Como tirar o chulé do pé? Veja dicas simples
Causa incômodo a si e para os outros, e pode alertar problemas de saúde. Saiba tudo sobre como evitar maus odores nos sapatos.
Falar sobre chulé ainda é um tabu, mas é necessário conversar sobre o assunto, entender as causas e principalmente aprender como tirar o chulé do pé. Isso porque, além de causar desconfortos para quem tem, as pessoas em volta podem se sentir incomodadas, pois o mau cheiro dos sapatos e pés normalmente são os principais indícios.
Muito se pesquisa sobre a forma de eliminar este odor indesejado, mas antes precisamos entender o que é o chulé, o que causa e aí sim como pequenos passos podem ajudar a inibir os sintomas e retomar a confiança e o conforto ao tirar os sapatos.
O que é o chulé?
O nome chulé é originário dos termos da língua cigana, e se tornou a forma popular da doença chamada podobromidrose, que é uma doença caracterizada pelo excesso de suor na planta dos pés, que pode ter diversas causas, inclusive a falta de higiene pessoal.
Não há uma idade certa para o aparecimento do chulé, mas a patologia causa diversos incômodos, incluindo baixa estima.
O que causa?
Ter chulé é independe da idade ou do sexo, mas infelizmente, por conta da grande alteração hormonal da adolescência, o período pode causar maiores sofrimentos com os sintomas. Isso porque, os hormônios aumentam a transpiração nos pés.
Além disso, o chulé pode ser causado por doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade, justamente por pacientes diagnosticados com tais patologias apresentarem alterações hormonais que prejudicam a saúde das glândulas sebáceas do corpo.
Alguns especialistas ligam o excesso de suor ao excessivo consumo de carnes vermelhas, que apresentam alta quantidade de toxinas a serem depois, excretadas pelo corpo. Já o mau cheiro, é decorrente da ação de bactérias que se alimentam do suor da pele. Especialistas explicam que os microrganismos decompõem o suor, e este processo de fermentação libera gases que cheiram mau.
Como tirar o chulé do pé?
Existem diversas formas de eliminar o excessivo suor do corpo, e a principal delas é fazer a higienização correta dos pés. Para isso, é recomendado utilizar um sabonete de preferência durante o banho, e esfregar bem a região, com movimentos precisos, entre os dedos, no peito e na planta do pé. Após este processo, é necessário o enxague completo, e secar o pé de forma completa, removendo toda a umidade possível.
Além disso, existem outras formas de controlar os sintomas, como:
– Evitar usar tênis sem meia
– Expor os sapatos ao sol com frequência
– Alternar o uso de calçados
– Utilizar meias fabricadas em algodão
– Lavar os pés de manhã e a noite
– Utilizar cremes específicos para os pés
– Esfoliar os pés semanalmente
– Trocar palmilhas muito velhas
Algumas pessoas optam por outras opções para este tratamento, como:
Uso de antissépticos
Este tipo de produto tem por objetivo inibir a incidência de bactérias, agindo como compressores dos poros para evitar a secreção do suor.
Medicamentos contra o chulé
Em casos mais extremos da doença, os médicos podem prescrever medicamentos específicos para o tratamento da sudorese excessiva. Para isso, é necessário buscar um profissional e pedir maiores orientações.
Receitas caseiras para tratar o chulé
Ao buscar informações de como tirar o chulé do pé, é possível encontrar algumas receitinhas caseiras que podem ajudar a evitar o incômodo. Antes de seguir qualquer uma dessas dicas, certifique-se que os ingredientes utilizados não causam alergias na sua pele.
Banho de bicarbonato de sódio e limão
Para fazer este banho nos pés, basta colocar ¼ de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescentar 8 copos de água morna. Após este processo, finalize adicionando o suco de um limão e mergulhe os pés por cerca de 20 minutos.
Banho de chá
Em uma bacia, despeje um litro de água morna e dois sachês de chá preto. Deixe agir por cerca de 10 minutos, depois, seque os pés. Este tipo de chá tem propriedades capazes de interferir na transpiração, graças a presença de ácido tânico.
Banho de vinagre
O vinagre apresenta alta ação adstringente, e por isso pode ser eficaz no tratamento contra o chulé. Em uma bacia, misture ½ xícara de vinagre em dois litros de água morna, e deixe os pés imersos por 30 minutos.
Todas essas receitinhas podem ser repetidas semanalmente para um melhor cuidado com os sintomas.
Encontre produtos para acabar com o chulé
A fim de ajudar você a acabar com todos os sintomas do chulé, separamos alguns produtinhos que podem ajudar no cuidado com a saúde dos pés, mantendo-os limpos, hidratados e cheirosos.
O uso de talcos diariamente ajuda a evitar o mau odor, pois retem a umidade do pé.
Utilize hidratantes específicos para o pé, pois eles são desenvolvidos com uma tecnologia capaz de renovar a pele da região e evitar a proliferação de bactérias.
Conclusão
Não é tão difícil tirar o chulé do pé. Para ajudar, basta cuidar dele diariamente, lavando e hidratando com os produtos corretos. Além disso, trouxemos algumas dicas que podem ser feitas semanalmente para potencializar os resultados. Caso os sintomas persistam, consulte seu médico para um melhor diagnóstico e tratamento.