Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Beleza Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

Está com dificuldades em pintar seu cabelo? Daremos dicas e curiosidades de tudo isso para que você saia daqui sabendo escolher a cor, o produto e como aplicar!

16 de abril de 2021
Última atualização: 14 de setembro de 2021
Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo
Tempo estimado de leitura: 8 Minutos

Você sabe quando foi inventada a primeira tintura de cabelo? Há 3 mil anos os egípcios foram os primeiros a criar uma técnica de corante, obtendo enormes quantidades extraídas da matéria animal e vegetal. Nesse meio tempo, foi passado de geração para geração, aplicando diferentes ingredientes para mudar a cor dos pelos.

As tintas  eram feitas com amoras esmagadas e extratos de plantas, aplicadas nos fios como um creme. Em Veneza existiam outras técnicas, feitas por horas de tratamento nos terraços, colocando as mechas no sol, usando um clareador chamado a “loira”, obtendo um resultado castanho amarelado, com resultado nada durável.

Então em 1907, um químico chamado Eugène Schueller, eventualmente foi a primeira pessoa a conseguir criar uma fórmula de tintura de cabelo que durasse e não danificasse tanto os fios. Como resultado, ele criaria uma empresa que todo mundo conhece, a L’Oréal.

E hoje, é vendido em todos os lugares do mundo, com diferentes cores e estilos, até pra diferentes tipos de mechas. Portanto sendo bem mais fácil o acesso para tintura. Entretanto, você sabe como aplicar?

Como pintar os cabelos?

Uma pessoa de luvas, pintando a raiz do cabelo de uma cliente com um pincel

Em primeiro lugar, pintar o cabelo se tornou algo muito acessível para as pessoas e qualquer um pode fazer isso em casa, entretanto existem certos cuidados que devemos ter, para não ocasionar a queda dos fios.

Escolha o estilo de tintura

Tenha em mente o tipo de pintura que você gostaria de fazer, existem muitos estilos de tintura nos dias atuais, entre elas estão as luzes, as mechas, pintar por inteiro, tingimento das raízes etc.

O produto

Sempre saiba qual o seu tipo de cabelo. Cada produto vai cuidar de um jeito diferente dos fios, do mais oleoso ao mais seco. Quer saber mais sobre os diferentes tipos ? Aqui no nosso blog, falamos sobre os diferentes tipos e como cuidar de seu cabelo.

Preparação da tintura

Agora, em um local onde realizará a descoloração, vista-se com uma roupa velha que possa ser manchada, utilizando pincel e luvas, procure passar um creme no rosto e pescoço para ajudar na retirada da tinta dessas regiões. Alguns itens podem acompanhar o produto para descolorir.

Aplicando a tinta

Antes de mais nada, com o cabelo seco, misture a tinta em um pote com a emulsão reveladora de forma que fique uma composição uniforme, divida os fios no meio, pendendo em dois lados, e comece a passar, se for pintar por inteiro, comece pela raiz e continue até o comprimento.

Espere fazer efeito

Após ter aplicado a tintura do jeito desejado, espere o produto fazer efeito. Conforme o tamanho e o tipo de cabelo, pode ocorrer uma demora de em média 30 minutos, siga as intrusões na embalagem.

Enxágue

Por fim, depois de esperar fazer efeito, chegou a hora de tirar tudo com água gelada, o alto calor estimula a produção sebácea do couro cabeludo, podendo causar até caspa (saiba mais como evitar a caspa). Por fim, nas pontas das mechas, passe um condicionador ou um hidratante.

Tintura com amônia e chumbo

Já deve ter ouvido que amônia e chumbo podem fazer mal a saúde. Pela ANVISA, nos produtos que contêm no máximo 0,6% de acetato de chumbo, a absorção é baixa e pouco provável que ofereça riscos à saúde, contudo uma exposição de longo prazo pode causar alguns problemas.

O objetivo da amônia é abrir as cutículas dos fios de cabelo e fazer com que a cor da tintura penetre bem, eventualmente acaba sendo muito danoso para as mechas, o que dificulta no cuidado que se deve ter após a aplicação.

E o chumbo é indicado para cobrir os fios grisalhos, pois a amônia não consegue fazer isso sozinha. Entretanto, ainda consegue ser mais nocivo para a saúde, entrando no nosso corpo, podendo levar ao surgimento de problemas neurológicos, gástrico, musculares, hormonais, entre outros. Por isso muitos médicos, receitam tinturas sem essas composição para grávidas, evitando que o feto absorva.

Paleta de cores de tinturas

Duas mulheres de fundo, com uma tabela de cores de cabelos, do preto ao loiro

Cada empresa coloca o tipo de numeração diferente dos tipos de cabelo, contudo há uma tabela internacional, que é muito fácil de entender, além de facilitar a procura pela cor desejada. Porém, esses números vêm antes do ponto:

  • Preto azulado – 1
  • Preto – 2
  • Castanho escuro – 3
  • Castanho médio – 4
  • Castanho claro – 5
  • Louro escuro – 6
  • Louro médio – 7
  • Louro claro – 8
  • Louro muito claro – 9
  • Louro claríssimo – 10

Já os próximos número depois desses acima, serão os chamados reflexos ou Nuances. É também a cor que o cabelo irá “puxar”. Agora, se a tinta apresentar dois números após esse ponto, o primeiro se chamará “primário” e o segundo “secundário”. É válido lembrar ainda que as colorações com zero depois do ponto são naturais, como por exemplo, 2.0 (preto natural).

um caderno cheio de cores diferentes de cabelo, com uma pessoa apontando a cor desejada

  • Reflexo cinza – 1
  • Reflexo irisado ou mate – 2
  • Reflexo dourado – 3
  • Reflexo acobreado – 4
  • Reflexo acaju – 5
  • Reflexo vermelho – 6
  • Reflexo marrom ou chocolate – 7
  • Reflexo azul – 8

Dessa forma, quando os números se repetem após o ponto, as cores são mais fortes ainda. Por exemplo, “7. 88 (louro claro azul intenso)”, que como o próprio nome já diz, tem reflexos intensos de azul.

Produtos na Drogaria Nova Esperança

A princípio, nós daremos algumas dicas de produtos que não contêm amônia e chumbo.

Dicas de produtos de tintura

Todos estes produtos você pode encontrar no site da Drogaria Nova Esperança e muito mais. Confira abaixo:

Natucor Tintura Vegana

Natucor é uma tintura sem amônia, água oxigenada, e chumbo, indicada para proporcionar intensa coloração aos fios, ao mesmo tempo que garante uma hidratação capilar. Acima de tudo, formulada  com ativos 100% vegetais.

Casting creme Gloss Tintura

Sem amônia e sais metálicos, a Casting é indicada para tingir as mechas sem ressecar os fios, nutrindo-os bem e repondo os nutrientes perdidos durante a coloração.

Tintura Light Color Salon Line

Agora, a Light Color oferece uma cor mais intensa e mais duradoura para tingir, enquanto hidrata e nutri os cabelos ao mesmo tempo que deixa os fios macios, sedosos e fortalecidos.

O que achou das nossas dicas? Deixamos de falar algo? Gostaria de dar uma sugestão para próxima matéria, deixe aqui nos comentários.

Tags:

Tags:
Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Matheus Peres

    Posts recentes

    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra
    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra
    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho
    22 de abril de 2021

    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra