Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde 10 dicas de como dormir melhor

10 dicas de como dormir melhor

Saudades de ter aquela boa noite de sono e uma manhã produtiva e descansada? Saiba como obter tal hábito facilmente e de quebra, cuidando de sua saúde.

24 de novembro de 2020
Última atualização: 23 de novembro de 2020
10 dicas de como dormir melhor
Tempo estimado de leitura: 6 Minutos

Com a correria do dia a dia, muitos fatores acabam impactando na qualidade do sono. Preocupação, alimentação e estresse, por exemplo, dificultam o adormecimento fazendo com o que descanso seja de péssima qualidade, impedindo a reposição da energia para o dia seguinte. Diante dessa dificuldade enfrentada por muitas pessoas, principalmente no século 21, onde boa parte da população mundial permanece horas frente as telas de smartphones e computadores, destacamos alguns cuidados que podem contribuir para uma noite de sono saudável e para que você possa dormir melhor. Confira!

A importância de uma boa noite de sono.

Segundo  a Associação Brasileira do Sono, o hábito de dormir pouco é extremamente maléfico à saúde e a qualidade de vida, uma vez que este tipo de privação tende a despertar desconfortos psíquicos, afetando a qualidade do pensamento, memória e até a tomada de decisões, o que, consequentemente, pode impactar na resistência do sistema imunológico diante da invasão de agentes nocivos ao organismo.

Por isso, é necessário ser adepto de noites bem dormidas, para repor a energia necessária para que o corpo retome as atividades no dia seguinte.

O que pode levar a uma noite ruim de sono?

São diversos os fatores, segundos os especialistas, que influenciam os casos de insônia, porém os mais conhecidos são o consumo de bebidas alcoólicas, à base de cafeína e outras substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central (SNC).

A luz azul dos visores dos celulares, por exemplo, também é uma verdadeira vilã do sono, uma vez que impede os olhos de relaxarem e adormecerem em seguida.

No entanto, há probabilidade de a falta de sono estar relacionada aos distúrbios psicológicos. Neste caso, é preciso recorrer a um profissional da saúde, para que ele possa diagnosticar a origem do mal-estar, tomando as medidas mais precisas.

8 dicas de como dormir melhor

Assim, pensando na qualidade de vida de todos, listamos algumas dicas para você evitar esse problema que atinge a noite de muitas pessoas, por meio dos seguintes atos:

1 – Bebidas estimulantes

Homem com camisa cinza segurando um recipiente de ferro e um travesseiro, aparentando sono.

Por conterem cafeína e substâncias que deixam o corpo ativo, não é recomendado consumir estimulantes como café, chás (branco, preto) e refrigerante antes de dormir, principalmente minutos antes do descanso.

2 – Aparelhos eletrônicos

Cama é lugar para descansar. Em razão disso, é proibido levar celular, notebook e tablet para ela, visto que o brilho dos aparelhos é nocivo o suficiente para afastar o sono. Uma outra dica é afastar os relógios das proximidades do quarto.

3 – Evite assistir TV

Como destacado anteriormente, o quarto é um ambiente de descanso, onde os aparelhos eletrônicos devem ficar distantes, em especial as TVs, pois elas costumam retardar a chegada do sono.

4 – Pratique atividade física pela manhã ou à tarde

De fato, a atividade física é um hábito benéfico à saúde, porém, quando praticada à noite, horas antes de dormir, é possível que impeça a chegada do sono, principalmente se ela for baseada em movimentos agitados.  Desta forma, procure se exercitar até seis horas antes de deitar.

5 – Alimentação

Mulher segurando face e garfo comendo sua comida disposta em um prato branco.

As refeições também devem acontecer pelo menos duas horas antes de adormecer. O aconselhável é optar por pratos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras.

Desconforto e coceira: 10 dicas de como evitar a caspa

Mertiolate: a planta medicinal que ganhou o mundo!

Gengibre e seus benefícios: saiba tudo sobre essa especiaria

6 – Hora do sono

É importante adotar um horário para deitar e se levantar, independente se for fim de semana. O costume estabelece um padrão que regula a quantidade de horas dormidas, evitando excessos e reduções.

7 – Bebidas alcoólicas

Mesmo que a atividade do álcool seja sedativa, é possível que horas após sua ingestão ela cause agitação. Diante disso, aconselha-se tomar a bebida pelo menos seis horas antes de dormir.

8 – Substitua telas por livros e músicas

A luz azulada dos aparelhos eletrônicos atrapalha drasticamente o sono. Por isso, ao invés de checar e-mails e mensagens, leia um livro, escute uma boa música.  Neste caso, faça uma seleção de trilhas suaves, como as instrumentais, uma vez que relaxam a mente induzindo ao adormecimento.

9 – Banho quente

Mulher segurando um equipamento soltando água em seu corpo.

Por relaxar os músculos e todo o corpo, os banhos quentes são considerados meios de induzir ao sono. Em especial quando utiliza-se cremes e óleos sobre a pele, onde o cérebro assimila o ato como um momento para relaxar.

10 – Colchão

Não menos importante que os demais, o colchão utilizado para dormir também deve ser de qualidade, de preferência aqueles que contenham uma certa quantidade de espuma para garantir mais conforto.

Vale lembrar que a escolha varia de acordo com as necessidades das pessoas, já que existem vários tipos de colchões, inclusive os especiais para os pacientes com problemas ligados a coluna.

Por fim, nota-se que a baixa qualidade de sono muitas vezes está atrelada a hábitos ruins, mas que podem ser evitados com facilidade. Em razão disso, fuja dos aparelhos eletrônicos, monte um cantinho aconchegante para que sua noite de sono seja leve como as nuvens!

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    lalves

    Posts recentes

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
    01 de março de 2021

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais

    Leia na íntegra
    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento
    25 de fevereiro de 2021

    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento

    Leia na íntegra
    Sementes de hortaliças e dicas de como plantar
    25 de fevereiro de 2021

    Sementes de hortaliça e dicas de como plantar

    Leia na íntegra
    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde
    24 de fevereiro de 2021

    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde

    Leia na íntegra
    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças
    24 de fevereiro de 2021

    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra