Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos Leite: da primeira ordenha aos principais registros da humanidade
Leite: da primeira ordenha aos principais registros da humanidade
09 de julho de 2020

Leite: da primeira ordenha aos principais registros da humanidade

É muito difícil de imaginar o desenvolvimento humano, mais precisamente os primeiros anos de vida, sem a presença do leite. E isso não é por acaso já que a sua fórmula nasceu há milhões de anos, quando os primeiros animais pisaram na terra, dado que possuía um aspecto bem diferente do que consumimos atualmente.

Segundo a história, a primeira ordenha da bebida foi em 6 mil a.C. pelos povos que habitavam as regiões das atuais Inglaterra e Europa. Mas a pergunta que não quer calar é: como sabemos disso? Pinturas rupestres datando 5 mil a. C. encontradas na Líbia mostram a imagem de vacas ordenhadas e até a fabricação de queijos. E não para por aí, pois assim como outros alimentos, o leite também já foi símbolo de luxo, ao ser usado por civilizações como oferenda aos seus deuses. Em um panorama geral, pensadores como Aristóteles e Heródoto, descreveram a bebida em parte de suas obras.

Com isso, os costumes se mantiveram até os dias atuais, com o uso deste e outros tipos de leites.

Tipos de leite

Não há como negar que o avanço do homo sapiens propôs uma variedade de descobertas e ajustes que não deixaram de fora o leite.  Para isso, listamos os tipos que o mundo conhece até o momento.

Leite de cabra

Embora não seja tão popular no Brasil, o leite de cabra faz muito sucesso no exterior. Como o leite de vaca, a bebida engloba um índice considerável de gordura em sua composição, o que possibilita que suas propriedades contenham bastante minerais, cálcio, proteínas e vitaminas.

Comumente, ele é usado por pessoas com intolerância ao leite de vaca, posto que é bem mais fácil de ser digerido.

Ah, vale lembrar que, para quem nunca o provou, ele possui aspectos bem mais marcantes do que o tradicional leite de vaca.

Leite integral

Provavelmente você já deve ter ouvido esse nome, mas não sabe diferenciá-lo dos demais. Pois bem! Daremos uma forcinha nisso. Esse é o tipo de leite mais consumido no mundo, dado que o processo de pasteurização assegura a sua validade e segurança.

Ilustração representado a composição do leite de vaca integral.

Em geral, os leites desta categoria possuem um índice elevado de gorduras, que inclusive são naturais do próprio líquido, visto que é rico em vitaminas A, K e do complexo B, o que não deixa de fora a presença de cálcio e proteína.

Com isso, é importante lembrar o leite de vaca não pode ser dado as crianças menores de 1 ano.

Leite desnatado

O leite desnatado leva esse nome pelo fato dele passar por remoção total de gorduras, sendo uma versão menos calórica, o que propõe a manutenção do volume de cálcio e proteínas. No entanto, o seu sabor é um pouco diferente do tradicional, já que a presença da gordura é que dá o sabor.

Leite semidesnatado

Neste caso, o leite semidesnatado tem 50% de sua gordura total removida, o que resulta na baixa concentração da substância, mas não interfere na quantidade de proteínas e de cálcio, sendo esta uma opção muito aceita para quem deseja controlar o consumo de calorias.

Leite especial

Como o nome entrega, o leite especial possui características bem diferentes do comum, por possuir pouca lactose, ajudando às pessoas intolerantes. Além disso, ele é o rico em ferro, cálcio e outros nutrientes, levando o nome de “fortificado”.

Cabe ressaltar que tais formulações são desenvolvidas com base na necessidade de cada consumidor, o que reforça a recomendação de só utilizá-lo com orientação de um profissional da saúde.

Leites vegetais

Não menos importantes que os demais e um verdadeiro exemplo do avanço da indústria alimentícia, temos os leites vegetais. Esse nicho é bem mais conhecido no mercado vegetarianismo e veganismo, sendo uma alternativa cada vez mais comum.

Um copo de vidro com leite vegetal ao lado de um pote revestido de grão de soja.

Em suma, estes são desenvolvidos com o uso de cereais, leguminosas e oleaginosas, que contêm altas taxas de proteínas, vitaminas e minerais, como listado a seguir:

Leite de soja

O leite de soja é conhecido por conter ferro, cálcio, magnésio e cobre. Com isso, ele possui doze vezes mais proteínas que o leite de vaca, visto que também mantém os níveis de glicose ajustados.

Leite de amêndoas

Sendo o maior aliado dos que treinam, o leite de amêndoas é uma poderosa fonte de cálcio, o que, consequentemente, garante mais benefícios a musculatura e ossos. A presença da arginina, que é um aminoácido, dilata os vasos e promove uma boa circulação do sangue.

Leite de quinoa

Digno do reconhecimento da Academia de Ciências dos Estados Unidos e da Organização das Nações Unidas, o leite de quinoa é destaque por ser considerado um dos alimentos mais completos, pelo fato de conter um riquíssimo índice de proteínas.

Leite de arroz

Já o leite de arroz é um potente precursor de serotonina, já que possui triptofano, que dá mais energia e resistência ao sistema nervoso.

Benefícios do Leite

Como falamos até aqui, a bebida engloba benefícios que contribui para a qualidade de vida, ou seja, com a tão desejada longevidade, como destacamos na sequência:

– Leite de cabra:  com um alto valor biológico, o líquido oferece mais resistência aos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. Ainda, possui uma maior tolerabilidade e já foi considerado um dos 12 alimentos mais nutritivos do país. Sua aceitação também está ligada à absorção que é duas vezes mais rápida quando comparada ao leite de vaca.

– Leite de vaca: rico em fósforo, cálcio, potássio, vitaminas D, A, E e K, o líquido contribui para a construção e manutenção da massa óssea. O que fortalece os ossos, oferece mais qualidade de vida e evita doenças comuns, ao reforçar o papel do sistema imunológico contra invasões de agentes nocivos à saúde.

– Leites vegetais: detentor de fibras, ferro e absolutamente livre de lactose, a versão carrega bem menos calorias do que o convencional, fator que calibra colesterol. Isso porque ele mantém os mesmos nutrientes que o alimento de origem.

Dicas, tipos e como cuidar dos seus cabelos

As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

7 Atitudes saudáveis para passar a fazer durante a quarentena

Nutrientes do leite

Para mais dar mais detalhes sobre o que o leite possui, a seguir, detalhamos o que e como cada nutriente atua no organismo. Entenda:

Lista com os nutrientes presentes no leite.

Importância do leite na infância

O primeiro alimento que levam à nossa boca assim que nascemos é o leite materno, visto que ele é considerado o alimento fundamental pelo menos até os 6 primeiros meses de vida, contribuindo para o desenvolvimento e o trabalho do sistema imunológico.

A partir deste período, a bebida continua exercendo um papel importante para a formação infantil em diversos sentidos, como ossos, músculos, sistema nervoso e tanto outros membros. Desta forma, é mais que essencial manter o hábito de consumo por toda a vida.

Quantidade recomendada

De fato, por mais que seja nutritivo, tudo em excesso faz mal e com o derivado de vaca não é diferente. Para isso, os especialistas determinam a quantidade ideal para cada fase da vida, ou seja, desde a infância até a terceira idade.

– Infância

0 a 6 meses: 162 mL

0 a 12 meses: 211 mL

1 a 3 anos:  570 mL

4 a 8 anos: 815 ml

– Adolescência

13 a 18 anos: 1057 mL

– Adultos

Mulheres de 18 a 50 anos: 815 mL

Homens de 18 a 70 anos: 815 ml

– Idosos

Mulheres maiores de 50 anos: 975 mL

Homens maiores de 70 anos: 975 mL

Para completar a alimentação, também é recomendado comer outros tipos de alimentos que contenham cálcio, como queijos, iogurtes, grãos, cereais e legumes. Além de apetitosos, tais fontes também possuem uma variedade de nutrientes essenciais à saúde.

Como preparar o leite para consumo

Quanto ao preparo da bebida, é importante que ele esteja seguro e livre de micróbios. Para isso, deve-se aquecer o líquido até que comece a borbulhar. Assim, você poderá consumi-lo quente ou morno, ou seja, vai do gosto de cada pessoa.

Combinações com o leite

De alguma forma, boa parte das bebidas que tomamos no dia a dia possuem o composto em suas formulações, o que as deixam ainda mais saborosas tanto no frio quanto no calor.  Em razão disso, separamos algumas combinações perfeitas para qualquer hora do dia.

Leite com canela

Por possuir ação antimicrobiana, a junção ajusta a glicemia, bem como o índice de colesterol, facilitando o fluxo sanguíneo. Além disso, quando misturada ao leite, a canela dá um sabor especial à bebida, desde que não esteja muito quente.

Achocolatado

Para os amantes do chocolate, o leite é um ingrediente perfeito para preparar uma deliciosa bebida, principalmente nos dias frios de inverno ou até àquela visita inesperada.

Leite com café

A mistura do leite com café também é considerada uma ótima junção, sendo que 30mL de leite já é suficiente para fazer com que a cafeína não barre a absorção do cálcio presente no leite.

Vitaminas

Dois copos de vidro com canudo contendo leite acompanhado de morango.

A bebida também é uma verdadeira aliada para se fazer uma refrescante vitamina, posto que boa parte da maioria das frutas existentes na natureza combina com as suas propriedades, o que possibilita preparar várias combinações.

Agora, se você não curte nenhuma dessas combinações nem o próprio leite integral, temos um post completo sobre os chás e os seus benefícios.

Na Drogaria Nova Esperança tem

Viu só quantos formas de preparos que se pode fazer com o leite? Se gostou de alguma, saiba que o site da Drogaria Nova Esperança possui uma categoria completa de leites, para diversas idades e finalidades, como os para dietas/emagrecimento e os sem lactose.

Diante isso, vale lembrar que, antes de consumir qualquer um dos produtos acima, é necessário ter recomendações médicas. Agora, aproveite para comentar qual a sua bebida predileta!

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!