10 dicas de como dormir melhor
Saudade de ter aquela boa noite de sono e uma manhã produtiva e descansada? Saiba como obter tal hábito facilmente e de quebra, cuidando de sua saúde.

Com a correria do dia a dia, muitos fatores acabam impactando na qualidade do sono. Preocupação, alimentação e estresse, por exemplo, dificultam o adormecimento fazendo com o que descanso seja de péssima qualidade, impedindo a reposição da energia para o dia seguinte. Diante dessa dificuldade enfrentada por muitas pessoas, principalmente no século 21, onde boa parte da população mundial permanece horas frente as telas de smartphones e computadores, destacamos alguns cuidados que podem contribuir para uma noite de sono saudável e para que você possa dormir melhor. Confira!
A importância de uma boa noite de sono.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, o hábito de dormir pouco é extremamente maléfico à saúde e a qualidade de vida, uma vez que este tipo de privação tende a despertar desconfortos psíquicos, afetando a qualidade do pensamento, memória e até a tomada de decisões, o que, consequentemente, pode impactar na resistência do sistema imunológico diante da invasão de agentes nocivos ao organismo.
Por isso, é necessário ser adepto de noites bem dormidas, para repor a energia necessária para que o corpo retome as atividades no dia seguinte.
O que pode levar a uma noite ruim de sono?
São diversos os fatores, segundos os especialistas, que influenciam os casos de insônia, porém os mais conhecidos são o consumo de bebidas alcoólicas, à base de cafeína e outras substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central (SNC).
A luz azul dos visores dos celulares, por exemplo, também é uma verdadeira vilã do sono, uma vez que impede os olhos de relaxarem e adormecerem em seguida.
No entanto, há probabilidade de a falta de sono estar relacionada aos distúrbios psicológicos. Neste caso, é preciso recorrer a um profissional da saúde, para que ele possa diagnosticar a origem do mal-estar, tomando as medidas mais precisas.
8 dicas de como dormir melhor
Assim, pensando na qualidade de vida de todos, listamos algumas dicas para você evitar esse problema que atinge a noite de muitas pessoas, por meio dos seguintes atos:
1 – Bebidas estimulantes
Por conterem cafeína e substâncias que deixam o corpo ativo, não é recomendado consumir estimulantes como café, chás (branco, preto) e refrigerante antes de dormir, principalmente minutos antes do descanso.
2 – Aparelhos eletrônicos
Cama é lugar para descansar. Em razão disso, é proibido levar celular, notebook e tablet para ela, visto que o brilho dos aparelhos é nocivo o suficiente para afastar o sono. Uma outra dica é afastar os relógios das proximidades do quarto.
3 – Evite assistir TV
Como destacado anteriormente, o quarto é um ambiente de descanso, onde os aparelhos eletrônicos devem ficar distantes, em especial as TVs, pois elas costumam retardar a chegada do sono.
4 – Pratique atividade física pela manhã ou à tarde
De fato, a atividade física é um hábito benéfico à saúde, porém, quando praticada à noite, horas antes de dormir, é possível que impeça a chegada do sono, principalmente se ela for baseada em movimentos agitados. Desta forma, procure se exercitar até seis horas antes de deitar.
5 – Alimentação
As refeições também devem acontecer pelo menos duas horas antes de adormecer. O aconselhável é optar por pratos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras.
Desconforto e coceira: 10 dicas de como evitar a caspa
Mertiolate: a planta medicinal que ganhou o mundo!
Gengibre e seus benefícios: saiba tudo sobre essa especiaria
6 – Hora do sono
É importante adotar um horário para deitar e se levantar, independente se for fim de semana. O costume estabelece um padrão que regula a quantidade de horas dormidas, evitando excessos e reduções.
7 – Bebidas alcoólicas
Mesmo que a atividade do álcool seja sedativa, é possível que horas após sua ingestão ela cause agitação. Diante disso, aconselha-se tomar a bebida pelo menos seis horas antes de dormir.
8 – Substitua telas por livros e músicas
A luz azulada dos aparelhos eletrônicos atrapalha drasticamente o sono. Por isso, ao invés de checar e-mails e mensagens, leia um livro, escute uma boa música. Neste caso, faça uma seleção de trilhas suaves, como as instrumentais, uma vez que relaxam a mente induzindo ao adormecimento.
9 – Banho quente
Por relaxar os músculos e todo o corpo, os banhos quentes são considerados meios de induzir ao sono. Em especial quando utiliza-se cremes e óleos sobre a pele, onde o cérebro assimila o ato como um momento para relaxar.
10 – Colchão
Não menos importante que os demais, o colchão utilizado para dormir também deve ser de qualidade, de preferência aqueles que contenham uma certa quantidade de espuma para garantir mais conforto.
Vale lembrar que a escolha varia de acordo com as necessidades das pessoas, já que existem vários tipos de colchões, inclusive os especiais para os pacientes com problemas ligados a coluna.
Por fim, nota-se que a baixa qualidade de sono muitas vezes está atrelada a hábitos ruins, mas que podem ser evitados com facilidade. Em razão disso, fuja dos aparelhos eletrônicos, monte um cantinho aconchegante para que sua noite de sono seja leve como as nuvens!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
