Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo

Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo

Avaliação desenvolvida para realizar um diagnóstico precoce, o método visa ajudar homens e mulheres de todas as idades a evitarem complicações corriqueiras com o passar dos anos

13 de janeiro de 2021
Última atualização: 3 de fevereiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Tempo estimado de leitura: 8 Minutos

É comum o fato de algumas pessoas só procurarem ajuda médica quando já estão em um estado preocupante. Porém, é importante rever este tipo de pensamento, com a realização do check up, um exame que visa prevenir e diagnosticar doenças tanto em homens quanto em mulheres.

Sua execução deve acontecer mediante a recomendação de um médico atuante em Clínica Geral. Neste caso, o especialista colherá materiais como o sangue do paciente, por exemplo, para ser avaliado em laboratório.

Para deixá-lo por dentro dos exames solicitados e como a maioria funciona, nós, da Drogaria Nova Esperança, destacamos o que é o check up e a importância de realizá-lo, além de algumas informações importantes que você precisa saber antes de buscar ajuda.

O que é um Check up?

A palavra check-up vem do inglês e significa checar, conferir e/ou verificar. No geral, equivale a uma avaliação  médica atrelada a exames que são exigidos conforme a idade, sexo e outras informações do paciente.

Com isso, sua realização busca diagnosticar possíveis doenças, bem como prevenir, principalmente quando a família do paciente tem histórico de enfermidades.

Quando devo fazer um Check up?

O fato é que nunca é cedo demais para conferir se está tudo bem com o nosso corpo, já que o objetivo da checagem é evitar a manifestações de anomalias, ou melhor, promover o diagnóstico precoce.

Em suma, a frequência pode ser determinada pelo clínico geral ou pelo especialista encarregado de acompanhar o paciente, uma vez que isso varia do quadro de saúde de cada pessoa. Portanto, os especialistas fazem as seguintes considerações quanto a frequência para ser fazer check up:

– Pacientes saudáveis: uma vez a cada 2 anos;

– Portadores de doenças crônicas, hipertensão, diabetes ou câncer: a cada 6 meses;

– Com risco de doenças (fumantes, sedentárias, colesterol alto): todos os anos.

Os 7 exames mais pedidos em um check up

Para entender se o organismo está funcionando adequadamente, existem alguns exames mais solicitados pelos especialistas, tais como:

1 – Exame de sangue

Mulher sentada em uma poltrona para doar sangue, segurando uma bola vermelha na mão esquerda

Para analisar os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos, por exemplo, comumente, é pedido o exame de sangue. Isso porque a partir dele é possível avaliar a taxa de açúcar e identificar um começo de diabetes.

Com esse tipo de exame os profissionais da saúde também conseguem verificar as funções hepáticas, ou melhor, a atividade do fígado. Além disso, a verificação também possibilita observar a quantidade de ácido úrico, sendo este o maior causador de doenças como gota e cálculos renais.

2 – Colonoscopia

O objetivo da colonoscopia é avaliar a camada interna do revestimento do intestino, visando a prevenção de uma possível manifestação cancerígena no colón ou até outros problemas ligados a região.

3 –  Exame de fezes e urina

Com o exame urina, é possível identificar o estado fisiológico do organismo, como no caso do surgimento e evolução de doenças, o que também permite estudar o estado de saúde dos rins.

Já a análise das fezes tem como papel de colher o material fecal do paciente, para descobrir a presença de parasitas, bactérias e outros desconfortos.

O que a cor da urina diz sobre a sua saúde?

Conheça os principais tipos de tosse e como tratar

Sistema Imunológico: o que é e como funciona

4 –  Eletrocardiograma

Fundo branco com um estetoscópio em volta de um pequeno coração fictício

Sendo bastante solicitado, em especial para pacientes com histórico familiar, o eletrocardiograma serve para apontar certos tipos de doenças que acometem a saúde do coração.

5 –  Mamografia

Destinada a mulheres, a mamografia tem o papel de diagnostica casos de câncer de mama, bem com de pequenas calcificações ligadas a tumores malignos. Geralmente, ela é solicitada às pacientes acima de 40 anos.

Em situações de histórico familiar, a mulher é enquadrada em quadro de risco. Por isso, a realização do exame deve começar a partir dos 35 anos.

6 –  Teste ergométrico

O Teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, atua estimulando o esforço físico sob a supervisão de um especialista, onde a pressão arterial é observada.

Portanto, as pessoas submetidas a este tipo de avaliação podem ser diagnosticadas com problemas nos batimentos cardíacos.

7 – Papanicolau

Utilizado para ajudar mulheres com infecções virais, bacterianas e por fungos, o papanicolau é considerado um exame preventivo. Em suma, ele analisa o surgimento de células pré-malignas no colo do útero.

Check up infantil

Médica examinando bebê no colo da mãe

Assim como os adultos, as crianças também precisam que o seu estado de saúde seja avaliado. Comumente, o processo deve acontecer ainda na maternidade, com a triagem neonatal biológica, também chamada de teste do pezinho. Desenvolvido para todos os recém-nascidos, ele é obrigatório e precisa ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, na tentativa de descobrir possíveis doenças, tais como:

– Doença falciforme e hemoglobinopatias;

– Hipotireoidismo congênito;

– Fenilcetonúria;

– Hiperplasia adrenal congênita;

– Deficiência de biotinidase.

Além do mais, cabe lembrar que não existem exames apenas para adolescentes, pois a partir de 1 ano de idade as crianças já devem fazer a primeira coleta de sangue. Então, a análise tem a missão de apurar a probabilidade de anemia e a reserva de ferro.

O que devo saber antes de fazer um Check up?

Antes de fazer o check up é importante estar ciente de que o profissional da saúde solicitará algumas informações para que possa dar andamento na solicitação da checagem.

Desta forma, é essencial ser uma pessoa disposta a seguir corretamente o passo a passo determinado, para que o resultado da verificação seja a mais honesta possível.

Ainda, vale ressaltar que é muito provável que a realização dos exames pode mudar de um paciente para o outro, principalmente por conta da sua condição de saúde, idade e sexo.

Bônus: Qual é a forma correta de escrever Check up?Caneta presta sobre uma folha de papel com pequeno quadrados para assinalar a resposta

Check-up escrito com hífen vem do inglês. Por isso, é essencial darmos preferência pela palavra aportuguesada, ou seja, checape.

Conclusão

Enfim, até aqui, notamos que prevenir é melhor que remediar. Em razão disso, não deixe para depois. Na primeira oportunidade, converse com um médico quanto a necessidade de fazer um check up, independente se você tenha ou não histórico familiar de doenças. Afinal, nossa saúde vale muito!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    vsantana

    Posts recentes

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
    01 de março de 2021

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais

    Leia na íntegra
    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento
    25 de fevereiro de 2021

    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento

    Leia na íntegra
    Sementes de hortaliças e dicas de como plantar
    25 de fevereiro de 2021

    Sementes de hortaliça e dicas de como plantar

    Leia na íntegra
    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde
    24 de fevereiro de 2021

    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde

    Leia na íntegra
    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças
    24 de fevereiro de 2021

    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra