Vitamina C: benefícios, alimentos e até dermocosméticos

Moléculas laranjas, rosas e azuis ao lado da fórmula química da Vitamina C
Você sabe tudo sobre a Vitamina C? Quais são seus benefícios? Confira abaixo no Blog da DNE!

Conhecida quimicamente como ácido ascórbico, a vitamina C faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis e seus benefícios apresentam ações vitais para o funcionamento do nosso organismo. Nós não a produzimos, e por isso a necessidade de acrescentar alimentos ou suplementos que possam oferecer para o sistema imunológico esta vitamina tão essencial.

Sua deficiência é a principal causa do enfraquecimento do sistema imunológico, o que faz com que nossa saúde perca qualidade de vida e fiquemos mais vulneráveis a gripes, resfriados e doenças nas articulações, nos dentes, gengivas e hemorragias.

Benefícios

Por ser hidrossolúvel, a Vitamina C não se acumula em nosso organismo, o que significa que diariamente precisamos consumi-la para suprir necessidades como as que descreveremos abaixo.

  1. Prevenção do envelhecimento cutâneo

A vitamina C é essencial para proporcionar a sustentação e a firmeza da pele, pois é ela que sintetiza o colágeno e promove ação antioxidante que neutraliza os radicais livres.

  1. Proteção da imunidade

O consumo de vitamina C aumenta a produção e glóbulos brancos nas células, que são responsáveis pelo combate a microrganismos estranhos que prejudicam a nossa saúde.

  1. Inibe a incidência de gripes e resfriados

Quando nosso sistema imunológico está debilitado, ficamos mais propícios a contrair doenças como gripes e resfriados, e a falta dessa substância pode prolongar este período, porque quando o organismo contém a quantidade correta deste composto, os nutrientes são repostos e fica mais fácil de se defender deste tipo de vírus e sintomas.

  1. Auxilia na resistência óssea

Também por ser essencial na produção do colágeno, a vitamina proporciona diversos benefícios aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, sendo, portanto, essencial para que a resistência seja mantida.

Além disso, o consumo diário de vitamina C pode prevenir derrames, problemas de visão decorrentes do envelhecimento e sua ação antioxidante pode evitar câncer e processos degenerativos associados a idade. Estudos em análise ainda ligam a necessidade que o organismo tem desta vitamina a excesso de estresse, variações de humor e a queima de gorduras.

Alimentos com Vitamina C

Conforme observado acima, a vitamina C não é produzida por nosso organismo e por isso é necessário adicionarmos em nossa dieta através de alimentos. A necessidade diária que temos do composto varia de acordo com a idade e o sexo, mas estima-se que a dose recomendada respeite a tabela abaixo.

Mulheres
A PARTIR DOS 19 ANOS 75mg
GRÁVIDAS 85mg
LACTENTES 120mg

 

Crianças e adolescentes
IDADE NECESSIDADE
1 a 3 anos 15mg
4 a 8 anos 25mg
9 a 13 anos 45mg
14 a 18 anos 75mg

 

Homens
A PARTIR DOS 19 ANOS 90mg

 

Dentre os alimentos ricos em vitamina C que não podem faltar na rotina alimentar, citamos na tabela abaixo. Ao lado, colocamos a estimada quantidade do nutriente que cada alimento possui, e lembramos que embora estipulou-se uma quantidade para cada idade e sexo, o consumo também depende do valor total de calorias determinado pelo nutricionista que cada um deve ingerir ao dia, portanto, consulte um profissional e veja o quanto o seu organismo precisa.

 

Alimento Peso Quantidade estimada de Vitamina C
Repolho 65g 27mg
Couve-flor 62g 27mg
Brócolis 92g 37mg
Pimentão 100g 201,4mg
Tomate 90g 17mg
Espinafre 100g 28,1mg
Aspargo 100g 5,6mg
Lichia 100g 71,5mg
Batata Doce 100g 2,4mg
Rúcula 100g 46,3mg
Agrião 100g 43mg

 

A melhor forma de obter os nutrientes dos alimentos é consumi-los frescos, sempre buscando a melhor qualidade do produto e preparando da maneira correta que proporciona maior quantidade de benefícios absorvidos.

Frutas com Vitamina C

Duas mãos ajustando a posição de dez laranjas num formato de C.

Além dos alimentos citados acima, há muitas frutas que são excelentes fontes desta vitamina. O mais interessante, é que com mais facilidade podemos inclui-las em nossa dieta alimentar e consumi-la durante o dia, no caminho para o trabalho, faculdade e treino, além de ser uma maneira prática de colocar na lancheira das crianças.

As frutas ricas em vitamina C mais conhecidas por nós são o kiwi, a laranja, a acerola, o caju, o abacate, o mamão, a goiaba, a manga, o morango, a carambola e a tangerina. Além desses, a uma fruta típica da Amazônia que possui alto teor da vitamina e é muito utilizado para fazer sucos com este fim.

Está com dúvidas relacionadas às frutas? Acesse nosso conteúdo específico sobre o assunto e fique por dentro!

Vitamina C para o rosto

Devido a alta indicação da vitamina C como antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento cutâneo, diversas marcas de dermocosméticos investiram em linhas com este ingrediente que traz benefícios como:

– Eliminar as manchas causadas pelo sol, deixando a pele mais uniforme

– Atenuar rugas e linhas de expressões

– Proteger as células da ação dos radicais livres, por ser antioxidante

– Hidratar a pele na medida certa, sem deixá-la oleosa

– Clarear a pele, combatendo as manchas causadas por acne ou sardas

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Produtos com vitamina C

Estão sobre uma mesa de madeira, dois frascos brancos ao lado de uma laranja cortada ao meio.

Conforme falamos, a vitamina C pode trazer inúmeros benefícios para pele. Por isso, temos na Drogaria Nova Esperança diversos produtos formulados com este nutriente em diferentes apresentações, não deixe de consultar o nosso site. Recomendamos que antes de utilizar, o dermatologista seja consultado para tirar dúvidas e melhor orientar o uso. Confira abaixo alguns dos melhores produtos de nosso site!

Conclusão

A vitamina C é essencial. Isso quer dizer que os benefícios que o uso dela, seja nos alimentos, seja em produtos, é fundamental para um bom funcionamento do sistema de defesa do corpo como na melhor aparência da pele, mantendo uma maior saúde. Antes de adequar o uso deste composto, e inclui-lo em sua vida, consulte um médico ou nutricionista e veja a melhor maneira de suprir essa necessidade diária.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

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