Embalagens em refil salvando o meio ambiente

Embalagem refil verde com marcação de plástico.
Para ajudar o meio ambiente e nos ajudar a viver melhor, o primeiro passo é a reciclagem. E agora, você descobre um pouco mais sobre o refil!

Desde 1974, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em junho, com o objetivo de buscar alternativas para questões ambientais. A Coordenadoria de Educação Ambiental organiza uma semana de campanha sobre o tema, levantando causas para mostrar a toda população a importância de preservar a Biodiversidade e conscientizar cada cidadão a necessidade de fazer a sua parte. Através disso, diversas marcas se mobilizaram a montar embalagens em re

fil. Assim reutilizam um primeiro recipiente diminuindo o número absurdo de descarte de plástico no ambiente, que é um material extremamente difícil de decompor que acaba afetando e agredindo a flora e a fauna.

Mais do que a reutilização de recipientes, é importante ressaltar que o plástico descartado da maneira errada cria um ciclo que afeta toda a população. E isso pode atrapalhar sistema de esgoto, poluir rios e mares e, afetar não só os animais como a muitas pessoas. Isso porque, o plástico atravessa gerações e demora até 400 anos para decompor.

Movimento Refil

O uso de refil ganhou o mercado e muitos consumidores que desejavam fazer um consumo consciente dos produtos que precisam diariamente. Além de gerar fidelização a uma determinada marca, esse movimento garante o uso de aproximadamente 80% de plástico em cada embalagem, além de diminuir os danos que a produção do material gera à atmosfera.

Além dessa prática, o movimento também lançou campanhas ensinando na própria embalagem que os consumidores pudessem transformar recipientes em vasos de flores, porta lápis ou até mesmo, brinquedo para as crianças. Dessa forma, fazendo com que o plástico mal descartado não pare de forma negativa e agressiva ao meio ambiente.

Os benefícios dessa prática

4 frascos plásticos brancos sobre um fundo amarelo.

Além de minimizar os danos causados no ecossistema, o uso de embalagens em refil traz diversos benefícios a quem faz e para quem compra. Isso porque, sua composição é feita por um tipo de material facilmente reciclável e de baixo custo. Abaixo, citamos alguns outros benefícios de aderir o movimento refil na sua casa!

– Baixo custo na produção e compra

O custo de produção de uma embalagem em refil chega a ser 20% mais barato para o fornecedor, que pode repassar este desconto ao consumidor, gerando uma redução de gastos.

– Otimização de estoque

Os produtos em refil ocupam menos espaço, podendo assim fazer com que o fornecedor produza mais unidades ocupando um menor volume – além de sempre poder atender quem compra e precisa.

– Fidelização do consumidor

Juntando a afinidade pela marca, o baixo custo e a necessidade de produtos como sabonetes, cremes, shampoos, sabão, entre outros, tendo a embalagem é mais fácil de o consumidor voltar a comprar o produto.

Reciclagem

Descartado da maneira correta, o plástico é processado para uma aceleração de decomposição, mas quando isso não é feito, ele sobrecarrega aterros e pode parar em via pública, causando alagamentos e outros impactos. A diminuição deste descarte, minimiza estes problemas.

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

Frutas: sua importância e seus benefícios

Onde descartar o refil usado?

Pessoa descartando numa lixeira sua garrafa de plástico.

Como citamos acima, é muito importante que tenhamos a consciência de saber para onde está indo nosso lixo. Diversos estados criaram em condomínios, empresas e bairros uma campanha para incentivar as pessoas a separarem o lixo orgânico do reciclável, para que o caminho do plástico não seja agressivo ao ambiente.

Se você ainda não pratica essa separação em sua casa, você pode procurar a Coleta Seletiva da sua cidade através de catadores ou de pontos de entrega voluntária. Para maiores informações, você pode acessar o site do Ministério do Meio Ambiente.

Resultados Positivos

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a prática de utilizar refil em suas embalagens diminui consideravelmente a degradação do ecossistema, pois, segundo pesquisa, este é o maior indicador da geração de resíduos. Mas sabemos que esta conscientização depende do papel de cada um.

Dados apontam que um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Isso gera cerca de 25 mil toneladas de embalagem diariamente, sendo que 80% delas foi descartada após um único uso. A utilização de refil visa ajudar o meio ambiente, assim diminuindo consideravelmente este número e os impactos causados por ele.

Pesquisa da Revista Exame mostra, que só o ramo de cosméticos produz cerca de 120 bilhões de embalagens anualmente e que a transformação deste material em refil diminuiria em cerca de 70% as emissões de carbono deste setor.

Na DNE Tem!

Trabalhamos com diversas marcas que aderiram a embalagem em refil em seus portfólios para incentivar cada consumidor a cuidar do meio ambiente. Abaixo citamos alguns produtos e esperamos que você participe do Movimento Refil, separe e recicle o seu lixo, endereçando melhor seus resíduos, cuidando mais de você!

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, ,