Tudo o que você precisa saber sobre a Babosa
Você já deve conhecer a planta de vista, mas ainda não conhece todos os seus benefícios ao corpo humano. Hoje, falaremos mais sobre a babosa e sua poderosa eficiência.

Originária da África, existem aproximadamente 300 espécies de babosa, que pertencem a família das Liliáceas, sendo Aloe Vera a mais conhecida. Aqui no Brasil, a planta se adaptou por ser típica de clima quente com solo bem drenado.
Historiadores afirmam que era a babosa que a conhecida rainha do Egito, Cleópatra, utilizava em seus cabelos e pele, tornando-a famosa por sua beleza única e natural. Além dos antigos indígenas do México e da América do Norte utilizarem a planta para tratamento cutâneo, capilar e problemas estomacais.
A quem diga, que nas batalhas antigas, Alexandre, o Grande, tinha a babosa a disposição como medicamento para os ferimentos, sendo assim utilizada como artigo de primeiros socorros.
Mas afinal, o que é babosa?
A babosa é uma planta rica em nutrientes como lignina, em minerais como cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês e nas vitaminas A, como betacaroteno, nas vitaminas B6, B1, B2 e B3; além das vitaminas E, C e ácido fólico, sendo assim capaz de ser utilizada para diversas finalidades, inclusive medicinais.
Se tornou conhecida como babosa, mas seu nome científico é Aloe Vera, que apresenta inúmeros benefícios como o efeito calmante, anti-inflamatório, cicatrizante, anestésico, antitérmico, e de forma tópica para hidratar a barreira cutânea, o couro cabeludo e os fios do cabelo. Apesar de faltar algumas comprovações para os benefícios de ingerir o composto, estudos revelam que o suco da planta também trata de diversos problemas do sistema imune.
A hidratação com Babosa
É muito comum mulheres buscarem a Babosa para hidratar o cabelo e a pele. Isso porque, além de já ser comprovado os benefícios da planta para este fim, diversas marcas industrializaram produtos com este ingrediente, que pode ser fundamental para que o rosto e as madeixas fiquem mais hidratados e mais bonitos.
Por ser facilmente cultivada em casa, encontrar babosa não é difícil. Não há necessidade de cuidado especial em seu plantio, além da compra também ser fácil em alguns mercados. O uso na pele também conquistou a todos que buscam uma barreira cutânea limpa e livre do envelhecimento precoce.
No Cabelo
Utilizada para estimular o crescimento dos fios, hidratar profundamente o cabelo e evitar a queda e quebra, uma das formas em que a babosa é mais utilizada, é para o tratamento capilar. Existem várias receitas caseiras com formas e mais formas do uso da planta nos cabelos. Alguns especialistas ainda indicam o uso contínuo no tratamento da caspa, visto que elimina as células mortas do couro cabeludo. Lembrando que, a aplicação deve ser apropriada em cada tipo de cabelo.
Na pele
Considerada uma forma natural de remover a maquiagem, a babosa tem ação de limpeza da pele, inclusive das camadas mais profundas, aonde muitas vezes o sabonete facial comum não consegue higienizar. Além disso, a planta conta com propriedades que estimulam a produção do colágeno, nutriente fundamental para a firmeza e elasticidade cutânea. Por isso a Aloe Vera tem sido tão inserida em linhas de tratamento e cuidados com a pele. E da mesma maneira que se adapta aos cabelos, a planta deve ser utilizada devidamente em diferentes tipos de pele.
Como plantar Babosa?
Tenha a sua disposição um vaso grande, com furos de drenagem no fundo e escolha um broto da babosa-mãe para utilizar na plantação. Corte o broto com raiz e misture terra com arreia. Com auxílio de uma pá, preencha o vaso até a metade com a mistura e faça um buraco na terra para colocar o broto. Ao posicioná-lo, acrescente mais terra e adubo, regue, e deixe a nova plantinha em um ambiente com sombra.
Fácil, né? Existem diversas outras maneiras de plantar aloe vera, mas achamos essa a ideal para você conseguir ter todos os benefícios que ela traz, de forma ainda mais fácil e rápida.
Receitas Caseiras
Além de plantar a Babosa em casa, existem outras diversas utilidades do produto que podem ser preparadas em casa. Muitos médicos acreditam, por exemplo, que o suco da planta é capaz de proteger a imunidade de diversas doenças, assim como máscaras esfoliantes e hidratantes para o cabelo e para a pele.
Como é a Babosa?
A Aloe Vera, pertence ao filo Tracheophyta e a classe Liliopsida, e é uma espécie de planta suculenta. O seu caule pode ser curto ou longo, podendo medir de 0,6m até 2 metros de altura, multiplicando-se por brotamento. Grossas e carnosas, as folhas são verdes e apresentam borda de serrilhada, com pequenos dentes ou espinhos, pouco semelhante ao cacto. A parte de dentro tem aspecto gelatinoso, e é a substância utilizada para preparo de receitas caseiras diversas.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
