Obesidade Mórbida Infantil: o que é, causas e tratamento

Garoto em uma mesa comendo.
Dia 3 de junho é o Dia da Conscientização da Obesidade Infantil. Porém, você sabe do que se trata?

Segundo dados realizados pelo Ministério da Saúde em 2019, cerca de 12,9% das crianças brasileiras são obesas e com isso, possuem 75% de chances de se tornarem adultos obesos. Por isso, anualmente, é destinado o Dia da Obesidade Mórbida Infantil, um dia a fim de conscientizar a população mundial sobre esta doença que afeta milhares de crianças pelo mundo todo.

O que é a Obesidade Infantil?

A obesidade infantil é detectada quando há excesso de peso em crianças com até 12 anos. Em razão disso, torna-se necessária a conscientização. Por conta do excesso de peso em crianças, pode causar uma série de complicações crônicas, tais como diabetes, apneia, problemas cardíacos e problemas respiratórios.

Principais fatos que causam a Obesidade Infantil

Menino olhando com muita vontade para um hambúrguer de carne.

Há muitos fatores que podem levar uma criança à uma obesidade logo quando jovem, entre eles está o sedentarismo, estresse, tédio, problemas de sono e, um dos principais, a má alimentação. Devido ao crescimento do número de alimentos industrializados e sua fácil obtenção nos dias de hoje, a dieta da criança torna-se desequilibrada. Com isso, alimentos naturais como frutas, vegetais e legumes foram aos poucos substituídos por refrigerantes, doces e fast-foods.

Além de uma alimentação ruim, histórico familiar, falta do que fazer, preguiça em excesso e outras condições hormonais podem provocar essa condição aos pequenos.

Linha do Tempo do Coronavírus – A evolução do surto ao longo dos dias

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

Colágeno: benefícios, para que serve e qual o melhor?

Como prevenir?

Como são muitos os fatores que possam provocar a patologia nos jovens, também há muitas condições a favor que evitam o surgimento dela. Em casos de alimentação inadequada, recomenda-se que dê início à dietas restritivas, com uso de frutas e alimentos ricos em nutrientes para repor a refeição industrializada e toda a gordura proporcionada por ela. Para isso, consulte um nutricionista, pois é o profissional adequado para auxiliar, de forma fácil e prática, esta mudança em uma nova dieta.

Em relação à fatores como sedentarismo e tédio, sempre os motive a realizarem atividades físicas. Propondo para que saiam da exposição às telas de televisão, computadores e videogames. Procure exercícios relacionados à esportes que eles gostem, assim capazes de reduzir o peso aumentando seu gasto calórico podendo se divertir ao mesmo tempo.

Como é diagnosticado?

Responsável por afetar crianças até 12 anos, a Obesidade Infantil é determinada de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC). Essa é uma medida criada para estabelecer o peso ideal para cada tipo e tamanho de pessoa, independentemente de sua idade. Geralmente, para adultos, um IMC de 18,5 a 25 é normal, porém para as crianças, não existe um número padrão para defini-las. Com isso, torna-se necessário que os pais ou responsáveis pelos pequenos realizem um cálculo específico para definir o IMC exato, relacionando o peso e a altura dos jovens. A fórmula de IMC baseia-se na equação: peso em kg dividido pela altura em metros ao quadrado. Entretanto, para que seja realizado um procedimento correto e eficaz, procure orientação de um profissional de saúde especializado.

Agora, com as dicas e informações passadas sobre a doença, ressaltamos a importância de evitá-la a fim de impedir o surgimento de problemas mais graves às crianças. Realize as atividades e o procedimento mencionado logo cedo. Pois durante seu crescimento, a criança possa se acostumar, mantendo-se saudável e não precise realizar medidas de dieta rigorosas.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, ,