Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Nádegas marcadas por uma quantidade alta de celulite.
Você sabe o que é celulite? Sabe como eliminá-las? Desça a página e confira maiores informações sobre o assunto.

A celulite é uma infecção bacteriana do subcutâneo causada pelo acúmulo de gorduras e toxinas nas células, e sua aparência é visível na pele levando muitas pessoas a um grande nível de incômodo e insatisfação com o próprio corpo.

Neste post vamos entender muito sobre ela, suas causas e tipos, tratamento e algumas dicas para eliminá-la de vez. Vamos lá?

O que é Celulite?

O termo corresponde a doença cutânea com o nome de Lipodistrofia Ginóide, que está presente em alterações no tecido gorduroso que fica acima da pele, causando muitas vezes uma aparência feia. Apesar de não ser considerada grave, o desconforto causado por sua forma é muito grande em todos os cantos do mundo.

O aspecto conhecido como “casca de laranja” aparente na pele é originado justamente por células cheias de gordura, água e toxinas, tornando-as cheias e duras e gerando o desnível que deixa aparente ondulações e retrações. Existem diversos graus de celulite que podem ser decorrentes às causas e tipos de pele afetadas.

Qual a causa?

Diversos fatores podem fazer com que a pessoa desenvolva a celulite. O peso em excesso, a má alimentação, o estresse, a falta de atividades físicas e a poluição, alterações circulatórias, problemas hormonais, genética, sexo, biotipo… todos esses fatores podem causar a aparência delas.Dois quadrados simbolizando a pele normal e a pele comprometida pela celulite.

A estrutura das fibras do tecido feminino, é diferente dos homens, e é por isso que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres apresentam pelo menos um grau de celulite, sendo bem mais raro nos homens.

Outros fatores que podem ser altamente determinantes na incidência das celulites é o metabolismo lento, principalmente em pessoas que possuem uma dieta rica em gordura, o que facilita o acúmulo dela no corpo, além de tatuagens malfeitas ou malcuidadas. 

Tipos de Celulite

O método de avaliação de celulite reconhecido internacionalmente foi desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. A “Cellulite Severity Scale” leva em consideração características como o número e profundidade de depressões, o aspecto das áreas elevadas da celulite, a presença de lesões elevadas e de flacidez.Mulher apertando e mostrando a celulite presente em sua coxa direita.

Esses itens recebem uma pontuação de zero a três, e a soma determina se a celulite é leve, quando recebe de 1 a 5 pontos; moderada, quando obtém de 6 a 10; e grave quando é avaliada de 11 a 15 pontos.  Com esses detalhes fica mais fácil determinar a precisão da infecção e como combatê-la com um tratamento eficaz.

Existem sintomas?

No geral a celulite é assintomática, mas quando o grau é o mais avançado e já aparece o aspecto acolchoado e nodulações, é comum sentir dor causada pela terminação nervosa local, o que acaba comprometendo a qualidade de vida. Além disso, é possível notar região mais fria, endurecimento, dor e sensibilidade e a aparência irregular da barreira cutânea.

Regiões do corpo mais afetadas

Mais comum nas coxas e nádegas, a celulite pode ser encontrada também nos seios, abdômen inferior e braços. Não tem como saber o local em que se aglomerará a gordura e as toxinas no corpo, mas todas apresentam as mesmas causas e podem ser tratadas com os mesmos métodos.

Mulher puxando com sua mão a pele flácida de seu braço.

Como posso tratá-las?

Para tratar a celulite, a pessoa deve procurar um dermatologista ou um cirurgião plástico. Ele poderá escolher o melhor método de tratamento a partir do grau que você apresenta.

A pessoa poderá ser submetida a procedimentos como:

– Massagem modeladora

Atua diretamente sobre as placas de gordura, pois os movimentos rápidos e repetitivos ajudam a diminuir a flacidez. Sua eficácia depende do grau de celulite que se trata.

– Drenagem linfática

Para ajudar na eliminação de líquidos que ficam acumulados nos tecidos, além de toxinas e outros resíduos metabólicos que são expelidos, inibindo a sensação de inchaço.

– Uso de cremes dermocosméticos anticelulite

Em geral, dermocosméticos melhoram a circulação e estimulam à produção de colágeno para deixar a aparência mais bonita.

Endermologia

Procedimento realizado com feito com aparelho motorizado para estimular a produção de colágeno

– Técnicas de mesoterapia

Nesta técnica utiliza-se um coquetel de medicamentos para diminuir a quantidade de gordura diretamente no local tratado. Para fazer efeito é essencial que a pessoa tenha uma rotina regular de treinos.

O médico também poderá sugerir tratamento com remédios ou cirurgia a laser, mas tudo dependerá do seu grau de celulite e da sua vontade de eliminá-la.

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

Não ignore! Aprenda a usar uma bula de forma correta

Frutas: sua importância e seus benefícios

O que é bom para celulite?

Listamos 10 dicas para ajudar no processo de eliminação da celulite, no entanto, é importante ressaltar que adotar um estilo de vida saudável, investir numa alimentação com baixo consumo de açúcar e toxinas e a prática frequente de atividades físicas.

Existem muitas coisas que pode ajudar no processo, como:

  1. Evitar o consumo excessivo de comida industrializada, isso inclui refrigerantes e temperos;
  2. Controlar o peso, pois estar acima pode causar a celulite e outros problemas de saúde;
  3. Estimular a circulação, praticando atividades ou até mesmo fazendo massagens esfoliantes;
  4. Eliminar toxinas, bebendo bastante água ou líquidos sem adição de açúcar, como sucos detox;
  5. Beber chá verde, para ajudar na retenção de líquidos que pode causar acúmulo de água com gordura nas células;
  6. Diminuir o excessivo consumo do sal, pois ele causa retenção de líquido que gera a instalação ou agravamento das celulites;
  7. Comer mais fibras como feijão, frutas secas e linhaça;
  8. Comer mais ferro, porque ele ajuda na circulação sanguínea que dispõe mais oxigênio as celular;
  9. Fazer exercícios frequentemente, para acelerar o metabolismo, queimar gordura e eliminar toxinas
  10. Usar cremes anticelulites, pois eles ajudam o processo de fora para dentro.

Qual melhor creme para celulite?

Os cremes ajudam a combater a gordura localizada e melhoram a circulação do sangue. Normalmente, os produtos com ingredientes contendo retinoides, castanha da Índia, extrato de chá verde e colágeno são eficazes para este tipo e terapia, principalmente quando combinados com hábitos saudáveis.

Conclusão

A celulite pode ter diversas causas, mas também há inúmeros tratamentos. Por isso é fundamental que haja uma boa alimentação e o médico dermatologista sempre seja consultado para indicar as melhores formas de obter uma pele firme, lisinha e saudável!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , , ,