Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios
Produzido naturalmente pelo nosso corpo, esta substância se encontra presente em ossos e músculos, auxiliando na manutenção de tais funções.

Produzido naturalmente pelo nosso corpo, o ácido hialurônico é uma substância presente em diversas partes, como nos ossos e músculos. Porém, estima-se que um pouco mais de 50% de sua quantidade total está em nossa pele, preenchendo os espaços entre as células, mantendo a barreira cutânea lisa, elástica, livre de ressecamento e do aparecimento de rugas; e mais hidratada.
Mas, para que serve o Ácido Hialurônico?
Os benefícios do ácido hialurônico são diversos. Isso porque, essa substância é fundamental para regeneração e reparação da estrutura dos tecidos, e por isso, é tão buscado pelas mulheres, principalmente para:
– Hidratar intensamente a pele;
– Prevenir o envelhecimento precoce;
– Inibir a incidência de linhas de expressão e rugas;
– Evitar o surgimento de olheiras; e
– Controlar o aspecto de flacidez da pele.
O problema é que, com o passar dos anos, a fabricação natural de ácido hialurônico pela nossa pele diminui, fazendo com que se perca o viço e a firmeza natural que é dado justamente pela presença da substância. Para controlar esta perda, o fundamental é inseri-lo nos cuidados diários, como veremos no próximo tópico.
Apresentações do ácido hialurônico
Existem diversas formas de incluir os benefícios do ácido hialurônico no dia a dia. E suas apresentações podem ser adequadas de acordo com o que for mais confortável para as pessoas. Lembramos que, é sempre importante que um dermatologista e um médico sejam consultados, pois eles serão capazes de dizer a necessidade real que cada paciente tem da substância e o quanto administrá-la trará bons resultados.
Nem todas as pessoas sabem, mas existem sim alimentos ricos no ácido em questão. E é por eles que vamos começar as apresentações.
Ácido hialurônico nos alimentos
Alguns nutrientes contidos nos alimentos são capazes de estimular ativos naturais a serem produzidos pelo corpo, assim como o ácido hialurônico, que como vimos, pode deixar a pele mais jovem, firme e uniforme, livre dos temidos sinais de envelhecimento.
Para obter a substância através dos alimentos, na sua dieta não pode faltar:
– Carnes: as bovinas, de cordeiro e de pato, possuem fibras que são grandes aliadas do ácido hialurônico, assim como contribuem para o estímulo do colágeno. É importante lembrar que o consumo deve ser moderado.
– Frutas cítricas: conhecidas por sua ação natural antioxidante, este tipo de fruta é muito rico em ácido hialurônico e permite uma desaceleração no envelhecimento precoce da pele. Conheça outros tipos de frutas em nosso Blog.
– Batatas: rico na substância, os diversos tipos de batata são muito recomendados para manter a pele com aspecto saudável. Isso porque, além da presença ilustre do ácido elas ainda possuem elastina, fibras e colágeno, tudo o que a cútis precisa para firmeza.
Além desses citados acima, há registros do ácido no feijão, no óleo de fígado de bacalhau, em temperos como pimenta e coentro e em verduras escuras como acelga. Para definir uma rotina alimentar que cuide da sua pele como nunca, não deixe de falar com o seu nutricionista!
Produtos com ácido hialurônico
Existem diversos tipos de cremes, antioxidantes, gel facial, anti-idade e até mesmo protetores solares categorizados como dermocosméticos que apresentam o ácido hialurônico como ingrediente principal. Estes produtos normalmente são dermatologicamente testados para exercer as funções que falamos acima, como o controle do envelhecimento precoce cutâneo e o surgimento de linhas de expressão. Independentemente do tipo de pele, a substância é capaz de melhorar pequenos aspectos do seu rosto com cuidado e facilidade.
O objetivo desses itens, combinados com outras substâncias é preencher o espaço entre as células que causam a flacidez e as rugas, deixando a barreira cutânea com aspecto envelhecido. Por isso, diversos dermatologistas indicam produtos compostos com o ácido para prevenir e tratar essas, estimulando a produção natural e preenchendo por si só os incômodos apresentados na pele.
Ácido hialurônico em cápsulas
Outra forma muito comum de encontrar o ácido hialurônico é em cápsulas, como suplemento alimentar. Essa apresentação pode ser encontrada em farmácias e apesar de não precisar de receita médica para ser adquirida, é importante que o médico indique a quantidade necessária a ser suplementada junto com outros cuidados como uma rotina de skincare, o uso de protetores solares, uma alimentação rica em nutrientes e a ingestão correta de água durante o dia.
O uso contínuo das cápsulas traz diversos benefícios, controlando sim o envelhecimento precoce que causa os danos expressivos e visíveis que incomodam na pele. É importante que o consumo seja orientado profissionalmente para verificar os avanços e resultados.
O uso injetável de ácido hialurônico
O ácido hialurônico é muito utilizado em sua forma injetável para o preenchimento facial, utilizado normalmente nas rugas e linhas de expressão aparentes ao redor dos olhos, cantos da boca, testa, no volume dos lábios e bochechas e na correção de cicatrizes e olheiras.
O procedimento deve ser feito exclusivamente por profissionais como dermatologistas e cirurgiões plásticos em clínicas especializadas, tomando todos os cuidados necessários. Estima-se que o processo leva cerca de trinta minutos e duram de seis meses a dois anos, levando sempre em consideração a reação de cada organismo, a quantidade de produto injetado e os danos causados pelo envelhecimento.
Tratamentos com ácido hialurônico
Como citamos acima, muitos são os procedimentos realizados com ácido hialurônico, principalmente os relacionados a preenchimentos faciais. O objetivo da ingestão da substância é reestruturar a pele envelhecida e melhorar o contorno facial. A aplicação pode ser feita desde a derme, de forma superficial, como de maneira subcutânea, chegando aos tecidos com agulhas e cânulas. Para realizar o tratamento, é aplicada uma anestesia local semelhante a realizada em procedimentos odontológicos.
Olheiras
Considerado um dos preenchimentos faciais mais difíceis, o realizado nas olheiras exige que a substância aplicada seja extremamente fluída, pois o objetivo é preencher a depressão e hidratar o tecido para melhorar a profundidade e a pigmentação da área localizada abaixo dos olhos.
Modelagem do nariz
Poucas pessoas conhecem a rinomodelação feita com ácido hialurônico. Com esse procedimento, é possível arrebitar a ponta do nariz, corrigir ligeiras depressões e assimetrias e até mesmo dar a aparência de um narizinho mais fino. Esse procedimento é muito procurado por quem já fez rinoplastia e ainda deseja fazer correções, visto que a modelação não mexe com a estrutura vascular das cartilagens.
Infiltração nos joelhos
O procedimento de termo médico chamado como viscossuplementação consiste em injetar ácido hialurônico nos joelhos, para tratar de doenças cartilaginosas que causam dor crônica e desgaste em pacientes diagnosticados com artrose. Por exemplo, quando a superfície óssea fica áspera. Com isso, o objetivo do ácido é justamente amortecer e lubrificar a articulação do joelho.
Indicado principalmente para pacientes que não podem tomar anti-inflamatórios, para quem já passou por procedimentos como fisioterapia e tratamentos orais e mesmo assim as dores crônicas permanecem, e para quem deseja adiar processos cirúrgicos.
O procedimento dura apelas alguns minutos, e pode exigir seções de três a cinco semanas ou aplicação única, sempre dependendo da necessidade de cada paciente. Os efeitos esperados incluem a redução da dor, o estímulo da produção própria do ácido pelo corpo, estabilização do desgaste cartilaginoso e produção de colágeno do tipo II. Além desse cuidado, o colágeno pode proporcionar muito mais benefícios em diferentes formatos.
Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate
Como usar corretamente os aparelhos de pressão?
Como fazer o bebê dormir à noite inteira?
Contraindicação do ácido hialurônico
O tratamento com ácido hialurônico em suas diversas apresentações não deve ser realizado por pessoas que apresentem alergia a sua fórmula. Pessoas que sejam portadoras de distúrbios de coagulação, em procedimentos injetáveis e em caso de apresentar lesões ou inflamações na região da pele. Por isso é tão importante que qualquer procedimento realizado, seja ele oral, facial ou injetável, seja consultado anteriormente pelo médico.
O ácido hialurônico na gravidez
Os diversos procedimentos realizados com ácido hialurônico só devem ser realizados com acompanhamento do médico juntamente com o dermatologista, para que seja levado em consideração os cuidados específicos com a gravidez.
Onde comprar ácido hialurônico
Além da apresentação em cápsulas, na Drogaria Nova Esperança é possível encontrar diversos dermocosméticos ricos em ácido hialurônico, recomendado por diversos dermatologistas para um tratamento cutâneo com eficácia comprovada. Consulte o seu dermatologista e confira os produtos em nossa loja!
Conclusão
São muitos os benefícios do ácido hialurônico, não é mesmo? Agora é só analisar qual a melhor maneira de tratar da sua pele e das necessidades apresentadas por ela. É importante sempre tomar os maiores cuidados. Como consultar o médico, ter uma alimentação balanceada, beber bastante água, utilizar produtos de qualidade e praticar hábitos de vida saudável. A pele deve ser tratada de dentro para fora e de fora para dentro para se manter linda, firme, jovem e saudável.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

Mitos sobre os cuidados com a pele que você deve evitar

Saiba mais sobre o Sérum

Como cuidar de cílios e sobrancelhas

Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
