Laranjas descascadas e preenchidas num formato de C e ao lado, duas mãos segurando uma laranja.

Além da Laranja, confira uma lista de frutas com Vitamina C

As vitamina C é um importante componente para o nosso sistema imunológico e colocá-la em nossa rotina alimentar é mais fácil do que imaginamos. Isso porque, existem diversos alimentos ricos na substância, que atua contra o envelhecimento celular, combate os radicais livres e reduz os índices de oxidação causados por agentes externos, como a poluição. Por isso, logo abaixo falamos um pouco mais sobre algumas frutas com vitamina C!

Frutas com Vitamina C

Quando pensamos em vitamina C e fruta automaticamente já pensamos em laranja. Mas, além dela existem diversas outras que contribuem para a ingestão necessária diária de vitamina C para o nosso organismo. Vale lembrar, que dentre as propriedades essenciais da presença deste composto, podemos citar benefícios, como:

– Resistência ao sistema imunológico;

– Melhora da saúde óssea e dentária;

– Ajuda na prevenção de anemia;

– Protege as moléculas do organismo graças a sua ação antioxidante.

Agora vamos as frutas!

  1. Camu-camu

Grande quantidade de camu-camu dispostas num prato branco

Fruta tipicamente amazonense, o camu-camu é a fruta com maior índice de vitamina C. Embora mostre um alto índice de acidez, seu consumo conquistou diversas pessoas principalmente por apresentar cerca de 2606mg da vitamina por 100g de fruto, de acordo com o INPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. A solução que os nativos encontraram, foi fazer sucos e polpas para aproveitar dos benefícios, que ajuda ainda na manutenção da saúde coronária e renal.

  1. Acerola

Grande quantidade de acerolas ricas em vitamina C preenchidas numa cesta e numa mesa de madeira.

Mais conhecida que a primeira citada, a acerola ganha a posição de segunda fruta com maior índice de vitamina C, além da alta concentração de outras substâncias encontradas em sua composição como potássio, cálcio e vitaminas do complexo B. Estima-se que três unidades consumidas diariamente oferecem cerca de 1129,6mg da vitamina, que pode ser administrada naturalmente ou através de sucos.

  1. Caju

Dois cajus e suas cinco sementes dispostas.

Típica e bem brasileira, o caju é uma fruta riquíssima na vitamina. Isso porque, seu consumo ajuda em processos de cicatrização por conta de suas propriedades antioxidantes. Além disso, é fonte de compostos como vitamina A, cálcio e ferro, outros que são considerados essenciais para saúde.

  1. Carambola

Carambola abertas e em formatos de estrelas sobre uma planta.

Bem conhecida pelo formato de estrela ao cortar, a carambola é uma fruta muito benéfica para o sangue, pois suas propriedades são recomendadas para evitar a agregação plaquetária. Além da vitamina C, sua composição é rica em potássio, cálcio e vitamina A e sem utilização pode ser feito naturalmente ou na preparação de sucos, sorvetes, vinhos, doces e licores.

  1. Mamão

Mamão papaia e mamão fomosa um ao lado do outro

Tanto o mamão papaia como o formosa, são excelentes fontes de vitamina C. Enquanto o primeiro tem cerca de 82,2mg a cada 100g, o outro tem 78,5mg. Muito utilizados em dietas de emagrecimento e na melhoria do trânsito intestinal, o mamão é uma fruta essencial para o sistema imunológico, graças a riqueza de vitamina C e propriedades antioxidantes.

 

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  1. Goiaba

Goiaba branca e goiaba vermelha uma ao lado da outra.

Tanto a branca como a vermelha apontam uma grande quantidade de vitamina C, além de nutrientes como fósforo, ferro, vitamina A e fibras. Sua ação traz para saúde benefícios como a redução do colesterol e da pressão arterial, além de ser uma fruta saborosa que pode ser consumida naturalmente ou através de sucos.

  1. Kiwi

3 kiwis abertos dispostos numa mesa de madeira.

Curiosamente, o kiwi denota mais vitamina C do que a laranja e seu consumo natural é a melhor forma de obter todos os nutrientes que ele pode oferecer. Como sua composição exibe alta característica antioxidante, ele é muito incluído em dietas para tratar artrose e osteoartrites. Além da vitamina em questão, sua composição é rica em fibras e minerais.

  1. Manga

Essa fruta deliciosa apresenta a necessidade diária de vitamina C que precisamos em apenas uma unidade, e além de poder ser consumida naturalmente, ela é muito utilizada para fazer sucos. Sua ingestão é capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol e sua composição ainda é rica em fósforo, pectina, vitamina A e ferro.

  1. Morango

Morangos dispostos numa mesa de madeira.

O morango traz para nossa saúde benefícios surpreendentes. Além de ser pouco calórico, delicioso e rico em vitamina C, sua composição também é abundante em manganês e vitamina A, que age como excelente anti-inflamatório. Suas propriedades antioxidantes também ajudam a prevenir contra o surgimento de rugas provocadas pela excessiva exposição solar.

  1. Tangerina

Tangerinas dispostas num prato e sobre um pedaço de pano quadriculado.

Conhecida como mexerica, essa fruta de aroma característico detêm diversas propriedades benéficas para saúde. Rica em fibras e vitamina C, seu consumo atua no esvaziamento gástrico, combate o envelhecimento graças a ação antioxidante e pode reduzir os índices de ansiedade.

Uma laranja ao lado da outra, sendo uma cortada ao meio e outra inteira.

Por fim, vamos falar da Laranja…

Ela possui uma alta concentração de antioxidantes, trazendo para nossa saúde diversos benefícios anti-inflamatórios que previnem o nosso sistema imunológico de agressões e patologias. Comer laranja todos os dias, assim como qualquer uma das frutas citadas acima, nos ajuda a manter os níveis de vitamina C, que é tão essencial para manutenção da nossa saúde.

Conclusão

Ufa, esse post está delicioso, não é mesmo? Mas é importante e ressaltar que para uma dieta equilibrada de acordo com suas necessidades é recomendado que um profissional seja consultado. Através de diagnósticos, o nutricionista poderá adequar a melhor forma de incluir as frutas a sua rotina alimentar, combinando sempre com práticas essenciais para saúde como uma completa alimentação saudável e exercícios físicos. Nós da Drogaria Nova Esperança recomendamos que, consulte seu médico e comece logo a cuidar mais de você!