Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Beleza Como cuidar e fazer a barba crescer?

Como cuidar e fazer a barba crescer?

Ter ou não ter barba? Fazer ela crescer é difícil, mas manter ela sempre bonita é um desafio, entenda como cuidar e fazer a barba crescer!

02 de agosto de 2021
Última atualização: 3 de agosto de 2021
Como cuidar e fazer a barba crescer?
Tempo estimado de leitura: 12 Minutos

Possuir uma barba com muitas falhas ou simplesmente não ter pode acabar deixando a maioria dos homens para baixo, já que ter ela enorme e preenchida é uma moda masculina que existe há muito tempo. E assim, que surge a pergunta, como cuidar e fazer a barba crescer?

Desde o Egito Antigo, os pelos do corpo eram usados para diferenciar os membros da sociedade egípcia, como a nobreza, que cultivavam a barba como um sinal de seu status. Já entre os gregos o uso era bastante comum. Como podemos ver imagens de famosos filósofos gregos que eram sempre acompanhadas de uma grande barba.

Entretanto, poucos tem a opção ter uma barba, graças a genética que possui uma grande culpa no problema ou no sucesso de ter. No entanto, existem maneiras naturais que usadas diariamente ajudam no crescimento dos pelos. Claro que junto com produtos certos, cresce mais rápido. E vamos ajudar você a cuidar melhor do seu rosto para que cresça mais pelos e de forma saudável.

Com quantos anos a barba começa a crescer?

Fundo branco, com um menino aparentemente 10 anos, com uma camisa azul e um bigode falso.

Antes de mais nada, precisa-se chegar em uma idade ideal para começarem a crescer, e é no início da adolescência, entre os 15 e 18 anos, que aparecem os primeiros pelos. Sim, tudo vai depender da genética, caso tenha 20 anos e não apareceu nada, vale conversar com seu pai e avô para saber como foi que aconteceu com eles e procurar soluções, já que a barba para de crescer entre os 25 e 28 anos.

Como fazer a barba crescer?

Com a idade já estabelecida, vamos para algumas dicas de como fazer a barba crescer, de forma mais rápida e natural.

1. Pratique atividade física

Homem de camisa preta, fones de ouvido e short azul se alongando e sorrindo

A testosterona é o hormônio principal para o crescimento dos pelos, e por isso alguns homens podem ter pouca produção desta substância e terão mais dificuldade para crescer a barba. Entretanto, uma das melhores formas de aumentar este hormônio é fazendo exercícios físicos diariamente.

Exercícios de musculação feitos na academia com pesos estimulam a produção de testosterona e, por isso, é recomendado que a pessoa realize atividade física de forma regular e intensa durante pelo menos 30 minutos usando halteres, barras e elásticos, sempre deixando o corpo mexendo.

Muitos homens, acabam tendo uma baixa produção de testosterona, e isso pode ser chamada de menopausa masculina. Ficou curioso? Confira mais sobre o assunto em nosso blog sobre a Andropausa no homem.

2. Coma alimentos com vitamina B

Fazer uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, como B1, B6 e B12, são de extrema importância para o crescimento da barba e do cabelo, assim ajudando ambos crescerem mais rápido. Então, alimentos como castanha do Pará, banana, abacate ou salmão são ótimos para adicionar em sua alimentação.

Além disso, alimentos ricos em proteína também podem estar relacionados com o crescimento da barba, sendo também recomendado ingerir mais carne branca, ovos, leite e queijo.

3. Esfolie o rosto

Fazer uma manutenção na pele é sempre muito importante, e fazer uma esfoliação chega a ser fundamental para a remoção das células mortas que podem estar bloqueando o caminho dos pelos. Além de tirar a sujeira, que acaba facilitando o trabalho dos folículos.

Entretanto, para completar a esfoliação, é recomendado hidratar o rosto, pelo menos uma vez ao dia, para permitir que a pele fique hidratada e que os fios passem mais facilmente pelo poro.

Você pode comprar um esfoliante para barba clicando aqui, ou indo em nosso site, Drogaria Nova Esperança, para e comprar um de sua preferência.

4. Durma bem

Ter uma boa noite de sono, ou seja, dormir mais de 5 horas seguidas, pode aumentar a produção de testosterona e diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse, que interfere negativamente na produção de testosterona.

Também deve-se dedicar 2 horas por dia para relaxar e realizar atividades de lazer, como ler, ver televisão ou passear.

5. Utilize óleo

A aplicação do óleo no rosto não só melhora a aparência da sua barba, hidratando, como também melhora a saúde da sua pele. Além de fortalecer os fios e reduzir a queda.

Você pode comprar este tipo de produtos em nosso site, ou clicando aqui, Óleo de Barba 4 por 1 ou Óleo Hidratante da Barba de Respeito.

6. Evite coçar e aparar

De fato, no início do crescimento da barba é normal sentir uma certa coceira. Isso se dá por motivos, um deles a falta de hidratação. O uso de shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete podem ressecar a pele do rosto, removendo a hidratação natural.

É ideal não mexer demais nos fios, nem aparar demais, já que pode acabar deixando os fios mais curtos que o esperado. Deixe que eles cresçam sem interrupções e só depois de algumas semanas você vai poder modelá-la.

7. Use produtos

Caso você tenha muitas falhas ou não tem crescido como você deseja, é recomendável o uso de produtos para a barba crescer. Você pode comprar o Blend da Barba de Respeito, que possui composto de princípios ativos naturais que promovem uma ação estimulante e que nutre o bulbo capilar, favorecendo assim o crescimento dos fios, deixando macia e sedosa.

Como cuidar da barba?

Homem barbudo de camisa preta e com óculos escuros, mostrando sua barba feita

Se você já tem uma barba que lhe agrada, porém não sabe como cuidar melhor, daremos algumas dicas de como cuidar e fazer a barba crescer saudável e sem estresse. Aliás, daremos algumas dicas de produtos que podem dar de Dia dos Pais. Conhece a história desse dia? Não? confira em nosso blog a historia do dia dos pais!

1. Cuide lavando diariamente

É importante manter a barba higienizada para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, bactérias e caspa. Lave todos os dias, no banho morno e após as refeições.

2. Shampoo para barba

Como falamos antes, o uso de sabonete ou shampoo de cabelo na barba, pode acabar prejudicando ainda mais, por isso é recomendado a utilização de shampoo específicos para o mesmo, já que ele traz benefícios como, reduzir a coceira e irritação, traz uma sensação de refrescância e limpa profunda. Assim o uso desses produtos é fundamental

Nossa dica é o Shampoo Ice e Shampoo 4 em 1 da Barba de Respeito.

3. Condicionador para barba

O condicionador ajuda na hidratação dos fios, deixando-os mais macios e com volume controlado. Além disso, ajuda a deixar os fios menos rebeldes, facilitando na hora de modelar a barba e o bigode, além de deixar fácil de pentear.

A utilização do condicionador também vai deixar os fios mais brilhosos. Esse brilho é natural e é decorrente da saúde dos fios. Quando você cuida bem dos fios, fazendo a higienização correta e hidratando bem, eles ficam saudáveis e isso fica bem aparente.

4. Hidrate

Para evitar que a pele fique irritada, a hidratação é muito importante. Por isso procure produtos como o Balm barba de respeito.

Junto com quatro princípios ativos, a manteiga de karité, óleos de semente de uva, argan e tea tree, que ajuda na diminuição do frizz, dando mais volume e maciez. Além de reduzir as irritações causadas pelo crescimento e aparagem da barba.

Como fazer a barba?

Homem em um banheiro, com espuma no rosto segurando um aparelho de barbear e passando no rosto

Para fazer a barba corretamente, dois dos passos mais importantes são abrir os poros antes de barbear e saber em que direção passar a lâmina, de forma a que a pele fique pouco irritada e, assim, se evite o crescimento de pelos encravados, cortes ou o surgimento de manchas vermelhas.

No entanto, há vários truques para fazer a barba de forma correta.

1. Lave o rosto com água quente

É recomendado usar água quente antes de se barbear, já que ajuda a abrir os poros, deixando o pelo mais macio e permitindo que a lâmina passe melhor na pele. Assim, a pele não fica irritada, provoca menos dor e evita o surgimento de manchas vermelhas no rosto.

Também é bom fazer a barba depois de tomar banho, já que o ideal é manter a água em contato com a pele por, pelo menos, 1 minuto para permitir que o calor tenha tempo de relaxar os poros.

2. Use sempre óleo ou espuma para barbear

Junto com um pincel, aplique a espuma ou óleo de barbear, faça espuma e espalhe para ajudar a hidratar os pelos, isso ajuda a melhorar o deslizamento da lâmina e protege contra irritação e a vermelhidão. Além disso, o pincel retira as células da pele morta, ao mesmo tempo que espalham corretamente o produto por toda a pele. Compre Nivea Espuma de Barba Sensitive ou Hidratante Suave em nosso site.

3. Lâmina de barbear

Confira se as fitas de lubrificação estão apagadas ou gastas e se as lâminas estão cegas, talvez seja hora de trocar por um novo refil.

Quando estiver fazendo a barba passe no sentido que os pelos crescem, enxágue suas lâminas frequentemente para retirar a espuma, não passe a lâmina repetidas vezes no mesmo lugar, pois isso pode causar irritação. Bater o aparelho na pia pode danificar seriamente as peças fabricadas com precisão do seu aparelho de barbear.

Caso queira fazer com a navalha, tome cuidado redobrado com o pescoço, e passe sempre suavemente no sentido em que os pelos crescem. Compre em nosso site a Lâmina de Barbear da Gillette Mach 3 ou Fusion Proshield 5 em nosso site.

4.Lave o rosto com água fria

Após terminar de se barbear, retire o resto do creme ou do óleo que ficaram no rosto com água fria, que ajuda a fechar os poros, evitando que fiquem abertos e possam acumular poeira e células mortas. Além de evitar que pelos cresçam encravados, deixam a pele muito irritada. Em seguida pegue uma toalha limpa e limpe suavemente o rosto do excesso de pelos.

5. Passar creme ou gel pós-barba

Os produtos usados no pós-barbear, como os cremes, géis ou óleos aftershave, contêm substâncias refrescantes e anti-inflamatórios que ajudam a pele a se recuperar mais rapidamente do contacto agressivo com as lâminas. Estas propriedades permitem não só deixar a pele menos irritada, mas também deixam uma agradável sensação de frescura e hidratação. Os produtos da Nivea Sensitive e da Bozzano Night Blue, permite um alívio imediato na pele e proteção contra a irritação do barbear.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Matheus Peres

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra