O que são Suplementos Alimentares e para quê servem

Uma mão segurando grande quantidade de pílulas amareladas.
Você utiliza algum Suplemento Alimentar ou tem desejo de iniciar? Saiba tudo sobre o produto e quais são seus reais efeitos ao corpo!

O termo suplemento existe há muito tempo. Na antiguidade, entre os anos 400 d.C. e 500 d.C., soldados e atletas eram recomendados a administrar partes especificas dos animais para obter uma maior condição física, buscando um melhor desempenho na saúde, na força, na velocidade e até mesmo na bravura.

O objetivo principal desta suplementação descoberta aos poucos através da observação do que se comia, era justamente ajudar uma alimentação já pré-definida, com restrições e potenciais que teriam a intenção de tornar a pessoa mais forte e mais eficiente, seja para o atletismo, como para as guerras.

O que é um suplemento alimentar?

A definição de suplemento alimentar, consiste em preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos que são consumidas de forma insuficiente através dos alimentos e precisa ser complementado na dieta de uma determinada pessoa.

Ah, falando em dieta, vamos a um esclarecimento importante.

Dieta é diferente de regime e ela pode ser saudável ou não. O termo que ficou popular como sinônimo de alimentação para emagrecer, na verdade, pode ser considerado tudo o que a pessoa come durante o dia, inclusive a quantidade de água e outros líquidos que são ingeridos. Portanto, todos nós temos dieta, mas umas são mais saudáveis ou até mais orientadas do que outras.

Como usar?

A forma correta de utilizar suplementos é descoberta ao consultar um especialista que defina o que necessita ser complementado em cada dieta. Este é um importante ponto que precisamos falar. Até porque, por não apresentarem a necessidade de receitas, o acesso aos suplementos e aos benefícios que eles promovem a saúde se tornaram muito fáceis.

Uma mesa recheada de alimentos saudáveis incluídos em um tupperware, como alface, tomate, cenoura, beterraba.

Mas precisamos levar em consideração, que os alimentos que consumimos diariamente são compostos por nutrientes vitamínicos, minerais e proteicos. Normalmente, fazendo com que aquele auxílio buscado nos suplementos já esteja de alguma forma presente na nossa rotina.

Ao consultar um nutricionista ou médico, cada paciente será orientado de como conduzir a alimentação de uma melhor forma. Assim baseado em exames que diagnosticam exatamente como anda o funcionamento do corpo e o que se faz necessário para que um melhor desempenho seja obtido.

Aí sim, será possível equilibrar a alimentação, o suplemento necessário, a prática de exercícios e consumir os suplementos de uma forma correta. Normalmente, indica-se que o uso seja feito juntamente com as refeições, sempre no mesmo horário para adaptar o organismo a novidade.

Embalagens em refil salvando o meio ambiente

Frutas: sua importância e seus benefícios

Afinal, por que não pode Glúten?

Quem pode usar?

A compra de suplementos alimentares, como citamos acima, não precisa de receita médica e normalmente, não há restrições ou contraindicações do uso pela maioria dos pacientes. Sendo assim, o consumo desses produtos pode ser feito para potencializar os ganhos de nutrientes durante suas dietas.

É importante ressaltar que o uso inadequado pode ser prejudicial à saúde. Muitos médicos contraindicam o uso por pacientes que apresentam diagnósticos de Hipervitaminose a qualquer vitamina e também apresentam excesso de qualquer mineral no corpo, para evitar que esse excesso cause outras patologias.

O uso também não é recomendado para hipertensos ou portadores de doenças renais. Esses pacientes devem ser rigorosamente acompanhados por médicos e devem tomar muito cuidado ao consumir qualquer medicamento ou suplemento que não seja indicado pelo especialista.

Existem diversos suplementos indicados para mulheres no período gestacional, mas eles devem ser recomendados por especialistas para evitar que haja efeitos colaterais que prejudicam a mãe ou o feto.

Na DNE tem!

Nosso acervo está recheado de diversos tipos de suplementos alimentares que podem potencializar seus resultados e trazer diversos benefícios para sua saúde quando consumidos da forma correta.

Você pode encontrar suplementos para o crescimento e saúde dos cabelos, unhas e barbas, como também polivitamínicos que darão para seu organismo o complemento daquelas vitaminas que você tanto precisa.

Além disso, temos diversos produtos para suplementação infantil, com o objetivo de ajudar as crianças a crescerem mais fortes e saudáveis. Os suplementos de ômega 3 e ácido fólico também podem ser encontrados, para que este cuidado com os bebês seja tomado desde o feto.

Nós também temos suplementos 100% naturais, retirados de plantas e encapsulados para trazer diversos benefícios a saúde. Abaixo, citamos as categorias dos nossos suplementos. Desde emagrecimento a melhor desenvolvimento, você pode encontrar aqui na DNE, confira!

Conclusão

O suplemento alimentar não é um vilão, mas ele pode se tornar quando não consumido da maneira correta. Por isso, busque orientação do seu médico ou nutricionista e conte com a nossa ajuda para ter os melhores resultados possíveis em uma reeducação alimentar cheia de benefícios para sua saúde.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, , , , , ,