Como usar corretamente os aparelhos de pressão?

Pessoa realizando a medição da pressão de outra pessoa com o medidor inserido em seu braço.
Erros de posição e encaixe do medidor podem causar resultados falsos em seu diagnóstico. Para maiores informações acesse o blog da Drogaria Nova Esperança.

Entender e aprender como usar corretamente os aparelhos de pressão pode ser um desafio. Mas a Drogaria Nova Esperança, através do Blog da DNE, irá ajudar você nessa questão.

O esfigmomanômetro, verdadeiro nome do aparelho de pressão, foi inventado no ano de 1881 pelo médico austríaco-judeu Samuel Siegfried Karl von Basch no ano de 1881. Com esse nome ‘complicado’, a ferramenta tradicional se baseia na medição da pressão arterial com o auxílio da braçadeira, enrolada em volta do braço e devido à pressão exercida com a borracha, enche a braçadeira por um certo período, esvazia e registra o valor proporcionado no manômetro.

Com o passar do tempo, o aparelho de pressão foi se reinventando e hoje, devido ao desenvolvimento da tecnologia e o surgimento de instrumentos eletrônicos, o uso do esfigmomanômetro é limitado apenas em hospitais e clínicas especializadas.

Porém, as pessoas tendem a utilizar a ferramenta incorretamente, afetando em sua performance e podendo revelar dados errados. Deitado, com o braço para baixo e descalibrado são algumas das possíveis situações que podem comprometer os resultados de seu diagnóstico.

Como usar corretamente o aparelho de pressão digital de pulso?

Mulher vestida de azul realizando a medição de pressão com o uso de medidor no pulso do paciente.

Atualmente, o aparelho de pressão possui variados formatos existentes, sempre com a intenção de aprimorar o resultado de forma fácil e rápida. Um dos mais vendidos por poder ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer lugar, o aparelho digital de pulso é um pouco menos preciso que os demais devido ao seu pouco contato com a artéria, mas se destaca por poder ser conduzido facilmente. Desta forma, os médicos aconselham que, para obter um resultado mais eficaz e preciso, é necessário que coloque o aparelho em volta do pulso, erguendo o braço na horizontal, na mesma altura do coração.

Como medir a pressão com aparelho digital de braço?

Mais preciso e mais indicado pelos especialistas, o aparelho digital medidor de pressão de braço é usado em casos que necessitam de uma precisão maior em sua medição. Porém, este formato possui um valor maior que seu antecessor, devido às suas propriedades de memória de dados anteriores, podendo acompanhar o desenvolvimento da pressão e analisar automaticamente se houve um crescimento anormal. Para usá-lo corretamente, é necessário inserir a braçadeira aproximadamente 2 cm acima da dobra do braço. Após apertar, apoie o cotovelo numa mesa e deixe a mão virada para cima, assim os resultados sairão com uma precisão muito maior.

Como calibrar aparelho de pressão digital

 

Uma pessoa medindo seu braço com o uso de um medidor pressionado em seu braço.

Normalmente, os aparelhos devem ser calibrados de 2 em 2 anos. Diretamente da fábrica, eles já chegam até você com a calibração correta, porém ao passar do tempo, é necessário que a recalibração seja efetuada e ela deve ser realizada pelo próprio fabricante, seja em assistências ou em locais especializados definido pela empresa-fornecedora.

Você sabe o que é Cotovelo de Tenista?

Além da Laranja, confira uma lista de frutas com Vitamina C

Blog da DNE – Um blog pensado na sua saúde!

Quanto custa o aparelho de medir pressão?

Falando especificamente sobre os valores de cada versão do instrumento, sabemos que existe uma constante mudança nos números com a chegada de novos produtos, modelos, formatos e fabricantes. Geralmente, o aparelho de medição de pulso é o mais barato, porém o menos preciso, normalmente disponibilizado em média, por R$100. Porém, caso queira um aparelho mais robusto e com uma precisão maior, o valor sobe um pouco em relação ao anterior. Por ser mais completo, o aparelho de medição de braço está disponível, em média, por R$170.

Qual é o resultado ideal durante a medição?

Antes de usar corretamente os aparelhos de pressão, é de suma importância que o usuário saiba os números que determinam a hipertensão (pressão arterial alta), hipotensão (pressão arterial baixa) e quando os níveis estão normais. O resultado surge no monitor com dois números, sendo um para definir a pressão sistólica, definida pelo ato do coração de se contrair para evacuar o sangue de dentro, e a pressão diastólica, indicada pela volta e preenchimento do sangue nas cavidades do órgão.

De acordo com médicos e especialistas, o resultado de uma pressão normal é de 120mmHg x 80mmHg, ou também chamado de 12 por 8. Quando está abaixo do normal, a hipotensão é definida por níveis menores que 9 por 6. Por outro lado, é considerada elevada quando está acima de 130 por 80 e, quando os resultados mostram números ainda maiores, considera-se hipertensão e se torna necessário um diagnóstico de um cardiologista.

Aparelho de pressão: Omron

Eleita em 2018 por uma pesquisa feita, a marca número 1 em monitores de pressão de uso doméstico, a Omron, se destaca no ramo com seus produtos tecnológicos, como por exemplo, seu aparelho de pressão de pulso apresenta uma tecnologia própria da empresa, que permite apenas o acionamento do instrumento quando ele localiza o posicionamento correto do usuário.

Aparelho de pressão: G-Tech

Com 120 memórias com hora e data, indicação gráfica e medição da frequência cardíaca, o aparelho de pressão digital automático de braço G-Tech chama atenção por ser completo e possuir um acompanhamento ideal dos níveis da pressão arterial. Com todas as informações que precisa no painel de visualização do instrumento, o cuidado de sua saúde se torna fácil, rápida e eficaz.

Aparelho de pressão: Techline

Além de exibir os dados corretos de sua pressão, o monitor de pressão arterial de pulso da Techline detecta possíveis arritmias cardíacas e outros problemas relacionados ao coração durante a sua utilização. Com uma facilidade enorme de levá-lo e usá-lo, o instrumento vem em um estojo com pilhas e um manual de instruções que podem lhe ajudar durante o consumo.

Uso correto, resultado correto

Após ler as informações passadas acima, confira como usar corretamente os aparelhos de pressão através da caixa ou do manual de instruções para obter o resultado exato de sua pressão arterial. Porém, caso ainda não possua um, previna-se e garanta o seu no site da Drogaria Nova Esperança.  Com um catálogo cheio de opções e um dos melhores preços do mercado, disponibilizamos para você com segurança, rapidez e todas as informações que precisa.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , , , , , , ,