Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Beleza Desconforto e coceira: 10 dicas de como evitar a caspa

Desconforto e coceira: 10 dicas de como evitar a caspa

Você sofre com caspas em seu cabelo? Saiba como diminuir a recorrência do problema com dez dicas que fornecemos para você com o melhor cuidado e os melhores produtos.

30 de outubro de 2020
Última atualização: 1 de outubro de 2021
Desconforto e coceira: 10 dicas de como evitar a caspa
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

A caspa é uma condição cutânea apresentada no couro cabeludo que pode causar sintomas como coceira, descamação e principalmente incomodo, pois além das manifestações apresentadas, causam desconforto em relação as outras pessoas, afetando inclusive a autoestima. Sua decorrência mais comum é uma doença chamada dermatite seborreica, mas os motivos podem ser diversos.

Por isso a Drogaria Nova Esperança separou 10 dicas para que você analise e cuide do seu couro cabeludo para se livrar de vez dos danos causados pela caspa. Abaixo, você pode conferir com mais detalhes e não se prenda a ordem. Todas as dicas são de extrema importância para um melhor cuidado com a sua saúde capilar.

Verifique as causas

Nem sempre a caspa é decorrente de doenças como a dermatite seborreica. Ela pode ser alerta de estresse, disfunção hormonal, má alimentação e outras patologias como síndrome do ovário policístico. Para analisar da melhor maneira e descobrir as reais causas é muito importante que o dermatologista seja consultado. Ele analisará a forma como você cuida dos cabelos e através das características do couro cabeludo poderá orientar melhor forma de tratamento para ela.

Também é relevante observar todos os sintomas. A coceira e a descamação são os mais comuns, mas há outros alertas como queda excessiva de fios, erupções parecidas com espinhas e incidência de lêndeas e piolhos. Avise o especialista para que as causas sejam corretamente analisadas e um tratamento eficaz seja proposto. 

Lave o cabelo corretamente

Os cabelos necessitam de cuidados especiais e cada tipo de fio merece uma atenção diferente. Falamos muito mais sobre isso no texto sobre cuidados capilares.  Mas, além disso, a forma de lavar as madeixas deve ser observada.

O primeiro passo é aplicar o shampoo somente no corpo cabeludo, esfregando com a ponta dos dedos para evitar o contato das unhas, que pode ferir a cabeça. Realizando movimentos suaves por dois minutos, deixe o produto agir e remova. Após o processo, aplique o condicionador somente nas pontas, enxágue e pronto. Essa é a maneira mais segura de higienizar os fios.

Sempre seque os cabelos

A umidade dos cabelos é um ambiente ideal para fungos se proliferarem, o que pode causar descamação. Por isso é muito importante sempre secar os cabelos corretamente e nunca dormir com eles molhados. Quando utilizar o secador para este feito, não esqueça de utilizar o jato frio.

Evite tratamentos químicos

Produtos como tinturas capilares e linhas para alisamento e escova progressiva contém substâncias muito fortes que podem estimular a descamação e troca de pele, por isso: é importante consultar um dermatologista e apresentar a ele suas necessidades antes de aplicar tratamentos químicos tão fortes.

Além disso, após o procedimento, caso apresente sintomas como descamação ou caspa, busque orientação profissional para investigar as reais causas.

Diminua a temperatura da água

O alto calor estimula a produção sebácea do couro cabeludo, por isso é tão importante utilizar os secadores de cabelo em baixa temperatura. Não é diferente com a água quente, que pode ocasionar a caspa. Para evitar estes danos, recomenda-se banhos mornos ou frios quando for lavar os cabelos.

Não lave o cabelo todos os dias

O hábito de lavar os cabelos todos os dias pode causar descarte ao fio, além de retirar a oleosidade natural do couro cabeludo, fazendo com que o corpo produza ainda mais sebo para compensar o retirado. Por isso, o mais indicado, principalmente para os homens, é alternar os dias e lavar os cabelos um dia sim, um dia não.

Não use bonés e chapéus

O uso de bonés e chapéus é muito buscado para compor o look do dia ou até mesmo disfarçar a aparência dos fios em dias que o cabelo não está muito apresentável, mas seu uso frequente pode trazer um alerta. Isso porque, abafando o couro cabeludo, a respiração dele é dificultada o que impede a eliminação da umidade natural como o suor e pode causar a proliferação de fungos causadores da caspa.

Controle a alimentação

Alimentos ricos em gorduras contribuem para a produção sebácea, e devem ser evitados por pessoas que tem por objetivo se livrar da caspa. Eliminando frituras e embutidos, a ideia é incluir na alimentação produtos de ação anti-inflamatória como salmão, sardinha, chia e amêndoas. 

Utilize produtos anticaspa

Normalmente, as linhas anticaspa são formuladas com produtos de ação antifúngica, contendo enxofre e até mesmo óleos essenciais em sua composição. Existem desde produtos bem baratinhos, como linhas mais caras, e o seu dermatologista poderá recomendar a melhor versão para seu caso.

Aqui na Drogaria Nova Esperança temos diversos produtos com este intuito e você pode escolher o que melhor funciona para atender as suas necessidades e acabar de vez com os sintomas e incômodos causados por ela.

Não deixe de acessar agora mesmo o nosso site!

KERIUM SHAMPOO ANTICASPA INTENSIVO

La Roche Kerium

KLINSE SHAMPOO ANTICASPA

DERCOS SHAMPOO ANTICASPA SENSITIVE

Vichy Dercos

PILEXIL SHAMPOO ANTICASPA

Pilexil Anticaspa

NODE DS SHAMPOO ANTICASPA

Creme capilar Bioderma com embalagem branca e tampa azul

ELSEVE SHAMPOO HYDRA-DETOX ANTICASPA

Elseve-Hydra-Detox

 

Tenha cuidado com shampoos secos

Prático e eficaz, o shampoo a seco ganhou o coração da mulherada por deixar o cabelo bonito e com aparência de limpo mesmo em dias alternados as lavagens, mas seu uso deve ser feito de maneira consciente, principalmente em casos de caspa.

Afinal, a intenção é absorver a umidade do cabelo e como já vimos, essa falta de oleosidade faz com que o corpo a produza ainda mais, causando as capas. Portanto, caso essa seja uma alternativa para você, siga as orientações de uso e não exagere na quantidade.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra