, podem interferir facilmente na tranquilidade da criança. Sendo um dos principais incômodos dos bebês, as assaduras podem ser evitadas e cuidadas com pomadas dedicadas. Para isso, confira nosso post sobre as melhores pomadas para o seu bebê.

Isso porque é comum que os primeiros meses de vida sejam mais difíceis para a adaptação dos pequenos por diversos motivos. Um deles é devido as questões ambientais, já que na barriga da mãe é mais quentinho e praticamente sem barulho. Tudo isso acaba gerando dúvidas: Como fazer o bebê dormir à noite inteira?

Diante desta dificuldade enfrentada por muitos pais, inclusive os de primeira viagem, a Drogaria Nova Esperança destaca algumas medidas que podem ajudar os baixinhos a terem uma boa noite de sono. Confira!

A importância do bebê dormir no berço

Bebê brincando em um berço de madeira. Ele está em pé, segurando a barra de proteção do móvel.

Bebê no berço.

O berço foi criado para a própria proteção da criança, mais especificamente nos primeiros meses de vida. Uma vez que o corpo, por estar em constante fase de desenvolvimento, é extremamente sensível e delicado, exigindo um espaço que se ajuste às necessidades físicas e biológicas do bebê.

Com isso, é necessário colocá-lo bebê no móvel que foi pensado na sua própria proteção e bem-estar, o que consequentemente afastará a probabilidade dele se acostumar a dormir com os pais, prejudicando a sua independência e a intimidade do casal.

Temperatura do ambiente

A temperatura do quarto também deve ser verificada. Isso porque é recomendado que o cômodo da criança esteja entre 18 e 24º, já que a medida deixa o espaço mais agradável e ajustado às necessidades para uma noite de sono protegida e sem irritações, consequente de dias mais agradáveis.

A melhor posição para o seu bebê dormir 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os bebês devem dormir sempre de barriga para cima, e não para baixo ou de lado. A posição não é por acaso, dado que visa facilitar a respiração e evitar imprevistos que possam comprometer a qualidade do sono e a semana que vem pela frente.

Assim, a família deve ficar de olho, principalmente durante à noite, para conferir a postura em que se encontra a criança, a fim de prevenir acidentes e males do tipo.

Reserve o berço apenas para a hora do sono

É importante adaptar a criança a entender que o berço é um local para o bebê dormir à noite, ou seja, não é um ambiente apropriado para alimentação, castigo e brincadeiras. Com este hábito, ela entenderá que o móvel é apenas para repouso.

Cuidado com alimentação em excesso

Dormir de barriga cheia não é uma boa ideia, ainda mais nos primeiros meses, quando o corpo está em constante adaptação.

Sendo assim, é preciso determinar a melhor hora para alimentar a criança para que não durma de barriga cheia, muito menos vazia.

Evite aromas no quarto

Como destacado anteriormente, o começo da vida é uma fase delicada, exigindo mais atenção até na limpeza diária da casa.

Isso porque o uso de produtos com fortes aromas pode acabar irritando o trato respiratório do pequeno, ocasionando em males e doenças imprevisíveis.

Linha de Suplementos Adultos chegou! CentroActive

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

Colágeno: benefícios, para que serve e qual o melhor?

Por que não pode dormir de bruços?

 O ato de dormir de bruços pode evitar diversos desconfortos, como nas situações em que o bebê venha vomitar e estiver de barriga para cima. Simplesmente ele irá tossir, chamando a atenção dos pais, que poderão socorrer e procurar ajuda o quanto antes.

Além disso, a associação também alerta a importância de a posição ser mantida até o primeiro ano de vida. Isso faz com que o pequeno aprenda a se virar naturalmente para o lado certo.

Por fim,  você pode entender um pouco mais de como fazer o bebê dormir à noite inteira, mas vale destacar que existem outras dezenas de medidas que podem tornar a infância uma fase ainda mais divertida. Mas tudo isso só será valido com muito aprendizado para a toda a família, sempre com o acompanhamento de um Pediatra.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , ,