Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Conheça os principais tipos de tosse e como tratar

Conheça os principais tipos de tosse e como tratar

Para aliviar aquele desconforto gerado, normalmente em casos de gripes e resfriados, saiba qual dos seus tipos distintos está lhe incomodando, assim facilitando seu tratamento.

27 de novembro de 2020
Última atualização: 3 de dezembro de 2020
Conheça os principais tipos de tosse e como tratar
Tempo estimado de leitura: 6 Minutos

A tosse é aquele famoso incômodo provocado pela expiração de ar pela boca de forma agressiva e involuntária, que muitas vezes é benéfica ao organismo, sendo responsável por impedir a entrada de agentes externos bacterianos até a via aérea. Porém, além de ser um gesto desagradável a quem sofre e às pessoas em volta, esta condição pode ser um sintoma de algo mais grave. E isso, geralmente, é detectado através de seus diferentes tipos e formas de ser apresentado.

Tipos de Tosse

Há diferentes tipos de tosse e cada um deles pode lhe afetar de forma mais incômoda que a outra. Contudo, a condição é conhecida por seus dois principais tipos, sendo responsáveis por ocorrerem com uma maior periodicidade, conhecidas como: tosse seca e tosse produtiva.

Tosse Seca

A tosse seca é uma das mais relatadas por pacientes do mundo todo. Este tipo é caracterizado por não ser produtiva, ao contrário do outro formato, e por isso causa um atrito na garganta, forçando o membro e pela falta de muco, secando-o. Dolorosa, a tosse seca pode ser um sintoma de diversas patologias, normalmente associada às infecções virais (gripes e resfriados). Além disso, a condição pode estar ligada ao consumo de fumo ou irritações presentes no ar, como poeira, gotejamento nasal e outras situações semelhantes.

Tosse Produtiva

Também chamada de tosse cheia, este tipo específico de mal-estar é indicado pelo surgimento e acúmulo de secreções nas vias respiratórias (muco/catarro). Facilmente detectada pelo som, a tosse produtiva pode ser uma evolução da tosse seca e geralmente, ela é detectada por sintomas como: dor e chiado no peito, febre e falta de ar. Este formato no qual a secreção é acumulada também possui causas variadas, podendo ser associada às gripes, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Outros tipos

Além dos dois tipos mencionados, a tosse tem outras formas de provocar desconfortos ao paciente, pois além de ser seca ou recheada de secreções, ela pode ser “chata” e aguda, ocorrendo de forma repentina (tosse aguda). Quando aparentando em um período maior que oito semanas, ela é chamada de tosse crônica e um dos fatores que levam ao surgimento deste tipo de tosse, é o tabagismo.

O que a tosse pode significar?

Assim como dito anteriormente, a enfermidade pode ser provocada por inúmeros fatores, mas o principal deles, é o fumo. O ato de fumar é responsável pelo aumento do volume de muco produzido pelos brônquios e com isso, fator principal no surgimento de irritação excessiva e a possibilidade da entrada de fatores infecciosos pelas vias respiratórias. Porém, além desse fator comum, a condição pode estar ligada a muitas outras causas. Por conta disso, recomenda-se que busque ajuda de um médico ou especialista para a realização de exames clínicos e o correto diagnóstico desta ocorrência.

Como aliviar?

Jarra de vidro cheia d'água enchendo um copo de vidro.

O consumo em excesso de água durante esta condição é o principal fator na melhora e alívio da tosse. Além da ingestão do líquido natural, usa-se o consumo de outros tipos de líquidos quentes, de preferência, como chás de camomila, erva doce e outros relacionados. Por fim, outras recomendações feitas para pacientes que tossem são a utilização de umidificadores e vaporizadores, além de manter posturas que facilitem a entrada de ar puro pelas vias.

O que é bom para tosse seca?

Assim como mencionado anteriormente, a melhora da tosse, principalmente deste tipo, é aliviada pelo consumo de bastante água, sendo o antitussígeno mais conhecido e recomendado por especialistas. Contudo, além disso, o cuidado com temperaturas baixas e bebidas frias é de suma importância para evitar a recorrência de tal sintoma incômodo.

O que fazer para parar de tossir?

Repetindo: a água é a melhor e mais saudável forma de combater a tosse, independente de seu tipo ou causa. Contudo, há outros tratamentos que podem levar a melhora da patologia. Geralmente, repouso, hidratação e inalação com o uso de inaladores, são capazes de promover certo restabelecimento. Já em casos mais graves ou recorrentes, são medicamentos voltados a essa cura, tais como xaropes e balas de goma específicas.

Xaropes

Caso não seja necessário o uso de medicamentos vendidos sob prescrição médica, é possível que um especialista lhe indique o consumo de xaropes que são responsáveis por proporcionar melhora de sinais incômodos e realizar o seu tratamento de forma segura e apropriada.

Alternativas para a tosse

Uma mulher segurando um prato pequeno e uma xícara de chá.

Um dos principais produtos utilizados de forma natural são os chás de gengibre e urtiga. Com suas propriedades medicinais específicas e com uso apropriado, tais substâncias auxiliam de forma instantânea no desaparecimento de sintomas incômodos. Por isso, para fazê-los de forma apropriada, saiba mais sobre o chá em nosso post.

A Drogaria Nova Esperança te ajuda

Com o devido diagnóstico e recomendações feitas por um médico, nós da Drogaria Nova Esperança podemos lhe ajudar da maneira que for. Seja no consumo de xaropes, medicamentos ou nutrientes naturais, aqui estaremos para lhe informar e cuidar de sua saúde!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra
    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra