Tatuador fazendo uma tatuagem de uma torre no braço de um homem.

O dobro de atenção, os cuidados com a pele tatuada

A vontade de fazer tatuagem surge normalmente na adolescência, mas realizar este procedimento, que pode ser feito em qualquer idade, requer alguns cuidados específicos para a arte, que tanto se deseja, não se torne um problema na pele tatuada. Por isso, neste texto, falaremos sobre alguns a serem levados em consideração.

Como escolher o estabelecimento?

Antes de mais nada, converse com seus amigos que possuem alguma tatuagem e pergunte com quais tatuadores eles realizaram seus procedimentos. Avalie bem, para escolher profissionais capacitados, afinal, é importante esterilizar o local e os equipamentos utilizados para evitar a contaminação e infecções.

Como é feita a tatuagem?

As 3 camadas da pele demonstradas num desenho, sendo elas epiderme, derme e hipoderme.

A tatuagem é feita na camada da pele conhecida como derme, onde a tinta é injetada para que haja a pigmentação. Caso fosse aplicada na epiderme, parte superficial da barreira cutânea, o processo natural de descamação pelo qual passamos faria a tatuagem sumir rapidamente. Sua aplicação na derme com agulhas finas atinge cerca de 2mm de pele até o local adequado. Ah, por isso é importante que a arte e o local do corpo sejam escolhidos de forma objetiva, evitando assim processos de remoção.

A cicatrização da tatuagem

A pigmentação realizada para formar a tatuagem consiste em um processo inflamatório, uma lesão na pele. Quando isso ocorre, o corpo ativa imediatamente o sistema imunológico e as vias de cicatrização, resultando em vermelhidão na região. Após este processo, é comum que haja a aparição de sintomas naturais do corpo, como a coceira e a descamação. Apesar de ser natural, é recomendado não coçar, por isso, evitamos a contaminação através das bactérias, localizadas nas unhas, além de deixar com que as casquinhas protejam o período de cicatrização.

Assim, é comum o desenho apresentar uma cor mais opaca, não tão vibrante como ficou após a tatuagem ser realizada. Isso é normal pois o corpo forma uma camada de pele morta sobre a arte, deixando-a sem cor. O tatuador pode recomendar alguns produtos para acelerar este processo.

Tudo sobre a Vitamina C

Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios

Como se preparar?

Apesar de ser o desejo de muitas pessoas, a tatuagem é uma prática dolorosa e sua aderência muda conforme seu tipo de pele. Para minimizar esses sintomas, são recomendadas algumas dicas, que mostraremos abaixo. Além do cuidado antes dos procedimentos, a atenção após é fundamental para um resultado positivo.

Cuidados pré-tatuagem

  1. Hidrate bem o corpo! Manter o corpo hidratado nas horas que antecedem a realização da tatuagem é fundamental para o desenho não ficar com aspecto ressecado, além disso, ajuda a superfície a receber a tinta com mais facilidade, ajudando na absorção.
  2. Use roupas confortáveis! Esse passo é fundamental caso vá fazer uma tatuagem muito grande, e dependendo do local a ser realizado, é importante já o deixar de fácil acesso para o tatuado, como por exemplo: usar shorts para desenhos nas pernas e regatas caso a arte seja nos braços.
  3. Evite o consumo de álcool e medicamentos. Não consumir álcool dentro das 24 horas que antecedem o procedimento, assim como não administrar nenhum medicamento, é importante para evitar que o sangue seja diluído dificultando a realização da arte.
  4. Prepare a pele! Uma semana antes de fazer a tatuagem, evite a exposição solar em excesso, aplique hidratantes, principalmente se sua pele for seca e caso a área desejada possua pelos, depile-a antes, ao menos que o tatuador prefira realizar este processo na hora.
  5. Se alimente! Coma antes de fazer a tatuagem para evitar sensação de fraqueza e desmaios durante a realização da arte. Caso a sessão seja longa, leve ao estúdio algo leve para lanchar.

Cuidados pós-tatuagem

  1. Após a pele tatuada, higienize a região onde a arte foi realizada.  É importante lavar o local com sabonete antimicrobiano de ação antibactericida, para ter a certeza de que a barreira cutânea está limpa e protegida da ação de bactérias, essas, responsáveis por causar infecções. O uso deve ser feito por até um mês.
  2. Use corretamente a pomada. Normalmente, assim que sai do estúdio o tatuador já indica um produto para ser aplicado. Essas pomadas possuem ação antibiótica e devem ser administradas três vezes ao dia durante os primeiros 20 dias.
  3. use o plástico por até 48 horas, no máximo, prazo que depende totalmente do tamanho da tatuagem. Sua pele precisa respirar e continuar o processo de cicatrização após este período.
  4. Não puxe a casquinha! Ela é uma barreira de proteção do período de cicatrização e deve cair sozinha. Seu objetivo é exatamente inibir o contato da pele lesionada – lembrando: tatuagem é lesão! – com agentes que possam causar infeções.
  5. Evite exposição solar sobre a pele tatuada. Lá existem inúmeras possibilidades de adquirir uma infecção pela alta exposição da barreira cutânea.

Alimentação: o que comer antes e depois?

Tanto antes como depois, a recomendação da dermatologia é não consumir alimentos muito gordurosos e nem condimentados. Isso porque, comidas como chocolates, carnes de porco, camarão, entre outros itens que apresentam excesso de gordura podem aumentar a chance de inflamação, visto que a tatuagem é uma lesão formada na pele que precisa de cuidados como qualquer outro machucado. Recomenda-se uma alimentação balanceada, rica em líquidos pelo menos por quinze dias.

Além disso, como já destacamos acima, o consumo de água é fundamental para manter a pele ricamente hidratada, o que além de facilitar a absorção da tinta durante a realização da tatuagem, é essencial para uma cicatrização saudável. Verifique a quantidade recomendada de água e abuse. Sua tatuagem vai ficar ainda mais linda!

Dermocosméticos: Quais e como usar?

Sem hidratação a tatuagem desbota! Por isso, a hidratação é recomendada para sempre, onde evitará modificações na pele tatuada Por isso, converse com seu dermatologista e aplique um produto de cuidado intensivo.

Na Drogaria Nova Esperança temos algumas sugestões para você. Após a realização do procedimento, você pode aplicar Bepantriz Tattoo por cerca de 20 dias, principalmente à noite. Ela vai ajudar a hidratar o período de cicatrização.

Já para um cuidado prolongado, o uso de Cicaplast Baume B5 tem ação multireparadora, protegendo a pele do ressecamento que pode ser causado pela tinta.

Conclusão

A pele precisa de cuidados, sempre. A pele tatuada, o dobro! Por isso é importante escolher bem o local, ter certeza do desenho escolhido e manter a proteção máxima, mesmo após o procedimento. Para maiores informações e recomendações, não se esqueça de consultar um dermatologista e pedir as devidas  orientações para este cuidado.