Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Candidíase vaginal: o que é e como tratar esse mal-estar?

Candidíase vaginal: o que é e como tratar esse mal-estar?

Uso de medicamentos e a falta de uma higiene adequada pode dar origem ao desconforto, que atinge centenas de mulheres no mundo todo

13 de abril de 2021
Última atualização: 16 de abril de 2021
Candidíase vaginal: o que é e como tratar esse mal-estar?
Tempo estimado de leitura: 9 Minutos

Candidíase vaginal é o nome da infecção gerada pelo fungo Candida albicans, que se hospeda sobre o sistema genital, causando sérios desconfortos como secreção, coceira e até inflamação.

O mal-estar é muito comum entre as mulheres, o que não impede de atingir os homens. Por isso, o assunto de hoje é os tratamentos e remédios para tratar a Candidíase, um mal-estar que precisa da sua atenção!

O que é candidíase vaginal?

De modo geral, o fungo Candida já existe em nossa mucosa, principalmente na microbiota intestinal junto com outras bactérias benéficas à saúde. No entanto, a forma em que tratamos essas mucosas tende a deixá-las irritadas. Ou seja, hábitos como a má alimentação, estresse e falta de limpeza são fatores que podem causar o mal-estar.

Causas

O cuidado com a saúde é indispensável para evitar inúmeras doenças, inclusive a desordem que dá origem à Candidíase. Portanto, para prevenir, é de suma importância ser adepto dos seguintes hábitos:

Alimentação de qualidade

A alimentação, por exemplo, quando é baseada na ingestão de açúcares, como a lactose, álcool e até o consumo de batata, como é o caso dos alimentos industrializados, tende a mexer com a saúde em vários sentidos. Dessa forma, recorrer às fontes de nutrientes é indispensável quando o assunto é prevenção!

Evitar o estresse

O estresse diário também é um fator que tende a desiquilibrar a microbiota do corpo, facilitando a instalação da Candidíase. Em razão disso, é preciso respirar e manter a calma, pois em algum momento a situação será resolvida.

Cuidar das partes íntimas

Mulher com toalhas enroladas no cabelo e corpo, lavanda as mãos

Da mesma forma, a limpeza das partes íntimas deve ser completa e eficaz, ao passo que deve-se evitar calcinhas úmidas e apertadas, assim como o uso de sabonetes com aromas que irritam a região.

Tipos de Candidíase

Para a surpresa de muitos, existe mais de um tipo de Candidíase e elas podem variar de uma pessoa para a outra. Entretanto, é válido destacar que as manifestações possuem sinais distintos e merecem muita atenção. A seguir, confira alguns deles:

Candidíase vaginal

Bastante comum aos 25 anos, a Candidíase vaginal tende a se manifestar em 75% das mulheres ao decorrer da vida. De modo geral, ela é frequente em pessoas em idade fértil, mas também surge durante a menopausa.

Candidíase oral

Mulher com mancha avermelhada sobre os lábios

Nesse sentido, a Candidíase oral se diferencia da anterior por indicar distúrbios sobre a flora da boca. Por isso, seu aparecimento é visível em pacientes com dentadura e diabetes.

Sintomas

Entre os seus principais sinais, estão lesões brancas, com textura cremosa, que se surgem pela boca, língua, céu da boca (palato) e na parte interna das bochechas.

Candidíase no pênis

Em suma, os motivos da Candidíase no pênis são quase os mesmos que os da Candidíase vaginal, porém, a falta de higiene no pênis e o uso errado de fraldas geriátricas e infantis dão origem à doença.

Sintomas

De modo geral, os sintomas mais frequentes são vermelhidão e dor na glande, ambas no pênis. Ardência e coceira após a relação sexual são comuns. Além do mais, placas brancas surgem na língua, como no caso de “sapinho”.

Candidíase de esôfago

Geralmente, a Candidíase de esôfago se dá em pessoas saudáveis. Entretanto, casos de HIV (imunodeficiência humana) costumam ser uma das principais causas.

Sintomas

Os pacientes se queixam de dor ao engolir, que é a odinofagia, dor no peito, como na parte inferior do esterno.

Candidíase na pele

Homem coçando braço esquerdo, que apresenta mancha vermelha

Conhecida como intertrigo, esse tipo de candidíase é uma inflamação gerada no ato em que a pele se encosta, como nas dobras da virilha, axila, embaixo das mamas e entre as regiões dos dedos.

Sintomas

Manchas vermelhas sobre a pele, que coçar e doer.

Regiões mais afetadas

De fato, várias partes do corpo são vítimas das doenças. Apesar disso, os locais mais comuns são genitálias, pele e boca.

Como saber se estou com candidíase?

Para saber se você está com Candidíase, é preciso observar sinais, como:

– Coceira frequente nas partes genitais;

– Vermelhidão , inchaço na parte genital;

– Dor ou queimação ao urinar;

– Mal-estar durante o contato íntimo.

Tratamento

O tratamento deve ser feito com a ajuda de um especialista, pois após uma avaliação determinará a melhor forma de combater o mal-estar. Para isso, recomenda-se administrar antifúngicos, como os óvulos vaginais e comprimidos.

Candidíase recorrente

A Candidíase recorrente é quando a doença é atrelada ao uso de antibióticos, ou até mesmo pela fraqueza do sistema imune. Por isso, a prevenção vem da alimentação sadia, consumo de probióticos e outros hábitos para uma melhor qualidade de vida.

Nesse caso, a terapia consiste no uso de antifúngico oral.

Candidíase na gravidez

Mulher grávida colocando as duas mãos sobre a barriga

Já na gestação a terapia para a Candidíase deve ser prescrita por um obstetra, que costuma indicar óvulos e/ou comprimidos vaginais. Afinal, vale lembrar que a anomalia é bastante frequente no período devido a fraqueza do sistema imune, que dá vida ao fungo.

Remédio para Candidíase vaginal

Atualmente, uma variedade de fármacos contribui para a melhora da doença, como é o caso dos antifúngicos,  que engloba óvulos e comprimidos. No entanto, a automedicação é um ato proibido. Sendo assim, caso tenha os sintomas, procure ajuda médica para entender a origem do fungo e a melhor forma de tratá-lo.

Pomada para candidíase

Além dos fármacos do tópico anterior, também existem pomadas que ajudam a tratar a doença, tais como Miconazol, Icaden e Crevagin. Cabe lembrar que, assim como os demais remédios, estes também precisam de prescrição médica.

Sabonete antifúngico para candidíase

 Sabonete Antifúngico para candidíase

Na Drogaria Nova Esperança, é possível encontrar o Gino-Canesten Calm Sabonete em Gel, um produto para limpar a região íntima, sem agredir, além de dar sensação de frescor e inibir odores e coceiras.

Candidíase tem cura?

De início, a doença tem cura, mas os testes costumam ser indicados nas terapias  de infecções persistentes não-albicans.

Candidíase nos homens

A princípio a Candidíase masculina surge sobre a cabeça do pênis por conta do aumento de fungos do gênero Candida, que gera sintomas como vermelhidão e dor na região.

Como na mulher, o fungo é natural da genitália e da pele, de modo que pode sofrer mudanças em casos de alteração do sistema imune.

Conclusão

Por fim, como vimos até aqui, a Candidíase se define como um mal que deve ser levado a sério, para a segurança do próprio paciente. Nesse sentido, visitar o médico é uma forma de evitar possíveis agravamentos, como ao fazer o check-up, por exemplo, a pessoa aumenta as chances de evitar futuras doenças e garantir mais bem-estar.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra
    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra