Afinal, por que nascemos canhotos?
Sem uma razão específica definida, o nascimento de pessoas canhotas podem variar de diferentes maneiras e com isso, foram criadas teorias para definir um padrão de ocorrência.

Até pouco tempo, pessoas que nascessem canhotas eram consideradas amaldiçoadas. Mas o avanço da ciência reverteu o conceito, mostrando que ser canhoto pode estar na genética da humanidade.
Segundo pesquisadores, atualmente 10% da população mundial é canhota. Ao passo que alguns estudos alegam que o cérebro de destros e canhotos não são totalmente iguais. Em outras palavras, o hemisfério direito, que controla o lado esquerdo do corpo (e é o mais ativo nos canhotos), também coordena algumas habilidades, como é caso da matemática e na seleção de experiência pela memória. Já o hemisfério esquerdo nos destros é responsável por atividades ligadas as emoções, fala e o reconhecimento de imagem e criatividade.
Decerto, esse é um assunto que causa muita dúvida, afinal, por que nascemos assim? Para explicar melhor, selecionamos algumas das teorias mais debatidas na atualidade.
Genética de um canhoto
Seja quem for o pai, há possibilidade de a hereditariedade influenciar no nascimento de uma pessoa canhota. Isso porque famílias de canhotos têm 75% de chance de gerarem outro. Um exemplo disso, parte da família real da Inglaterra, visto que a Rainha Elizabeth II e o príncipe Willian são canhotos.
Gravidez
Estudos relatam que a segurança e a saúde da gravidez tendem a contribuir com a formação cerebral, isto é, casos de traumas na gestação modificariam o desenvolvimento do sistema cognitivo. Para chegar à tal hipótese, pesquisadores canadenses avaliaram 834 mães que, quando estavam gestantes, enfrentaram a morte de um próximo ou perderam o emprego. Resultados que mostraram que tais situações impulsionaram à gestação de uma criança canhota.
Sistema hormonal
Com uma linha de raciocínio um pouco diferente da primeira, o neurologista americano Norman Geshwind alega que a probabilidade da produção de hormônio de testosterona na gestação tende a prejudicar a formação do hemisfério direito da criança, o que aumentaria a chance do feto nascer canhoto, visto que quanto mais velha a mulher, maior é a alteração dos hormônios.
Formação biológica
A teoria mais recente de todas foi divulgada em 2019 pela revista eLife. Segundo o estudo, o ato de um ser humano nascer canhoto não tem a ver com o cérebro, e sim com uma diferença genética que atinge parte da medula espinhal.
Para a pesquisa, supõe-se que a assimetria da coluna, que é responsável por emitir os impulsos elétricos para as mãos, braços e pés, define se a pessoa será destra ou não. Além disso, o estudo também evidencia que os fatores ambientais são capazes de interferir na ação dos genes, ou melhor, enquanto o bebê ainda se desenvolve.
Bom, se esse estudo irá prevalecer ninguém sabe, mas a pergunta que não é calar é: o fato de ser canhoto seria uma habilidade?
Compartilhe com a gente da Drogaria Nova Esperança!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Entenda o que é o reajuste anual de medicamentos

A Drogaria Nova Esperança agora está na zona sul

Dia da Confraternização Universal

A Drogaria Nova Esperança está no IFood

Drogaria Nova Esperança recebe certificação G.A.F.O

Chegou o Vita, a vitamina da Drogaria Nova Esperança
